segunda-feira, 27 de março de 2017

Palestra do dia 27/03/2017 - Honra a teu pai e a tua mãe

Com o tema 'Honra a teu pai e a tua mãe', inserido no capítulo XIV de O Evangelho Segundo o Espiritismo, recebemos nosso companheiro Eudes, fechando o mês de março com as reflexões nesta noite.

No blog Grupo Allan Kardec, achei considerações pertinente sobre o tema, assim, já adiantamos nossas reflexões para mais tarde...

JESUS RECOMENDOU: "HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE"

Era uma vez um velho quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava a sopa na toalha e, quando afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos. O filho e a nora dele, ficavam com nojo e irritados. Então, resolveram sentar o velho num canto perto do fogão e o serviam pouca comida numa gamela de madeira. O velho olhava para a mesa, com os olhos cheios de lágrimas.

Um dia, quando estavam todos reunidos, o neto do velho, brincava com alguns pedaços de madeira. E o pai perguntou: 

- O que é que você está fazendo?

O menino respondeu:

- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.

Marido e mulher se olharam assustados por algum tempo . . . E caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa e desde então passaram a comer todos juntos, sem xingar o velho quando este derramava alguma coisa. Tomemos cuidado com os exemplos que damos aos nossos filhos. 

Nós renascemos não onde merecemos, mas onde temos necessidade para evoluir. E com efeito, nós somos as conseqüências inevitáveis daquelas atitudes que mantivemos anteriormente. Muitas vezes, retornamos na condição de filho de alguém que foi nosso desafeto; voltamos à Terra entre pessoas que nós magoamos. Muitas vezes, mãe e filho, por exemplo, foram inimigos no passado e hoje, em nova encarnação, encontram dificuldades de relacionamento. Mas Deus os colocam juntos para que façam as pazes. Por isso, vemos mães com maior afinidade com um filho do que com outro e/ou filhos com maior afinidade com a mãe do amigo do que a própria mãe. (Trecho de uma palestra de Divaldo Franco)

Esta é uma das vertentes que esta palestra pode abordar... Pensemos e compareçamos hoje, na sede do LEAE para a palestra 'Honra a teu pai e a tua mãe'.