quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nota do Brasil Sem Aborto sobre o PLS 236 – Reforma do Código Penal

NOTA PÚBLICA

O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto) vem a público parabenizar o Senador Pedro Taques (PDT/MT) que foi Relator do PLS 236/2012 (Novo Código Penal) aprovado hoje, 17 de dezembro de 2013, na Comissão Especial da Comissão de Justiça e Cidadania do Senado Federal, tendo como voto contrário à retirada do inciso IV do art. 128 (aborto até 12ª semana de gestação) do Senador Aluizio Nunes(PSDB/SP).
Ressaltamos que todas as emendas elaboradas e sugeridas pela Executiva Nacional do Movimento Nacional Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto) e apresentadas pelos Senador Magno Malta (PR/ES), foram acatadas pelo nobre Relator desta matéria e aprovada no que diz respeito ao aborto no Capítulo dos “Crimes contra a Vida”.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mudanças Internas

Todos carregamos, em nós, um lado bom e um lado mal.
 
Isto ocorre para que saibamos diferenciar, através das experiências, o que nos traz felicidade ou dor.
 
Muitas vezes, durante estas experiências, nos iludimos com "facilidades" e escolhemos caminhos que nos levam ao sofrimento.
 
Quando encontramos formas "verdadeiras" de sermos felizes, sentimos algo tão forte, que nenhum "bem material" pode substituir... nossos corações vibram em uma sintonia de paz e amor tão intensas que ficamos leves.


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Globo Repórter investiga fenômenos inexplicáveis

 
Vozes do além. Cirurgias espirituais. Viagens para fora do próprio corpo. Objetos que mudam de lugar. Passos na sala vazia. Hoje, dia 29, no Globo Repórter.
 
Vozes do além. Cirurgias espirituais. Viagens para fora do próprio corpo. O Globo Repórter investiga fenômenos inexplicáveis.
 
O que mudou na vida do engenheiro que acredita ter encontrado a mulher já falecida?


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Inscrições abertas para o próximo Encontro Fraterno

 
Já estão abertas as inscrições para o Encontro Fraterno com Divaldo Franco edição 2014, que acontece de 14 a 17 de agosto do próximo ano, na Bahia.
 
As inscrições feitas até 10 de dezembro podem ser parceladas até 10 vezes por meio do site da Mansão do Caminho.
 
O tema do encontro do próximo ano ainda não foi divulgado pelos organizadores. Porém, nesta última edição que aconteceu no mês de outubro, o tema foi Vida em Plenitude.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Paciência

 
Você se julga uma pessoa paciente?
Não tenha pressa de responder, mas ouça atentamente a historieta que vamos contar.
Um homem estava passando por uma séria dificuldade financeira.
Já há algum tempo andava desempregado e, devido a sua idade, estava sendo muito difícil arranjar um emprego.

Empadão Beneficente!

Imagem Ilustrativa
O Lar Espírita Aprendizes do Evangelho (LEAE) vai promover dia 14 de dezembro a venda de empadões de frango.
 
A embalagem é de 1 kg e tem o custo de R$ 20.
 
Caso queiram contribuir é só nos avisar até o dia 09/12 pelo e-mail:

aprendizesdoevangelho@gmail.com
 

Espiritismo renovado: a vez de Kardec no cinema

Depois de explorar a vida e a obra de Chico Xavier em filmes, produtores brasileiros voltam-se para o professor francês, considerado o pioneiro da doutrina
 
RIO - A onda de filmes espíritas, que alavancou a bilheteria do cinema nacional no final da década passada, aparentemente terminou em 2011, com o lançamento de “As mães de Chico Xavier”. Os créditos finais do filme de Glauber Filho e Halder Gomes (autor do fenômeno cômico “Cine Holliúdy”, em cartaz no Rio) avisavam que a produção “encerrava as comemorações do centenário” do médium mineiro, nascido em 1910, e que havia alimentado sucessos como “Chico Xavier” (2010), de Daniel Filho, visto por cerca de 3,4 milhões de pessoas. Mas uma nova fornada de produções com essa temática começa a se desenhar no horizonte, desta vez tendo Allan Kardec (1804-1869) e sua obra como fonte de inspiração.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Emoções sob controle

As emoções não são as responsáveis absolutas pelas desditas muitas vezes experimentadas pelo espírito. As explosões, as palavras duras ditas em momento ruim, as atitudes inapropriadas estão presentes na vida da maioria das pessoas.
 
Ensina-nos a doutrina espírita que existem temperamentos mais propensos a esse ou àquele comportamento, mas não está aí a explicação nem a justificativa para as atitudes negativas, nem mesmo para as reações intempestivas a que muitos se entregam, tendo em vista que as emoções estão às ordens daquele que as possui, no caso o Espírito humano, de quem tudo emana.

Este mês temos Bazar!

Imagem meramente ilustrativa
O Centro de Estudo Espírita Fonte de Paz (CEEFP) vai realizar no próximo domingo, dia 24, das 14 horas às 18 horas o BAZAR DE CAMA, MESA, BANHO, COPA E COZINHA.
Todos os produtos são produzidos nas atividades internas da Escola de Certe, Costura e Bordados mantidas pela própria Casa Espírita.
 
As vendas serão revertidas para a manutenção das atividades do Lar e também ajudarão nas obras da Casa.
 
O evento será na própria sede do CEEFP na Av. Djalma Ferreira de Souza, s/nº Setor Oeste - Bairro Morada do Ouro, ao lado da FEEMT.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A beleza de cada um

No momento em que a mídia enfatiza a beleza como questão de êxito para o sucesso e condição para se enriquecer de forma muito rápida; no momento em que se observa que muitos dos nossos jovens estão mais preocupados em mostrar e explorar o corpo, do que em conquistar valores reais; cabe-nos proceder a uma pequena pausa para meditação a respeito dos caminhos que temos buscado trilhar e daqueles que estamos apontando para os nossos filhos.
 
Conta-se que um homem acabrunhado entrou em um templo para fazer as suas orações. Em determinado momento, confidenciou a Deus:
 
Senhor, eu estou aqui porque em templos não há espelhos, pois nunca me senti satisfeito com minha aparência.
 
Então, na intimidade da consciência, ele começou a ouvir uma voz que lhe dizia, com entonação paternal:
 
Meu filho, nenhuma das minhas obras surgiu ou ficou sem beleza, pois, lembre-se, que tudo criei com amor.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O ensino espírita

 
Uma nova filosofia requer uma nova pedagogia que, por sua vez, requer uma nova educação e uma nova metodologia. Assim é com o Espiritismo, que é uma filosofia espiritualista racional, que apela à razão e tem uma nova visão do homem, do mundo e da vida. E mais: as consequências da filosofia espírita podem ser comprovadas através de experimentos observáveis em eventos externos, assim como podem ser sentidas e rememoradas intimamente, daí ser o Espiritismo também uma ciência.
 
Não se pode confundir o ensino espírita com o tradicional ensino religioso. Em Espiritismo não temos catequese, não temos imposição de ideias. Quando promovemos a educação espírita, temos que transcender o simples ensino de normas, preceitos e interpretações de textos. O ensino espírita deve fazer pensar e levar o educando ao encontro de uma nova visão de si mesmo e do significado da vida. Deve permitir o desenvolvimento do senso moral para que a criança e o jovem tenham o discernimento necessário para fazer face às diversas situações existenciais com que se deparam no cotidiano.

Religião faz bem pra saúde

Pra que servem as religiões? Daniel Dennett, filósofo norte-americano, apresenta a indagação acima no livro Quebrando o Encanto, e ele mesmo responde: os três objetivos preferidos para a religião são confortar-nos nos sofrimentos e acalmar nosso medo da morte; explicar coisas que não conseguimos explicar de outro modo; e encorajar a cooperação em grupo diante de problemas e inimigos.
 
A conceituação de Dennett, todavia, deixa escapar algo que as últimas décadas de pesquisa científica têm revelado: religião faz bem pra saúde, pois as pessoas que oram, estudam a Bíblia ou vão à Igreja pelo menos uma vez por semana adoecem menos e vivem mais e melhor.

Centro Espírita Cuiabá realiza Cine Reflexão

‘Minha Vida na Outra Vida’, com Jane Seymor, Hume Cronyn e Clacy Brown, dirigido por Marcus Cole, estará em cartaz no Centro Espírita Cuiabá no próximo dia 17 de novembro, um domingo. A centenária Casa Espírita realiza a primeira edição de seu Cine Reflexão, que tem por objetivo analisar uma obra cinematográfica à luz da Doutrina Espírita. O evento acontecerá a partir das 15h, no salão principal do Centro Espírita.
 
Nesta primeira edição, caberá à Cristina Piloni, jornalista, integrante da Coordenadoria de Estudo e Doutrina da Casa, e Eduardo Batista, psicólogo, integrante da Diretoria de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso e um dos diretores do Grupo Espírita de Arte Cristã Juventude Ativa, a tarefa de conduzir a reflexão que será proposta ao grupo de espectadores.

Filme "GHOST" vai virar seriado mantendo a temática espiritualista

O primeiro projeto do departamento de televisão dos estúdios Paramount, recentemente reativado, será desenvolver uma série de TV baseada no filme romântico "Ghost - Do Outro Lado da Vida", de 1990. As informações são do site americano "Deadline".
 
A missão de adaptar o filme está nas mãos do roteirista Akiva Goldsman (vencedor do Oscar por "Uma Mente Brilhante") e do produtor-executivo Jeff Pinkner, que já trabalhou em séries como "Lost" e "Fringe".
 
"Ghost - Do Outro Lado da Vida" trazia Demi Moore e Patrick Swayze numa história de amor que ultrapassa os limites da vida: depois que ele morre ao ser baleado, eles continuam se comunicando e ela o ajuda a se vingar de seu assassino.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nós somos o que imaginamos ser

Por isso, diga sempre para si mesmo:

SOU FORTE.

SOU SADIO.

VIVO BEM COM TODOS.

NADA TENHO A RECLAMAR.

MINHA VIDA É CHEIA DE BELEZA.

SOU FELIZ.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O Kardec de Marcel


Se depender da força do personagem, esse número atingido em pouco tempo não será apenas “fogo de palha”. O francês Allan Kardec (1804–1869), cujo nome verdadeiro foi Hippolyte Léon Denizard Rivail, lançou mais de uma dezena de livros sobre a religião e, de acordo com a Federação Espírita Brasileira, mais de 11 milhões de cópias de suas obras já foram comercializadas no país.
Em “Kardec: A Biografia”, Souto Maior vai além da doutrina para contar como o cético professor Hippolyte se tornou um missionário que deu origem ao espiritismo. Em sua pesquisa, o jornalista e escritor usou documentos históricos, como jornais e revistas da época, inclusive originais da “Revista Espírita”, publicada todo mês por Kardec durante 12 anos.

Biografia de Allan Kardec é sucesso de vendas

Lançada no dia 21 de outubro, história do codificador do espiritismo foi escrita pelo mesmo autor da biografia de Chico Xavier
 
São Paulo – Há menos de 20 dias nas livrarias do país, a biografia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo, já figura entre as obras mais vendidas. O livro “Kardec: A Biografia” (editora Record) é de Marcel Souto Maior e foi lançado no dia 21 de outubro. Até agora, já foram vendidos 40 mil dos 100 mil exemplares colocados no mercado.

FEB inaugura Espaço Cultural

Inauguração da galeria de fotos do presidentes da FEB, com a foto de Nestor João Masotti, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira.
Na manhã do dia 8 de novembro ocorreu a inauguração do Espaço Cultural da Federação Espírita Brasileira. Um marco na arte e cultura na Capital Federal aberto com a exposição sobre “A vida e a obra de Chico Xavier” com imagens históricas alusivas ao médium mineiro.
 
Presentes ao evento estiveram autoridades como o presidente da Câmara Distrital do Distrito Federal, Wasny Nakle, da primeira-dama do Distrito Federal, do representando do vice-governador do DF.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Não estrague seu dia

A sua irritação não solucionará problema algum.

As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.

Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.

O seu mau humor não modifica a vida.

A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.

Agenda 2014 da FEB, garanta a sua!

Não perca a chance de adquirir a sua agenda 2014 da FEB. Comemorativa do Sesquicentenário de O evangelho segundo o espiritismo e dos 130 anos da FEB, traz um layout leve e moderno.
 
Conheça mais nos sites www.febeditora.com.br ou www.feblivraria.com.br

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Espiritismo continua crescendo no Brasil

De Allan Kardec a Chico Xavier, movimento tornou-se uma criação nacional
 
A revista ISTOÉ desta semana destaca o lançamento do livro “Kardec, a Biografia” (ed. Record), escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior. “Kardec precisou ir além da religião para criar uma doutrina inteira em apenas 13 anos”, explica.
 
O material foi compilado para mostrar a “força” do movimento que surgiu na França, mas foi no Brasil que alcançou seu maior número de adeptos. Pioneiro do espiritismo, o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, foi membro destacado de nove sociedades científicas e escreveu 20 livros sobre pedagogia na França do século XIX.
 
Mas sua vida mudou quando começou sua busca pelo aspecto transcendente da vida. Acreditando na revelação feita por um espírito, mudou seu nome para Allan Kardec. Redigiu o influente “O Livro dos Espíritos” (1857). Fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e passou a escrever diferentes livros sobre o assunto e uma publicação mensal. É considerado até hoje o “grande codificador da doutrina”.

Para dormir bem, pense no bem




Idéias de medo, indecisão, ódio, ganância são negativas.

Sobrecarregam o sistema nervoso.

Atrapalham o sono.

Pensamentos de confiança em Deus e em si mesmo, de bondade, tolerância, humildade aliviam o sistema nervoso.

Trazem bom sono.

Portanto, antes de dormir, acalme-se.

Cursos a Distância Gestão de Centros Espíritas

Nos dias de hoje, não basta mais boa vontade para a gestão dos Centros Espíritas, a profissionalização se faz necessário. Mas tudo isso não é um bicho de sete cabeças, para tanto a FEB estas diponibilizando o EAD (Ensino a Distância) via internet.
 
A equipe da Secretaria Geral do CFN da FEB está disponibilizando os Cursos I e II, mas o projeto de Cursos a Distância Gestão de Centros Espíritas prevê a oferta de outros cursos, em desenvolvimento, a saber: O Dirigente e os Colaboradores, O Dirigente e o Processo de Trabalho, Aspectos Gerais da Organização Jurídica no Centro Espírita, A Sustentabilidade Financeira do Centro Espírita.
 

Lançamento de Simonetti: Depressão - Uma história de superação

 
A depressão é definida como um mal de nosso tempo. No entanto, se a considerarmos sinônimo de melancolia, constataremos que ela sempre esteve presente na vida humana.
 
 
Em seu novo romance, lançado ontem, dia 03 de novembro, em Bauru - SP, o escritor Richard Simonetti oferece uma visão ampla das origens desse terrível mal à luz da Doutrina Espírita, com os subsídios para superá-lo ou evitar que ele nos surpreenda em nossa jornada.

Vídeo: A morte de Dimas - O PROCESSO DE DESENCARNAÇÃO

Como ocorre a morte? Este é um curta metragem espírita baseado no livro Obreiros da Vida Eterna, de André Luiz, editora FEB, que narra o processo de desencarnação de Dimas.

Fica a dica - Livro: O Espiritismo na Atualidade

Veja a redação da contracapa: O IBGE publicou os números do censo 2010 referentes à religião. O que aconteceu com o movimento espírita nos últimos dez anos? Cresceu? Diminuiu? Quem é o espírita brasileiro? Como o espiritismo se encontra hoje, se comparado com outras religiões brasileiras? Jeferson Betarello explica.
 
Como está a aceitação da ideia da reencarnação na Europa? O Dr. Marco Milani fez uma análise de um banco de dados gerado da pesquisa EVS – European Values Studies (em bom português, Estudo dos Valores Europeus) que mostra resultados surpreendentes. Afinal, o ateísmo não estaria disseminado na Europa?

Percepções sobre a morte

Diferentes credos ora divergem, ora convergem quando o assunto é celebrar os mortos, como neste 1º de novembro
 
 
Símbolo do catolicismo, a cruz é algo
predominante nos cemitérios cuiabanos
Dois de novembro é uma data dedicada aos mortos. É Dia de Finados, feriado nacional com o intuito de que as pessoas possam prestar suas homenagens aos parentes e amigos falecidos. Muitos, especialmente os católicos, vão aos cemitérios rezar, colocar flores nos jazigos e aceder velas.

Para a Igreja Católica não se trata de um feriado qualquer, mas mais uma oportunidade de orar por aqueles que buscam a plenitude da vida diante de Deus. "Ao orarmos pelos nossos entes queridos acreditamos na continuidade da vida, na ressurreição e na vida eterna", diz o padre Deusdedit de Almeida, da Paróquia Coração Imaculado de Maria, que fica no CPA IV.

Deusdedit lembra que todo ser humano é pecador e necessita da misericórdia de Deus. Assim, a oração é uma forma de purificação das almas, além de ser uma oportunidade de pedir para os que já se foram que olhem "por nós", aqui na Terra.

Velas e flores têm significados especiais. "A vela é símbolo da nossa fé. Quando acendemos uma vela estamos dizendo que confiamos em Deus e na luz suprema que é Jesus Cristo. As flores são uma demonstração de carinho e amor, uma forma de mostrar que a pessoa que já morreu continua viva em nosso coração", diz.

O papa dos espíritas

Como o cientista francês Hippolyte Rivail se tornou, aos 53 anos, Allan Kardec, criador da doutrina espírita e fonte de inspiração do médium brasileiro Chico Xavier
 
TRANSFORMAÇÃO
Autor de cerca de 20 livros e membro de nove sociedades científicas, o professor
Rivail era um descrente. Até que passou a frequentar reuniões de “mesas girantes”
na França e adotou o nome que o tornou célebre como o criador do espiritismo

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Memorial Chico Xavier entra em fase final de construção em Uberaba

Licitação é requerida para conclusão da obra. Além de reunir acervo do médium, local será ponto de encontro espírita.
 
Com mais da metade da obra concluída, o Memorial Chico Xavier em Uberaba prepara uma nova licitação para finalizar a construção que abrigará parte da história do líder espírita. As empresas interessadas terão que disputar o contrato, em licitação na Prefeitura, até dezembro. A expectativa é que até o meio do ano que vem, o memorial seja aberto ao público.

A obra dura quase três anos e já foram investidos R$ 2 milhões. De acordo com o presidente do Memorial Chico Xavier, Adalberto Pagliaro, 80% da parte de engenharia está concluída. Para terminar os 20% restantes, será contratada outra empresa.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Programa 'Encontro' terá papo sobre espiritismo

A vida após a morte é um assunto que intriga muita gente. Você é uma delas? Fique ligado porque o Encontro desta terça-feira, 29, terá um papo sobre espiritismo.
 
 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Já temos 500 postagens!

Pois é companheiros, o Blog do LEAE (Lar Espírita Aprendizes do Evangelho) chegou ao número 500 postagens com mais de 2.500 visualizações.
 
Ficamos contentes pela ampla divulgação que estamos conseguindo com essa ferramenta que é o Blog.
 
Comemoremos esta marca. Esperamos conseguir ainda mais.
 
“Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance é tarefa prioritária.”
Bezerra de Menezes, médium Divaldo Franco (Reformador/JAN-05)

Relançamento do DVD duplo “Pinga Fogo” com Chico Xavier

A VERSÁTIL VÍDEO SPIRITE relançou o DVD “Pinga Fogo” com Chico Xavier, agora com telas e legendas em Inglês.
 
Com embalagem especial o DVD Duplo contendo o mais importante programa jornalístico da TV brasileira na época (1971), onde o médium espírita falou sobre dezenas de assuntos de interesse da Humanidade, que encantou milhões de pessoas em todo país. É o jornalismo testemunhando fatos. A razão do conhecimento.
 
Informações: www.dvdversatil.com.br
 
*Notícia extraída do site Portal Espiritismo Sul

Relacionamentos e espiritualidade

 
Basicamente, do ponto de vista da nossa missão na existência humana, temos três missões a serem realizadas:
 
1- Purificar nossas inferioridades: curar o medo, a raiva, o pessimismo, a ansiedade, a tendência de se isolar, a tendência de se magoar, a tendência de se deprimir, a tendência da agressividade, entre tantas outras emoções negativas.
 
2- Nos harmonizar com espíritos conflitantes: está nas relações um dos nossos maiores desafios. Conquistar harmonia, perdoar, aceitar, tolerar, desenvolver a paciência e o amor incondicional são os maiores desafios que surgem nos relacionamentos, portanto, configura-se uma importante meta a ser alcançada.
 
3- Gerar bons exemplos: é de se esperar que uma pessoa que esteja sintonizada com o seu Eu superior e a sua essência, que tenha naturalmente a tendência de construir atitudes que ajudam ao próximo, das mais diversas formas. As atitudes de doação - em diversos aspectos da existência - e da compaixão, surgem como consequência natural nas pessoas sintonizadas com suas essências.

Onde está o essencial?

A mulher entrou no consultório do psicoterapeuta e se sentou. Antes de começar a falar, já chorava.
Quando finalmente conseguiu parar de soluçar, disse: Estou sozinha. Meu marido me largou há dois meses. Viajei, pensando que esqueceria, mas não consigo esquecer.
Ele é um ingrato. Afinal, eu lhe dei os melhores anos de minha vida. Eu lhe dei filhos lindos. Eles sempre estavam prontos, bem vestidos e penteados, com as mochilas às costas, na hora de ir para a escola.
Sempre tive a refeição pronta quando ele chegava, não importando a hora. Sempre recebi os amigos dele. Sempre fui a todos os lugares com ele, mesmo que não gostasse. Sempre sorri, para que todos soubessem que ele tinha uma esposa feliz.
Dei-lhe uma casa maravilhosa. Nunca permiti que existisse pó sobre os móveis. Sempre tive o máximo de cuidado com os lençóis para que estivessem brancos, bem passados, perfumados.
E agora, isso! Ele conheceu uma mocinha no escritório, se apaixonou por ela e me deixou.
O psicoterapeuta olhou para ela e lhe perguntou: E o que é que você deu de você para ele?

Jornalista Marcel Souto Maior narra trajetória de Kardec, o pai da doutrina espírita

O trabalho, que chega às livrarias na próxima sexta, narra a trajetória de Kardec, o codificador do espiritismo

 
Foi um caminho natural. Há 20 anos, quando foi a Uberaba, em Minas Gerais, pedir autorização ao médium Chico Xavier (1910-2002) para escrever sua biografia, o jornalista Marcel Souto Maior iniciou, também, uma pesquisa sobre Allan Kardec (1808-1869). Afinal, o mineiro era o principal discípulo do francês no Brasil, onde a doutrina espírita tem o maior número de fiéis do mundo.
 
Depois do best-seller As Vidas de Chico Xavier - que vendeu mais de um milhão de exemplares e foi levado ao cinema com sucesso por Daniel Filho, Marcel lança Kardec - A Biografia (Record/R$ 39/322 páginas). O trabalho, que chega às livrarias na próxima sexta, narra a trajetória de Kardec, o codificador do espiritismo. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Realidades

O palhaço que você ironiza é,frequentemente,valoroso
soldado do bom ânimo.
 
A mulher,extremamente adornada,que você costuma
desaprovar,em muitas ocasiões está procedendo
assim para ajudar numerosas maõs que trabalham.
 
A cantora que baila sorrindo e da qual você comumente
se afasta entediado,na suposição de conservar a virtude,
geralmente procura ganhar o pão para muitos familiares
necessitados,merecendo consideração e respeito.
 
O homem bem posto,que lhe parece preguiçoso e inútil,
talvez esteja realizando trabalho que você jamais se
animaria a executar.
 
Não julgue o próximo pela roupa ou pela máscara.
 
A verdade,como o Reino de Deus, ninca surge com
aparências exteriores.
 
André Luiz
 
*Texto recebido por e-mail

Manter a calma é a solução

Todos já passaram, passam ou passarão por momentos difíceis em suas vidas.
 
Nestes momentos de aflição de nada vale o desespero. Devemos manter a calma e acreditar que tudo passará. Confiemos que Deus nosso Pai, em sua infinita bondade e misericórdia não nos abandonará jamais à própria sorte.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ser feliz

Ser feliz não significa ter bens materiais, mas sim a busca da paz interior e ter SIM muitos bens morais e espirituais, porque a real felicidade não está no plano da matéria, mas no plano de Deus.
 
Difícil imaginar que estando na Terra pode-se atingir a felicidade espiritual, mas é possível desde que se faça a rota da humildade, da caridade e do amor ao próximo.
 
Onde houver o orgulho e a vaidade não haverá a felicidade, pois esses dois defeitos são chagas que corroem as boas intenções afastando cada vez mais as criaturas do seu objetivo maior que é a evolução espiritual.

Por que medicina e espiritualidade?

Abaixo o pensamento de Marlene Nobre - presidente da Associação Médico Espírita do Brasil (AME-Brasil) e da AME-Internacional, palestrante que esteve presente na jornada da AME-Sergipe, realizada em Aracaju, 18 a 20 de maio de 2012.

Qual o papel das AMEs?
Divulgar o paradigma médico-espírita, sua visão holística da saúde, que considera todos os processos mórbidos como sendo essencialmente mentais, comandados pelo Espírito. Nessa visão integral, compete à alma metabolizar e integrar todos os fenômenos – físicos, biológicos, sociais, culturais e espirituais – que a influenciam.

Mas, além disso, tem procurado também dialogar com colegas do Brasil e do exterior, engajados na mesma causa de Saúde e Espiritualidade, porque entendemos que o médico deve dar exemplo de verdadeiro ecumenismo, respeitando as crenças e descrenças de seus pacientes, para assisti-los da maneira mais ampla e integral possível.

Esta compreensão não pode ser diferente em relação às crenças e descrenças de seus próprios colegas. E esta atitude é mais bem compreendida, nos dias de hoje, no âmbito deste movimento abrangente que propõe uma nova medicina para um novo milênio.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tópicos da Irritação



Se a irritação já se te fez um habito,pensa nas desvantagens
dela para que te livres de semelhante desajuste espiritual.
Óra,pedindo a Divina Providência a força precisa a fim de que
te resguardes na tolerância.
Imagina o azedume como sendo um espinheiro magnético,
arremessando raios de energia destruidoras em todas as
direções;
A intemperança mental nunca auxilia ninguém.
Uma frase carregada de aspereza,na maioria dos casos, pode
ser figurada como sendo murro no rosto das melhores
oportunidades que te procuram.
Ânimo violento apenas agrava situações e complica problemas.
O costume de enraivecer-se é um predisponente a moléstia de
trato difícil.
Condenação não edifica.
Ainda que o coração se te mostre ferido, converse com
serenidade e esclarece com paciência.
Um gesto de gentiliza opera prodigíos.
 
Emmanuel.
 
*Texto recebido por e-mail.

Convite CELE - Aniversário de 25 Anos





sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Morto nada sofre por doar seus órgãos

Mesmo depois de quase 46 anos do primeiro transplante de coração pelo médico sul-africano Christiaan Barnard, é comum ouvirmos expressões de dúvidas sobre doação de órgãos. Até hoje, não houve no Brasil uma campanha esclarecedora oficial, sistemática, séria e ampla sobre esse maravilhoso avanço da medicina. Como consequência, as doações continuam tímidas, com atendimento muito aquém das reais necessidades.
 
A edição deste mês (maio de 2013) da revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira, que circula regularmente desde janeiro de 1883, publica interessante matéria de Cristiano Torchi, intitulada “Reflexão sobre a doação de órgãos e transplantes” (veja a matéria aqui), trazendo considerações que podem interessar ao gentil leitor. Doar órgãos é um gesto de amor e caridade no seu mais profundo sentido, desde que seja consciente e espontâneo. Ninguém deve sentir-se obrigado a doar seus órgãos se a ideia não lhe agrada, se não está seguro de tal decisão.
 
O transplante de tecidos, órgãos e partes do corpo humano é um procedimento terapêutico, em benefício de pacientes em situação de risco, aprovado pela maioria da população, segundo as pesquisas realizadas nesse sentido. É de suma importância que o doador comunique essa intenção à sua família, para que, depois de sua morte, sua vontade não deixe de ser atendida.

Você sabia? Que o Espiritismo era crime no Código Penal de 1890...

... punido com até 6 meses de prisão.
 
Artigo 157 também previa multa de até 500 mil réis. Espíritas foram processados por 'atentar contra a saúde pública'.
 
A partir de 1890, ser espírita no Brasil era crime punido com multa e detenção de 1 a 6 meses. Nem a declaração do país como Estado laico, em 1891, ajudou. Antes da República, os espíritas eram alvos costumeiros de ataques da imprensa, reclamações de médicos e oposição da Igreja Católica. Depois, com Constituição republicana e tudo, ficou ainda pior.
 
Espíritas também teriam sido usados como bodes expiatórios para diminuir a oposição do catolicismo ao regime republicano.
 
A situação nada confortável é um dos temas tratados pela socióloga Célia da Graça Arribas em sua dissertação de mestrado, defendida na USP em 2008 (“Afinal, espiritismo é religião? – A doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira”, trabalho orientado pelo professor Flávio Pierucci).

Reflexão sobre a doação de órgãos e transplantes

O transplante de tecidos, órgãos e partes do corpo humano é um procedimento terapêutico destinado a pacientes em situação de risco. Não se desconhece, por isso, a importância da doação desses elementos vitais. Segundo pesquisas mais ou menos recentes, a maioria da população é favorável à doação de órgãos com tais propósitos,1 entretanto, muitos têm receio de doar por uma série de razões, dentre elas: em caso de doação de órgãos, após a morte, pode o Espírito doador sentir incômodo ou dor, no momento da retirada desses órgãos?

O Espírito recém-desencarnado pode se sentir lesado, se lhe retirarem, sem a sua anuência, os órgãos do corpo físico que habitou?

Não existe o risco de erro médico, que poderia determinar a remoção dos órgãos antes da morte física?

Ou mesmo a provocação da morte, com fins ilícitos?

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta, ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra
 
Por Antônio Padilha de Carvalho* Especial para o Diário de Cuiabá
 
Livro de influência considerável, porque explana questões de interesse capital a todos nós. Como bem afirma a espiritualidade superior: “Com esta obra, o edifício começa a libertar-se dos andaimes, e já podemos ver-lhe a cúpula a desenhar-se no horizonte”.
 
De leitura diária obrigatória, deve ser nosso livro de cabeceira e de estudo, para melhor compreensão da Vida.
 
São chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos. Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta, ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra. Semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abri os olhos aos cegos.
 
O ensino moral do mestre Jesus permanece inatacável. Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É o terreno em que todos os cultos podem encontrar-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, por mais diferentes que sejam as suas crenças. Porque nunca foi objeto de disputas religiosas, sempre e por toda parte provocadas pelos dogmas.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Redução da maioridade penal

O assunto em pauta tem sido um dos mais discutidos na atualidade, sobretudo quando ocorrem crimes graves praticados por adolescentes, que se incluem na faixa etária de 12 a 17 anos.
 
No Brasil, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas é favorável à redução da maioridade penal, isto é, o criminoso, a partir dos 16 anos, já deveria estar sujeito ao Código Penal e cumprir pena privativa de liberdade nas Unidades Prisionais.
 
O argumento mais utilizado para a redução diz respeito ao fato de se poder votar a partir dos 16 anos, de forma que, se o jovem tem maturidade para escolher os governantes, também tem noção do certo e do errado e deve sofrer sanções mais graves quando comete delitos. Como o artigo tem o escopo de analisar o tema sob o enfoque espírita, valeria a pena perguntar: que a Espiritualidade superior diz a respeito do assunto?

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Desespero e desânimo não constroem

“Se você está sob a pressão de algum problema, recorde que desespero ou desânimo não oferecem amparo algum.” (André Luiz – Livro “Busca e Acharás”, item 24 – psicografia de Francisco Cândido Xavier.)
 
Na vida, são naturais os problemas que afloram, pois a sociedade terrena, de uma forma geral, ainda não logrou encontrar um padrão de vida devidamente adequado, onde se possa identificar claramente um perfeito equilíbrio no contexto dos interesses humanos.
Cada homem segue pelos dias da existência, de conformidade com a sua estruturação pessoal, dentro de sua individualidade, experimentando o desafio dos obstáculos atinentes às necessidades do seu crescimento interior; uns com mais dificuldades, outros com barreiras menores, mas todos tendo pela frente muitos obstáculos a serem transpostos.