terça-feira, 28 de março de 2017

Ensinamento de Chico Xavier

Mesmo após seu desencarne, as mensagens e os pensamentos do mineiro Chico Xavier, que completaria 105 anos no dia 2 de abril, ainda inspira e consola muitas pessoas, até mesmo aqueles que não tem conhecimento da doutrina espírita.

Com uma vida inteira dedicada ao amor e à caridade, as palavras do médium levam consolo e encorajam todos. Em homenagem a esse espírito de luz, citaremos alguns de seus ensinamentos sobre diversos temas:

A importância da caridade
“A caridade é um exercício espiritual…Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma.”

Como viver em Paz
“É preciso ser correto em ações, palavras e pensamentos. Viver em paz é uma atitude. Se pudermos dividir um pouco do pouco que temos, vamos diminuir a vocação para o assalto, o latrocínio…Com condescendência, diminuiremos a percentagem da violência, que está lavrando no mundo pela dureza dos nossos corações.”

A doação do Amor
“O amor não prende, liberta! Ame porque isso faz bem à você, não por esperar algo em troca. Criar expectativas demais pode gerar decepções. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas.”

Importância do Perdão
“Perdoa agora, hoje e amanhã, incondicionalmente. Recorda que todas as criaturas trazem consigo as imperfeições e fraquezas que lhe são peculiares, tanto quanto, ainda desajustados, trazemos também as nossas.”

A morte não é o final
“A morte faz parte do processo natural da nossa vida. Devemos lembrar sempre que estamos aqui apenas de passagem. Portanto, a morte não representa o final e sim um novo começo. Somos apenas matéria, o espírito nunca morre.”

Ter sempre Fé
“Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.”

Texto publicado no site da TV Mundo Maior, fonte: A biografia Chico Xavier – O Filme; Programa Pinga – Fogo da TV Tupi com Chico Xavier