segunda-feira, 6 de março de 2017

Chico Xavier em destaque na MSN Notícias

Site do MSN Notícias põe em destaque uma matéria sobre o médium Francisco Cândido Xavier com a chamada "Como Chico Xavier fez do Brasil o maior país espírita do mundo".

Veja a matéria aqui.

O post, assinado por Thiago Jokura, foi colocado em destaque no famoso portal da Microsoft ontem e é um trecho do livro Chico Xavier, a obra, as polêmicas, editado pela revista Superinteressante, da Editora Abril, que também reproduziu a mesma matéria em seu website, na categoria de fatos históricos (clique aqui para ver).

No texto, um mínimo resumo da obra do querido médium, em especial o seu legado para a doutrina, justificando a multiplicação de espíritas declarados e simpatizantes do Espiritismo no Brasil a partir do trabalho, como psicógrafo e como filantropo, de Chico Xavier.

Lembra ainda dos dois concursos populares que o psicógrafo mineiro ganhou para representar a personalidade de maior importância para a História brasileira (um da revista Época e outro promovido pelo canal de televisão SBT).

Conta além da relevância da bibliografia espírita que Chico teve, com seus quase 500 títulos publicados em vida. No caso, vale salientar que o valor da quantidade de livros publicados é um mero detalhe em comparação com a qualidade da obra.

A matéria vai também destacar a semente mediúnica plantada pelo sucesso de Chico Xavier, pondo em vitrine nomes como Divaldo Franco, Zíbia Gasparetto e o curandeiro João de Deus de Abadiânia.

A livre publicidade do Espiritismo

A ênfase maior que damos ao notificar essa matéria não é nem mesmo o seu teor, mas sim a publicidade em si que elas acabam fazendo, tanto à biografia de Chico Xavier — que é pessoalmente, e inegavelmente, uma porta de entrada para as pessoas conhecerem a Doutrina Espírita — quanto ao Espiritismo, partindo de fora do Movimento Espírita. Ou seja, não é um anúncio pago, mas uma reportagem postada livremente por dois veículos de comunicação: o portal da MSN e da revista Superinteressante — veículos esses absoluta e notadamente laicos, a comprovar que, apesar de já passados quinze anos, a figura de Chico Xavier continua exercendo preponderante papel de divulgação das ideias kardecistas, tornando cada vez mais viva a certeza de que o Brasil e o mundo têm ainda muito o que colher da biografia desta grande espírita e ativista humanitário.

Salve, salve, Chico Xavier!
Salve, salve, a Doutrina Espírita!

Texto publicado no site Luz Espírita