quinta-feira, 25 de junho de 2020

10 lições de boas maneiras para as crianças de hoje

As crianças só têm a ganhar quando as noções de bons modos tradicionais são combinadas com a etiqueta moderna

Ao longo dos séculos, os pais sempre tentaram ensinar boas maneiras para os filhos. Entretanto, isso não é tão fácil e pode demandar muito tempo e esforço.

O certo é que ter boas maneiras é uma das maiores heranças que um pai ou mãe pode transmitir a um filho e para a sociedade.

À medida que a sociedade evolui, o comportamento dos filhos precisam ser adequados. Incluindo os óbvios “por favor” e “obrigado”, aqui estão algumas boas maneiras que você deve reforçar em seus filhos para torná-los os cidadãos maravilhosos e gentis com que você sempre sonhou.

Os atuais 'por favor' e 'obrigado'

Sabemos que as expressões "por favor" e "obrigado" são obrigatórios, mas podem correr o risco  de serem deixadas de lado em nosso mundo automatizado. Ainda assim, são importantíssimos, mostram educação e o sentimento de gratidão pelo relacionamento.

Reconhecer e cumprimentar as pessoas


Os eletrônicos pode ser ótimos na educação das crianças e mantê-las ocupadas, mas há coisas que eles não substituem. Uma delas é que, se as crianças estiverem com os olhos colados na tela do celular e alguém chega em casa elas podem nem levantar a cabeça para reconhecer e cumprimentar a pessoa. Isso não é apenas rude, mas impede que a criança pratiquem uma das etiquetas sociais mais básicas: cumprimentar as pessoas.

Ter consideração com os outros

Muitas vezes há reclamações de que crianças (e adultos) não oferecem seus assentos nos transportes ou locais públicos para pessoas mais velhas ou outras que possam estar em necessidade. Insistam para que seus filhos ofereçam seu lugar quando necessário e também dê o exemplo. Uma nova regra de etiqueta (e educação) a se ensinar é que eles precisam cuidar dos outros enquanto estão em público, desperte a humanidade neles.

Nada de celular durante as refeições


Com o crescente hábito de comer em frente às telas (celular, tv, tablet ou computador), as crianças estão perdendo o costume de se comportar adequadamente à mesa. Ensine seus filhos a arrumar a mesa para as refeições, dedique à explicar que é uma reunião familiar e deve ser participativo e respeitoso inclusive com a comida.

Cuidado com o que se fala

Em um mundo onde todos podem compartilhar suas opiniões com apenas um clique, muitas vezes há uma enxurrada de críticas e observações cruéis que podem caudas danos às outras pessoas. Ensine seu filho a ser seletivo com o que expõe e a ter cuidado com as palavras, compartilhar apenas o que gostaria que fizessem com ele. Reforce a necessidade de ser gentil e isso deve colocá-lo no caminho certo.

Não interromper adultos

É importante que as crianças saibam  que, às vezes, elas não estão no centro das atenções dos pais. Num momento de conversa de adultos eles não podem simplesmente interromper e buscar a atenção de todos como únicos. Há momentos em que eles devem dar espaço e, caso necessitem pedir algo, que peçam 'licença' na conversa.

Pergunte antes de postar

Uma questão moderna é a que envolve as mídias sociais. Existem várias regras que seus filhos devem seguir ao usar sua plataforma preferida. Lembrem-se de ensiná-los a não compartilhar notícias, fotos, informações de outras pessoas, ou de si mesmos, antes de pedir autorização, assim conseguem filtrar sobre o que está sendo compartilhado. Além disso, verifiquem se o compartilhamento é verdadeiro (nada de fake news) e se a pessoa que recebe entende isso também.

Mostrar interesse pelo outro


As crianças e os adolescentes tendem a ser um pouco egocêntricos. Por isso é importante ensinar aos seus filhos a se interessarem pelos outros e pelo que eles têm a dizer. Incentive-os a interagir.

Nada de palavrões

É provável que seu filho se depare com palavrões e blasfêmias na escola, na TV ou nas redes sociais. Mais um motivo para alertá-los de que isso não se faz e orientá-los a manter a linguagem adequada, sem termos chulos em quaisquer circunstâncias.

Saber compartilhar


Certifique-se de que seu filho saiba a importância de compartilhar seus brinquedos, suas guloseimas e até ideias com outras pessoas. Isso não apenas será uma grande lição como também lhe mostrará que ele faz parte de algo maior do que sua própria família.

Aleteia com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE