terça-feira, 30 de junho de 2020

Canal no Youtube dedica-se a explorar doutrina espírita

Espiritismo em Kardec, este é o nome do canal administrado por Eric Pacheco que dá voz a estudiosos e trabalhadores do meio espírita que estão fazendo trabalhos interessantes, mas que não ganham as mídias espíritas ou a grande mídia brasileira.

Eric é excelente na preparação das entrevistas. Ele parece ler, ouvir e pesquisar sobre os seus convidados. Ele é bom conhecedor da estrutura do espiritismo, então faz perguntas aos convidados sempre procedentes, centrais na compreensão do que ele tem a dizer, e que geram entrevistas originais e interessantes, que apresentam de forma geralmente clara e sintetizada, o que seu convidado tem a dizer.

Além disso, o canal apresenta convidados interessantes e não só brasileiros. Confiram aqui as entrevistas.

O sorriso, a melhor arma anti-stress

Trabalho, filhos, cônjuge, engarrafamentos… O estresse pode se manifestar de várias maneiras em nossa vida e até se tornar nosso companheiro diário. Mas seja duradouro ou passageiro, é possível combatê-lo com um sorriso!

sorriso é um indicador não-verbal de felicidade. E se sorrir pudesse ter um efeito benéfico nos níveis de estresse e induzir a um estado de maior felicidade, maior bem-estar?

Os sorrisos geralmente são divididos entre “sorrisos comuns”, que envolvem os músculos ao redor da boca, e “sorrisos autênticos”, que usam os músculos que enquadram a boca e os olhos. É o segundo tipo de sorriso que mais afeta nossa condição física. Mas como é que isso funciona?

Parece que um sorriso, assim como o riso, é capaz de agir sobre o cortisol, um hormônio ligado ao estresse. Você já deve ter notado que é difícil ser ou permanecer agressivo diante de um sorriso.

De fato, dado ou recebido, ele traz pensamentos positivos e, como resultado, diminui o nível de estresse e agressividade. A consumir sem moderação em nossa família e em nosso relacionamento conjugal!





Site Aleteia com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE

A importância de vibrar energias positivas para alcançar o equilíbrio emocional

Em quantos momentos você já se sentiu paralisado por medo? Medo de morrer. Medo da perda material. Medo de não conseguir se reintegrar após esse período de pandemia. Medo de mudar de rumo. O medo é energia e assim como a raiva, insegurança e desmotivação, possui baixa frequência que atrai outras emoções e situações semelhantes.

Durante esse período de pandemia, em que muitas pessoas estão alimentando esse nível de sentimentos, a energia do planeta passa a vibrar nesta frequência baixa, fazendo com que seja ainda mais difícil enfrentar esse momento.

O processo para mudar essa frequência de sentimentos negativos envolve autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais entende a origem do que sente! Passa a reconhecer os gatilhos dessas emoções, ou seja, quais situações fazem essa tempestade vir à tona e como controlá-las, transformá-las e levá-las a um padrão vibracional mais alto, como sentimentos de amor, confiança, coragem.

O equilíbrio emocional depende de um esforço individual de autoconhecimento e autoaceitação. Precisamos conhecer quais são os gatilhos para os sentimentos negativos, entender se o que nos amedronta tem o tamanho real que criamos ou nosso medo é que aumentou o monstro que nos apavora, pois muitas vezes criamos ou aumentamos uma situação e passamos a enxergar apenas o lado negativo das coisas.

Substituir o medo por pensamentos positivos é o primeiro passo para a abertura para energias superiores. Assim, a paz, o amor, a coragem e tantas outras emoções positivas voltam a vibrar em nosso ser.

Reiki, meditação, aromaterapia e tantas outras terapias, exercícios físicos, alimentação equilibrada, são grandes auxílios para essa harmonização.

Quanto mais elevarmos nossa frequência vibracional, mais fortes sairemos dessa fase e auxiliaremos na recuperação da humanidade por abrirmos caminho às energias de amor e cura.

Por Michelle Akiyoshi postado no site Portal da Cidade Paranavaí

30 de Junho - Desencarne de Chico Xavier

Hoje, dia 30 de junho, completa 18 anos da morte de Chico Xavier.

Se estivesse vivo, Francisco Cândido Xavier teria 110 anos; ele é considerado um dos maiores médiuns da história.

Chico nasceu em Pedro Leopoldo, mas morou em Uberaba de 1959 até a morte, em junho de 2002. Até hoje, a figura do médium é associada a mensagens de fé, amor e esperança, obras de caridade e divulgação da doutrina espírita mundo afora.

Para homenagear o líder espírita, o Memorial Chico Xavier continua com o projeto "Sua história com Chico", que foi lançado no início de junho. O intuito é incentivar as pessoas a relatarem momentos especiais que vivenciaram com o médium, seja a partir de experiência concreta ou a partir de inspiração com livros e legado.

Para participar, o interessado deve encaminhar vídeo ou foto relatando a história. O vídeo deve ser gravado na horizontal, começando pela identificação do autor com nome completo e a cidade de onde está falando. As fotos devem ser encaminhadas com texto explicativo do registro.

O material pode ser enviado pelo e-mail suahistoriacomchico@gmail.com ou pelo Whatsapp institucional (34) 3338-3091.

Os vídeos e fotos recebidos serão divulgados nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e inseridos no acervo do Memorial Chico Xavier, podendo, futuramente, fazer parte das exposições do local. O envio de registros funciona com o consentimento para publicações tanto nas redes sociais quanto em eventos e exposições realizadas no museu.

De acordo com o coordenador do Memorial, o museólogo Carlos Vitor de Souza, a ideia busca suscitar boas recordações e ensinamentos que partem da memória afetiva de cada um nesse momento de extrema reflexão.

"Entendemos que parte da história de Chico Xavier já foi contada em filmes, livros e em diversos espaços que narram sua trajetória. Entretanto, outra parte da sua vida está guardada no coração daqueles que vivenciaram algum momento especial com ele, são essas memórias que queremos resgatar para homenageá-lo”, explicou.

Site G1 com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE

Prime Box Brasil estreia série sobre a história e herança de Allan Kardec

A série documental “Em Busca de Kardec”, que estreia nesta quarta-feira, dia 1º no Prime Box Brasil (canal fechado, pago por assinatura), traz o diretor Karim Akadiri Soumaïla como personagem-narrador. 

Karim, em busca de algum contato mediúnico com filha, morta em um acidente, ele vai à procura da história e da herança de Kardec na França e no Brasil.

Ressignificar o luto por uma perda repentina de um ser querido, buscando um caminho espiritual: é o que faz o cineasta francês, Karim Akadiri Soumaïla. Ele percorre uma viagem que resulta em inesperada pintura mediúnica de sua primogênita e na descoberta de escritos inéditos do conterrâneo Kardec. A experiência é documentada em “Em Busca de Kardec”.

A história do personagem-narrador vai se entrecruzando com entrevistados, historiadores, sociólogos, antropólogos, adeptos, lideranças, médiuns… em Paris e no Brasil. O documentário retoma o contexto histórico e a ascensão das filosofias materialistas e niilistas no século XIX, por meio da análise de obras originais, inclusive a primeira edição do Livro dos Espíritos e de entrevistas com estudiosos.

Em território brasileiro, o viajante conhece o legado dos guardiões kardecistas, dentre eles o médium Chico Xavier. Constata divergências entre diferentes correntes no país e dialoga com estudiosos de diferentes religiões para entender o enraizamento das filosofias pós-morte no Brasil.

Em oito episódios, “Em Busca de Kardec” estreia dia 1º de julho, às 20h30 no Prime Box Brasil.

Site Vcfaz com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

A triste geração que se estressa e se frustra por tudo

Este é um texto que anda 'rodando' na internet tendo como autor apontado Augusto Cury. Vale a pena ler, refletir e começar a educar nossas crianças e adolescentes.

'Andam de carro, Uber, táxi… Não lavam suas cuecas, nem suas calcinhas. Não buscam conhecimento. Nem espiritualidade.

Não se encantam com decorações natalinas, nem com um ipê florido no meio da avenida.

Reivindicam direitos de expressão e não oferecem nada em troca. Nenhuma atitude.

Consideram-se vítima dos pais. Julgam.

Juízes duros! Impiedosos! Condenam.

Choram pelo cachorro maltratado e desejam que o homem seja esquartejado.

Compaixão duvidosa.

Amorosidade mínima.

“Preciso disso! Tem que ser aquilo!” E haja insatisfação! Infelicidade. Descontentamento. Adoecimento. Depressão. Suicídio…

Geração estragada. Inconformada. Presa em suas desculpas. Acomodada em suas gaiolas de ouro.

Postam sorrisos, praias paradisíacas, mas não se banham no mar curador. Limpam o lixo na praia com os amigos e não arrumam a própria cama. Em casa, estampam tristeza, sofrimento, dor… a dor de ter que crescer sem fazer por onde… merecer.'

quinta-feira, 25 de junho de 2020

10 lições de boas maneiras para as crianças de hoje

As crianças só têm a ganhar quando as noções de bons modos tradicionais são combinadas com a etiqueta moderna

Ao longo dos séculos, os pais sempre tentaram ensinar boas maneiras para os filhos. Entretanto, isso não é tão fácil e pode demandar muito tempo e esforço.

O certo é que ter boas maneiras é uma das maiores heranças que um pai ou mãe pode transmitir a um filho e para a sociedade.

À medida que a sociedade evolui, o comportamento dos filhos precisam ser adequados. Incluindo os óbvios “por favor” e “obrigado”, aqui estão algumas boas maneiras que você deve reforçar em seus filhos para torná-los os cidadãos maravilhosos e gentis com que você sempre sonhou.

Os atuais 'por favor' e 'obrigado'

Sabemos que as expressões "por favor" e "obrigado" são obrigatórios, mas podem correr o risco  de serem deixadas de lado em nosso mundo automatizado. Ainda assim, são importantíssimos, mostram educação e o sentimento de gratidão pelo relacionamento.

Reconhecer e cumprimentar as pessoas


Os eletrônicos pode ser ótimos na educação das crianças e mantê-las ocupadas, mas há coisas que eles não substituem. Uma delas é que, se as crianças estiverem com os olhos colados na tela do celular e alguém chega em casa elas podem nem levantar a cabeça para reconhecer e cumprimentar a pessoa. Isso não é apenas rude, mas impede que a criança pratiquem uma das etiquetas sociais mais básicas: cumprimentar as pessoas.

Ter consideração com os outros

Muitas vezes há reclamações de que crianças (e adultos) não oferecem seus assentos nos transportes ou locais públicos para pessoas mais velhas ou outras que possam estar em necessidade. Insistam para que seus filhos ofereçam seu lugar quando necessário e também dê o exemplo. Uma nova regra de etiqueta (e educação) a se ensinar é que eles precisam cuidar dos outros enquanto estão em público, desperte a humanidade neles.

Nada de celular durante as refeições


Com o crescente hábito de comer em frente às telas (celular, tv, tablet ou computador), as crianças estão perdendo o costume de se comportar adequadamente à mesa. Ensine seus filhos a arrumar a mesa para as refeições, dedique à explicar que é uma reunião familiar e deve ser participativo e respeitoso inclusive com a comida.

Cuidado com o que se fala

Em um mundo onde todos podem compartilhar suas opiniões com apenas um clique, muitas vezes há uma enxurrada de críticas e observações cruéis que podem caudas danos às outras pessoas. Ensine seu filho a ser seletivo com o que expõe e a ter cuidado com as palavras, compartilhar apenas o que gostaria que fizessem com ele. Reforce a necessidade de ser gentil e isso deve colocá-lo no caminho certo.

Não interromper adultos

É importante que as crianças saibam  que, às vezes, elas não estão no centro das atenções dos pais. Num momento de conversa de adultos eles não podem simplesmente interromper e buscar a atenção de todos como únicos. Há momentos em que eles devem dar espaço e, caso necessitem pedir algo, que peçam 'licença' na conversa.

Pergunte antes de postar

Uma questão moderna é a que envolve as mídias sociais. Existem várias regras que seus filhos devem seguir ao usar sua plataforma preferida. Lembrem-se de ensiná-los a não compartilhar notícias, fotos, informações de outras pessoas, ou de si mesmos, antes de pedir autorização, assim conseguem filtrar sobre o que está sendo compartilhado. Além disso, verifiquem se o compartilhamento é verdadeiro (nada de fake news) e se a pessoa que recebe entende isso também.

Mostrar interesse pelo outro


As crianças e os adolescentes tendem a ser um pouco egocêntricos. Por isso é importante ensinar aos seus filhos a se interessarem pelos outros e pelo que eles têm a dizer. Incentive-os a interagir.

Nada de palavrões

É provável que seu filho se depare com palavrões e blasfêmias na escola, na TV ou nas redes sociais. Mais um motivo para alertá-los de que isso não se faz e orientá-los a manter a linguagem adequada, sem termos chulos em quaisquer circunstâncias.

Saber compartilhar


Certifique-se de que seu filho saiba a importância de compartilhar seus brinquedos, suas guloseimas e até ideias com outras pessoas. Isso não apenas será uma grande lição como também lhe mostrará que ele faz parte de algo maior do que sua própria família.

Aleteia com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Inteligência emocional por Divaldo

Dicas sobre como lidar com nossa inteligência emocional no mundo de hoje. São trechos de uma entrevista com Divaldo Franco.



Canal de Roberto Andrade

Dicas para sair da zona de conforto. Reforma íntima já!

A reforma íntima é um processo contínuo de autoconhecimento, de conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente, em todos os sentidos da nossa existência. Parece fácil, não?

E para quê precisamos pensar e fazer a reforma íntima? Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e iniciarmos o trajeto da nossa evolução. Ou seja, literalmente sair da zona de conforto! E não entenda isso como negativo não! Sair da zona de conforto pode sim ter um incômodo inicial, afinal, para organizar tem que bagunçar, mas o resultado é satisfatório.

Antes de tudo, entendamos o que seria zona de conforto: bom, a zona de conforto pode ser definida como uma série de ações que adotamos por costume. Ou seja, comportamentos e hábitos diários que não são mudados ou melhorados. Quando dizemos que alguém está na zona de conforto, significa que esta pessoa está totalmente acomodada à sua rotina, que tem medo de arriscar e mudar, e simplesmente aceita as coisas como elas estão, por pior que seja.

Muitos desejam mudar, já entenderam os ganhos de se tornar melhores, mas não sabem como. Para ajudar, trouxemos algumas dicas para quem deseja se forçar a sair da zona de conforto.

Cumpra o prometido

Nunca prometa o que sabe que não pode cumprir. Sempre que falar que irá fazer algo, se comprometa por inteiro e faça. Corra atrás e faça acontecer.


Motive-se

Provavelmente alguns momentos difíceis aparecerão no caminho. Mesmo assim, nunca desista e continue focado no seu objetivo. Não importa se você está sozinho tentando alcançar suas metas, empurre a si mesmo e continue. Para seguir em frente é preciso de muita força de vontade. Não desistir é um hábito das pessoas de sucesso.



Faça uma lista



Coloque todos os seus objetivos numa lista, assim como o trajeto que você deverá fazer para alcançá-los. Lendo ou apenas mentalmente, repasse a lista todas as manhãs para se motivar. A cada meta alcançada, risque, e siga para a próxima. Nunca pare, e, mesmo quando todos os seus objetivos forem alcançados, crie metas ainda maiores.



Procure ser o melhor


Não faça apenas o que é necessário. Vá além, e sempre que possível, tente fazer mais. Procure ser o melhor todos os dias. Se precisar, tente novamente, faça diferente e busque a perfeição em tudo o que for fazer. Que tal começar agora mesmo a se esforçar e dar o seu melhor?

Saiba pedir ajudar

Não tenha medo ou vergonha de pedir informação e ajuda quando achar necessário. O máximo que você ouvirá é um “não” ou “não sei”. Pedir ajuda faz parte da experiência de aprendizado de qualquer pessoa, por isso, tenha humildade para ouvir e aprender!


Tenha a mente aberta


Deixe a mente aberta para novas ideias e opiniões, pois assim você terá mais chances de abraçar novas oportunidades. Busque aprender algo novo ou se atualizar nas áreas que você já tem conhecimento. Não deixe de fazer algo apenas porque não conhece. Não tenha medo do novo! Arrisque-se, mergulhe em novas ideias e não tenha medo de errar.

Site Cursos Grátis com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE

Como ter Pensamentos Positivos | Combatendo os pensamentos negativos

São tantas preocupações, problemas, pessoas e pensamentos negativos, que ás vezes nos esquecemos de limpar a mente e voltar a ter bons pensamentos durante o dia. O ideal é nunca deixar nada prejudicar nossos pensamentos positivos, e por isso, devemos nos policiar o tempo todo, por mais difícil que seja.

E para isso, selecionamos 5 exercícios para treinar o cérebro a manter uma atitude positiva quando os momentos difíceis aparecerem!

GRATIDÃO DIÁRIA

Por mais que você já tenha escutado ou lido esse conselho de diversas pessoas, livros ou sites, saiba que isso é realmente necessário. Sim, é preciso ser grato por tudo o que você é tudo o que você tem se desejar uma vida mais positiva. Diariamente, ao acordar e antes de dormir, e sempre que desejar, agradeça por tudo. Quando algum pensamento ruim aparecer, lembre-se das coisas boas da sua vida e agradeça. Quando alguém negativo estiver com você, fale coisas boas e ajude essa pessoa a ser mais grata. Quando algo ruim acontecer, tente pensar o lado positivo da situação, por mais difícil que seja!

PERMANECER CENTRADO

Outra dica boa é permanecer Centrado ao longo do dia, para evitar que energias negativas tentem consumir a sua positividade. 

Algumas atividades podem ajudar a encontrar o equilíbrio e afastar pensamentos ruins, como a meditação, a respiração profunda, a ioga e até o contato com a natureza. Desenhar, pintar e apenas relaxar também podem ajudar, pois o importante é escolher alguma atividade que coloque sua mente em repouso. A energia calmante é produzida com um bom exercício de centralização e relaxamento, e assim, o corpo é envolvido, trazendo um espírito inabalável que com certeza irá ajudá-lo a ficar positivo.

PERMANECER ATIVO

Depois de tirar um momento para acalmar a mente, volte a permanecer ativo. Você já percebeu que quanto mais coisas tem para fazer no dia, mas coisas você consegue fazer? E assim, menos tempo sobra para pensar em coisas ruins. Quando a mente está com o foco em terminar o dia com sucesso, a energia negativa se torna inoperante. Por isso, permaneça ativo.

COMBO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, EXERCÍCIOS FÍSICOS E BOAS NOITES DE SONO

Bom, e mais uma vez vamos falar sobre um estilo de vida saudável. Você já percebeu que na maioria dos nossos vídeos nós recomendamos que você se alimente bem, durma bem e pratique exercícios físicos? Parece que isso realmente é bom para todos os aspectos da vida, certo? Então saiba que tudo isso pode realmente melhorar o nosso humor e saúde mental. Sim, ser saudável faz com que você fique mais feliz e tenha pensamentos bons.

As deficiências de vitaminas, de acordo com estudos, podem causar declínios na saúde mental que pode fazer com que o estresse, ansiedade, depressão, vícios e outros distúrbios psicológicos apareçam.

AJUDAR O PRÓXIMO

Por fim, uma dica muito boa e fácil para quem deseja ter uma vida mais positiva: ajudar o próximo! Ás vezes, o simples ato de ajudar alguém a pensar positivo pode te ajudar a ser uma pessoa mais positiva. Não se afaste das pessoas que você gosta apenas por medo da energia negativa. Ajude-as com bons conselhos! Quando estamos ajudando o outro a se tornar uma pessoa positiva, automaticamente estamos pensando e falando sobre coisas boas. Ilumine o dia dessas pessoas, assim você irá multiplicar a energia positiva em seu ambiente! E saiba que esta energia com certeza voltará para você!

Para finalizar, leve com você sempre um sorriso no rosto, já que rir é o melhor remédio para afastar pensamentos negativos. Esperamos que essas dicas possam ajudar você a ser uma pessoa mais positiva!

Veja a animação:


Canal do YouTube Life Pins

segunda-feira, 22 de junho de 2020

21 de Junho - Dia do Aperto de Mão

Um gesto que pode valer mais do que mil palavras! O aperto de mão é um dos símbolos corporais sociais mais utilizados em diversas culturas ocidentais, e representa um sinal de concordância e união entre duas pessoas.

Considerado um dos cumprimentos humanos mais antigos, o aperto de mão representa um sinal de paz e, de acordo com a cultura, costuma ser mais utilizado entre os homens.

Segundo a simbologia deste gesto, acredita-se que era usado para indicar que a pessoa não carregava uma arma consigo e que estava se apresentando com total confiança e amizade.

Como não era comum as mulheres primitivas carregarem armas, assim como os homens, o hábito de estender as mãos em sinal de paz não se desenvolveu entre elas inicialmente.

O Dia Internacional do Aperto de Mão foi criado para reforçar as relações sociais, de cordialidade e respeito entre as pessoas.

Mas, em tempos de pandemia, temos que repensar o uso do aperto de mãos. Veja o que alguns leitores da National Geographic recomendaram para entrar no lugar deste gesto: beijos no ar. O gesto de Namastê. Aceno de cabeça. Tchauzinho de longe.

A mudança repentina na tradição, recomendada pelas autoridades de saúde, afetou tudo, desde igrejas em todo o mundo, onde os apertos de mão sempre foram muito comuns até mesmo das mais íntimos entre si.

Beijos no ar pode ser uma resposta. "Soprar um beijo, pelo menos, demonstra carinho e afeição, que são sentimentos bem compreendidos. Mesmo entre amigos do sexo masculino, pode ser legal quebrar aquela resistência antipática que alguns homens parecem ter em relação a mostrar seus sentimentos." diz um dos leitores do site.

“Hoje em dia a coisa mais educada a se fazer seria não apertar a mão de alguém, certo? Em vez disso, seria melhor sorrir, manter certa distância e se comunicar com o coração e não com as mãos”, afirma outro contribuinte.

Todas soluções para evitar contaminação em tempos difíceis. Bem, que os gestos sejam ainda feitos e as comemorações do aperto de mão seja totalmente criativo e saudável!

Calendarr e site da National Geograpich Brasil com alterações da Equipe de Comunicação do LEAE

JULGAR é preciso. Principalmente a si mesmo. Assista ao vídeo para entender isso!

Não julgar para não ser julgado. Hoje, o espírita Pedro Neves analisa esta frase bíblica. Segundo ele, julgar é preciso para formar opinião. Mas também é preciso avaliar muito bem os próprios atos. Confira:


Site Jundiaí Agora

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Desencarnados que não sabem que estão nesta condição – Sem Dúvida

Ao desencarnarmos deixamos o corpo de carne e mudamos nosso estado consciencial. O nosso grau de evolução é quem vai determinar como reagiremos ao presenciar a morte. Mas por que alguns espíritos desencarnados querem continuar suas rotinas de quando eram encarnados? Por que é importante fazer prece ao perceber que morremos e continuamos presos à Terra? Acompanhe estas e outras dúvidas com Deusa Samu no programa Sem Dúvida.


Site TV Mundo Maior

Mudança de Hábito — Aprenda a transformar sua vida com atitudes positivas

Tem algo que você gostaria que fosse diferente na sua rotina? Independentemente se pretende fazer exercícios físicos, se alimentar melhor ou até ler mais, para que haja a mudança de hábito é preciso primeiro manter o pensamento positivo.

Afinal, a negatividade só fará com que você duvide de si mesmo. Além de não  agregar ao seu bem-estar, a falta de otimismo pode prejudicar os seus planos, tornando a realização deles ainda mais difícil. Saiba como transformar a sua vida de maneira efetiva! 

O tempo para que ocorra a mudança de hábito

Durante muito tempo, se acreditou que a mudança de hábito acontecia em 21 dias. Depois desse prazo, automaticamente, a mente seria capaz de desempenhar algo com facilidade. 

Essa ideia surgiu de um livro do cirurgião plástico Dr. Maxwell Maltz, publicado na década de 1960. Porém, o especialista utilizou a própria experiência como base e não um conjunto de análises. 

Anos depois, novos estudos surgiram desmentindo essa tese. Segundo o livro do psicólogo Jeremy Jean, são necessários 66 dias para incorporar novos comportamentos à rotina. Vale notar que isso é uma média, e varia de acordo com o hábito e a pessoa. 

Como mudar um hábito?

Todas as pessoas podem fazer a mudança de hábito, independentemente de qual ela seja. Você pode determinar que a partir de agora irá beber mais água, estudar um novo idioma todos os dias ou brincar com seu filho após o jantar, por exemplo.

Confira algumas formas de consolidar novas práticas ao seu dia a dia!

Eliminar as crenças limitantes

Depois de definir o que pretende fazer, é importante eliminar as crenças limitantes. Mesmo que você nunca tenha conseguido incorporar algo à rotina, não significa que não obterá sucesso agora.

Além do mais, é válido notar que alguns comportamentos podem ser mais difíceis de serem associados pelo cérebro. Tomar água no meio da tarde, por exemplo, pode ser mais simples do que praticar uma hora de exercícios diariamente. Portanto, o segundo hábito irá demorar mais para você se acostumar. Mas não desanime!

Pense no seu propósito

Em alguns momentos, você se sentirá tentado a voltar ao estágio em que estava ou, simplesmente, procrastinar o novo hábito. Seja porque o seu dia no trabalho foi cansativo ou você não está vendo os resultados que imaginava. 

Antes de pensar em desistir, lembre-se do porquê começou. Os resultados com a atividade física não aparecem em poucas semanas, por exemplo. Tampouco a fluência no idioma que você deseja é adquirida em alguns dias. Porém, o que você faz dia após dia é o que irá melhorar a sua vida. 

Comece gradualmente


Você não precisa começar uma grande mudança de hábito da noite para o dia. Para ganhar mais confiança e se acostumar, considere iniciar as novas ações de maneira gradual. Em vez de se exercitar  todos os dias, dedique a princípio dois ou três dias para as atividades físicas. Assim, será mais fácil você manter a rotina e a motivação!

Site Clube da Felicidade

Os benefícios que a gratidão traz!

Em novembro de 2019 o quadro "Laboratório de Emoções" estreou no Domingo Espetacular!  

Nesse vídeo, a psicóloga Marcia Luz explica o que é gratidão e dá algumas dicas de como levar uma vida mais leve e positiva

Se procurarmos no Wikipédia encontramos isso: "A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

A gratidão envolve um sentimento de reciprocidade em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la por um favor que lhe fez."

Claro que sendo um sentimento torna-se, consequentemente, individuais; digo, cada um tem uma maneira de sentir, reconhecer, praticar a gratidão. Mas, sabemos como interiorizar e exteriorizar isso?

O vídeo é um 'help' nisso! Assistam:



19 de Junho - Dia do Cinema Brasileiro

Esta data é comemorada em 19 de junho em homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – o primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898.

Afonso Segreto fez imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território nacional.

Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema no país.

Cinema Brasileiro Espírita

O Brasil tem uma das maiores comunidades espíritas do planeta e, refletindo este fato, existem diversas produções cinematográficas nacionais que abordam os diferentes assuntos que o espiritismo estuda.

Veja alguns dos que listamos:

1. As Mães de Chico Xavier

Baseado no livro Por Trás do Véu de Isis, este belo filme apresenta a história de três mães em diferentes momentos de suas vidas e suas relações com Chico Xavier.

Lara enfrenta uma gravidez indesejada, Ruth tem um filho com problemas com drogas e Elisa compensa a ausência do marido dando total atenção ao filho Theo. As três vão buscar a ajuda do médium Chico Xavier e encontrar respostas para os problemas que precisam lidar.

Ano: 2011
Direção: Glauber Filho, Halder Gomes
Disponível na Netflix

2. E a Vida Continua...

Baseado no livro escrito pelo espírito de André Luiz, e psicografado pelo famoso médium brasileiro Chico Xavier, E a Vida Continua... é uma obra que nos faz questionar: "as coincidências realmente existem?

Ernesto (Luiz Bacelli) e Evelina (Amanda Acosta) são dois desconhecidos que carregam os respectivos pesos de seus problemas nas costas. Ao se esbarrarem (coincidência?), acabam descobrindo um forte laço entre ambos ao compartilharem as suas dificuldades.

E a Vida Continua... é uma reflexão sobre a ideia da reencarnação e da missão dos espíritos reencarnados.

Ano: 2012
Direção: Paulo Figueiredo
Disponível na Netflix

3. Kardec

Filme biográfico sobre um dos mais importantes nomes no espiritismo, Kardec conta a história do educador francês Hypolite Leon Denizard Rivail que ficaria mais tarde conhecido como Allan Kardec.

Ano: 2019
Direção: Wagner de Assis
Disponível na Netflix

4. O Filme dos Espíritos

Após se deparar com a dor desesperadora da perda, Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues) entra em profunda depressão e cogita a ideia de tirar a própria vida.

Mas, depois de receber o "O Livro dos Espíritos" - primeira obra sobre a Doutrina Espírita escrita por Allan Kardec - Bruno começa a sua jornada em busca da paz, da felicidade e da compreensão dos mistérios do mundo espiritual.

Ano: 2011
Direção: André Marouço, Michel Dubret

05. Bezerra de Menezes: O Diário do Espírito

Um filme biográfico de um dos principais expoentes da Doutrina Espírita no Brasil, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, mais conhecido como Bezerra de Menezes ou "O Médico dos Pobres".

Chamado por muitos de "Kardec Brasileiro", Bezerra de Menezes é uma figura icônica quando o assunto é a defesa das causas humanitárias, ações estas que se encaixam perfeitamente com a doutrina espírita.

Ano: 2008
Direção: Glauber Filho, Joe Pimentel

06. Chico Xavier - O Filme

Biografia do icônico médium brasileiro é baseada na obra "As Vidas de Chico Xavier", escrita pela jornalista Marcel Souto Maior.

Para quem tem vontade de conhecer mais sobre a história de mediunidade e filantropia de Xavier, este é um dos filmes mais aclamados pela crítica sobre o psicografista.

Com relatos que vão desde a sua infância, passando pela descoberta e aceitação de seu dom, até a sua morte, Chico Xavier é um filme obrigatório para todos aqueles que se inspiram nas mensagens de amor deixadas por aquele que foi considerado o "Maior Brasileiro de Todos os Tempos".

Ano: 2010
Direção: Daniel Filho

07. Nosso Lar

Esta é a versão cinematográfica de um dos clássicos da literatura espírita nacional. Baseado num dos livros psicografados por Chico Xavier, sob a influência de André Luiz, um dos espíritos que mais esteve sob a presença do médium.

De onde viemos e para onde vamos... Este filme tenta responder estas perguntas que os humanos fazem desde os primórdios de sua existência. A Comunidade Espiritual de Nosso Lar pode ser a resposta, e André Luiz, o protagonista da história, mostra na prática como funciona a Lei da Causa e Efeito, que é uma das bases do Espiritismo.

Ano: 2010
Direção: Wagner de Assis

08. Causa e Efeito

Após perder a esposa e o filho, o policial Paulo começa a matar pessoas para que a justiça seja feita pelas próprias mãos. Contudo, um romance inesperado com uma garota de programa chamada Madalena fará com que ele repense sua vida e mude sua história. Contando com a ajuda das palavras de um padre, de um pastor e de um espírita, Paulo tentará se redimir de seus atos.

Ano: 2014
Direção: André Marouço

09. As Cartas Psicografadas por Chico Xavier

Este belo documentário apresenta os relatos de famílias que receberam notícias de seus parentes falecidos através de cartas psicografadas por Chico Xavier. Um filme poderoso, seja pelos silêncios ou pelas conversas que são apresentadas ao longo da película.

No filme, a dor da perda é relatada com respeito ao mesmo tempo que é demonstrado o poder de conforto que o médium brasileiro tinha.

Ano: 2010
Direção: Cristiana Grumbach

10. O Espiritismo: De Kardec aos Dias de Hoje

Este documentário foi produzido em comemoração ao bicentenário de Allan Kardec pela Federação Espírita Brasileira e a Versátil Home Video.

O Espiritismo: De Kardec Aos Dias De Hoje é uma aula de filosofia, ciência e introdução aos dogmas espíritas para qualquer pessoa que se interesse pela história de Kardec e o movimento espírita moderno.

Ano: 1995
Direção: Marcelo Taranto

11. Data Limite segundo Chico Xavier

Em 1969, quando o homem pisou na Lua pela primeira vez a humanidade ganhou um prazo de 50 anos para evoluir moralmente. Chico Xavier afirmou que após este grande acontecimento, ocorreu uma reunião de potências celestes do sistema solar que verificou o avanço da sociedade humana no Planeta Terra.

Este é o tema deste poderoso documentário que reúne diversas conexões históricas para explicar a profecia do famoso médium brasileiro.

Ano: 2014
Direção: Fabio Medeiros

12. Deixe-me Viver

Deixe-me Viver conta a história de Luiz Sérgio, um jovem espírita que é chamado para uma grande obra: escrever livros ligados ao espiritismo.

Em sua jornada, Luiz terá que resgatar espíritos que estão no umbral, local onde espíritos pagam por seus pecados. Ao mesmo tempo que ajuda os espíritos, a história do jovem Luiz e suas relações familiares também são contadas.

Ano: 2016
Direção: Clóvis Vieira