Muitas pessoas procuram entender o que é a doutrina espírita. Com isso, perguntam: qual a origem do espiritismo? como ele chegou no Brasil?
Antes de abordarmos qual a origem do espiritismo, devemos nos lembrar que a doutrina espírita se divide em:
- Ciência porque apresenta ideias a partir de fatos, fenômenos mediúnicos etc.
- Filosofia pois sua temática abrange objetos de conhecimento que estão além da existência sensível: a existência de Deus, leis morais etc.
- Religião, pois o espiritismo tem como objetivo a prática do Evangelho e dos princípios cristãos.
Origem do espiritismo
O espiritismo surgiu na França, no século XIX, com as famosas mesas girantes. Fenômeno este que se refere às mesas que dançavam e giravam no ar. E ainda, a força atuante nas mesas dizem respeito a espíritos desencarnados bons ou não que retornavam para alertar os encarnados sobre a existência de um mundo espiritual e da importância de uma conscientização a respeito do espiritismo.
Este fenômeno chamou a atenção de diversos cientistas, filósofos e intelectuais, como por exemplo, Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde usaria o pseudônimo de “Allan Kardec”, e se dedicaria aos estudos dos fenômenos espíritas.
Allan Kardec e o espiritismo
Certo dia andando pelas ruas de Paris, Allan Kardec, se encontrou com um amigo que lhe descreveu o fenômeno das mesas girantes. E embora estivesse descrente com as informações, Kardec, curioso, passou a frequentar algumas reuniões. Onde observou mesas e outros objetos ganharem movimentos sem a ajuda de qualquer pessoa ou mecanismo.
Apesar de ver com seus próprios olhos, Allan Kardec, não aceitou de imediato esses fenômenos, porém, estava disposto a entendê-los.
A partir disso, começou a estudá-los e após muitas leitura, análise, ele concluiu que os fenômenos possuíam origem inteligente e que eram provocados por pessoas que habitaram a Terra. Assim sendo, Kardec os identificou como “espíritos dos homens”, que haviam morrido.
A partir deste momento, Allan Kardec, fez diversas perguntas aos espíritos, analisou as respostas e as codificou, tudo feito com o crivo da razão. Assim teve origem o espiritismo.
Após muito estudo Allan Kardec lançou a chamada codificação espírita, que é composta pelos seguintes livros:
- O Livro dos Espíritos (1861)
- O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
- O Céu e o inferno (1865)
- A Gênese (1868)
Espiritismo no Brasil
O espiritismo chegou no Brasil em 1865 e chamou a atenção da elite brasileira. Um dos responsáveis pela propagação da doutrina no país foi o intelectual Luís Olímpio Teles de Menezes, que se interessou pela proposta de Kardec e achou que o espiritismo não deveria ser apenas um tema da alta sociedade. Com isso, em 1865, Luís fundou o primeiro centro espírita brasileiro, chamado “Grupo Familiar do Espiritismo”. Hoje em dia, o Brasil é o país com mais adeptos do espiritismo.
Para finalizar, o espiritismo por meio de seu estudo, prática, divulgação. E ainda, independente de sua condição cultural, social tem como missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da humanidade. E não se esqueça das palavras de Allan Kardec, na obra Gênese:
O espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado porque, se novas descobertas demonstrassem estar em erro sobre um certo ponto. Ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará.
TV Mundo Maior