segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Espiritismo ou Kardecismo?

Espiritismo kardecista é a mesma coisa que espiritismo? Quem responde à essa questão é Jáder Sampaio, Membro da Associação Espírita Célia Xavier e da Liga de Pesquisadores do Espiritismo(LIHPE),  Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos organizadores do Blog Espiritismo Comentado.

"A palavra espiritismo foi criada em língua francesa por Allan Kardec que desejava distinguir a doutrina que ele publicava a partir de “O Livro dos Espíritos”, do spiritualism (espiritualismo ou espiritualismo moderno), que é um movimento mediúnico norte-americano que foi difundido na Europa.

No Brasil, contudo, o senso comum aproximou o espiritismo dos cultos afro-católicos, ambos recebidos com restrições por um país oficialmente católico. É uma aproximação estranha, porque o espiritismo foi desenvolvido filosoficamente e os cultos afro são tradições trazidas pelos povos africanos, essencialmente orais.

Para que não houvesse confusão entre as práticas, algumas pessoas começaram a se referir ao espiritismo como “centros de mesa”, “centros de linha branca” ou “kardecismo”, mas essas designações não são aceitas pela maioria dos espíritas brasileiros, que preferem que se distinga o espiritismo, de umbanda, do candomblé e de outros cultos de matriz africana."

Blog Espiritismo Comentado