terça-feira, 31 de março de 2020

31 de Março - Fundação da Livraria da FEB

Teve origem a Livraria da Federação com uma doação em dinheiro feita por Augusto Elias da Silva, juntamente com vários exemplares das obras de Allan Kardec.

Seguiu-se ao impulso inicial do fundador da FEB outra doação feita por João Lourenço de Souza e alguns outros confrades, ficando o 31 de março de 1897 como a data de fundação da Livraria propriamente dita. Entre os primeiros diretores ou gerentes da   Livraria citamos os nomes de João Lourenço de Souza, Francisco Tavares, Antônio Lima e Manuel Quintão.

A partir de 1901 a Federação, por meio de sua Livraria, passou a fazer por conta própria, mediante contratos com editoras, as edições de diversos livros, sistema que perduraria por muitos anos, até que pudesse contar com sua própria editora. As obras de Allan Kardec, em edição especial e popular, foram publicadas em 1904, em comemoração ao seu centenário de nascimento.

 A FEB já editou mais de 10 milhões de livros de Allan Kardec. Das obras psicografadas pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, foram ultrapassados os 15,5 milhões de exemplares. Destes, Nosso Lar (ditado pelo Espírito André Luiz) é o mais lido, tendo superado a marca de 1,5 milhão de exemplares.

Site da FEB e Wikipedia

31 de Março - Desencarne de Allan Kardec

O desencarne ocorreu em 31 de março de 1869, aos 65 anos, vítima de um aneurisma. Sua persistência e estudo constante no espiritismo foram essenciais para elaborar a doutrina e organização dos ensinos do Espírito da Verdade. 

O seu nome de nascimento foi Hippolyte Léon Denizard Rivail. Porém, sempre foi conhecido como Kadec por boa parte de sua encarnação.

Ilustre professor, na cidade de Paris, na França, e casado com a intelectual Amélie Gabrielle Boudet. Devotado escritor, publicou obras importantes no campo da educação como: “Plano proposto para a melhoria da instrução pública, lançado em 1828″; “Curso prático e teórico de aritmética (Segundo o método de Pestalozzi)”, para uso dos professores primários e mães de família, publicado no ano seguinte, e “Gramática Francesa Clássica” em 1831.

A Humanidade deve muito a esse espírito, que retirou a religião do domínio dos dogmas, racionalizando a fé e dando provas incontestáveis da realidade do além-túmulo. Foram 14 anos de organização da Doutrina Espírita que resultaram nos cinco livros do pentateuco. 

Com todo um sistema rigorosamente apoiado na filosofia e ciência, Kardec preparou o lançamento das cinco Obras Básicas da Doutrina Espírita, em 1857. As publicações começaram com O Livro dos Espíritos, em 1861, seguido pelo O Livro dos Médiuns. Em 1864, foi a vez de lançar O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em Agosto de 1865, Kardec publicou o livro O Céu e o Inferno.

Já A Gênese foi publicada em janeiro de 1868. Em 1890, a publicação do livro Obras Póstumas por sua esposa Amelie Gabrielle Boudet. Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Constituída legalmente, a entidade passou a ser a sociedade central do Espiritismo, local de estudos e incentivadora da formação de novos grupos.


Nesta mesma data, de 31 de março, mas do ano de 1870, era inaugurado, no cemitério do Père-Lachaise, monumento que foi erguido para honrar a memória imperecível do eminente fundador da Filosofia Espírita.

Totalizando mais de 30 toneladas, a construção de um jazigo bastante sólido para suportar o busto de Allan Kardec. No pedestal do busto lê-se: Allan Kardec Fundador da Filosofia Espírita. Mais abaixo, a epígrafe da Revista Espírita: Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.


Na face anterior da pedra tabular superior, lê-se: Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei.

Sites da Revista O Reformador  e da TV Mundo Maior

13 dicas de nutrição para ajudar a aumentar a imunidade e a saciedade

Frutas cítricas, vitamina C, brócolis, própolis, limão, gengibre, ovos e queijos compõem a lista de itens que não podem faltar no dia a dia

A alimentação equilibrada é uma grande  aliada para manter a imunidade alta, que, consequentemente, é importante para que o organismo consiga combater bactérias e vírus.  A junção da escolha alimentar adequada e da prática de atividade física é a receita ideal para garantir que o sistema imunológico promova a ativação das células de defesa. Pensando nisso, a nutricionista Vivian Mansur, da Bodytech Granja Vianna, listou 13 dicas para ajudar a aumentar a imunidade e a saciedade. 

Confira as dicas:

1- Tenha uma alimentação balanceada e variada (frutas, principalmente as cítricas; vegetais verde-escuros; boas proteínas, como peixes e ovos; e especiarias, como: alho, cebola, salsinha, coentro no preparo dos alimentos).

2- Cuide bem do seu intestino, ele é sua barreira imunológica. Evite o consumo de alimentos industrializados e refinados. A suplementação de bactérias probióticas e glutamina pode ser interessante em alguns casos.

3- Aumente a ingestão de alimentos fonte de Zinco (fundamental para síntese de células imunológicas), como semente de girassol, abóbora, nozes, semente de chia, carnes e lentilha.

4- Garanta um bom consumo de vitamina C, que é muito importante para produção de células imunológicas, por meio de alimentos como acerola, limão, goiaba, kiwi, morango, laranja, brócolis, pimentão, couve, salsinha.

5- Shots antioxidantes ao acordar podem ajudar: limão + extrato de própolis + cúrcuma.

6- Própolis é uma substância com efeito protetor contra bactérias, vírus e infecções. É um ótimo agente imunomodulador e promove ativação de células de defesa.

7- Inclua gengibre na sua rotina (chá, água saborizada e ralado na salada).

8- Mantenha bons níveis de vitamina D se expondo ao sol por pelo menos 20 minutos ao dia, se necessário, faça a suplementação.

9- Cuide do seu sono, durma cedo e no mínimo 6 horas por noite.

10- Atenção: não exagere nos exercícios físicos, muito volume e alta intensidade podem prejudicar a imunidade.

11- Para aumentar a sensação de saciedade nesses dias de isolamento, consuma boas proteínas em todas as refeições como: ovos, queijos (ricota e cottage), peixes, frango e carnes em geral. Além disso, alimentos que contenham boas fontes de gordura ajudam a promover a saciedade, por exemplo, castanhas (prefira as cruas e as torre em casa) e abacate, mas tenha cautela com quantidades pois são alimentos mais calóricos.

12- O aumento de fibras solúveis na alimentação proporciona sensação de saciedade: aveia, sementes de chia e linhaça dourada, saladas e hortaliças

13- Beba muita água, mantenha-se hidratado.

Site iBahia

31 de Março - Dia da Saúde e Nutrição

Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.

Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos.

A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

Se antes o foco desta data era com relação à alimentação equilibrada, variada e colorida, a partir de 2015, ela passa a dar mais importância para a comida do lar e a volta das preparações simples, baseadas em alimentos in natura, como explica a nutricionista do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais (NEMS/MG), Ana Célia Pedrosa Thomaz: “Hoje as pessoas passam muito tempo fora de casa e cada vez mais comem fora. Esta data, desde o ano passado, passa a dar mais importância à comida do lar, de voltar às preparações simples, como o arroz com feijão, o guisadinho de verdura, a salada e uma carne.”, diz. (Trecho da matéria publicada pelo site Blog da Saúde - do Ministério da Saúde em 2016)

É à volta ao simples, como está exposto no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2006, que apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a população. Contudo, diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade que impactam as condições de saúde e nutrição, o Ministério publicou a segunda edição do Guia, em 2014, que traz a atualização de informações, princípios e recomendações para a garantia de uma alimentação adequada e saudável.

Confira o Guia aqui.

Calendar e Blog da Saúde - Ministério da Saúde

segunda-feira, 30 de março de 2020

Gratidão, um mantra para a vida

A gratidão é um estado de espírito, um mantra que alimenta a alma, ser grato não significa apenas agradecer pelas oportunidades que a vida nos apresenta, vai muito além disso… ser grato é contemplar a vida, cada detalhe desta existência, é perceber a singela presença da natureza ao nosso redor, a energia das pessoas, o aprendizado inerente a cada episódio desta jornada… é ter um olhar leve, instaurar a simplicidade no coração, aceitar-se mesmo percebendo suas limitações, ser resiliente… ter humildade e empatia para com o próximo, mesmo que pareça impossível… paciência para observar, aceitar e entender que nada é por acaso, que é necessário um mergulho para dentro de si mesmo a fim de perceber o que a convivência e/ou a dificuldade quer lhe mostrar…

Sinta, respire, permita-se, menos controle e lógica, mais compreensão e amor, principalmente amor-próprio, autoaceitação… deixe fluir…

Ser grato é aproveitar cada minuto, cada momento, para aprender, agregar, compreender que na vida ninguém está só, estamos rodeados de pessoas que, embora possuam diferentes características, perspectivas, prioridades, objetivos… estão na mesma jornada desta existência maravilhosa e extremamente favorável a trocas, ao engajamento e à busca de autoconhecimento e evolução e, para além disso, observe… é muito melhor compartilhar, amar, perdoar, admirar a beleza da vida, recomeçar, dançar, cantar, meditar… dê uma chance a você mesmo, a felicidade está dentro de cada um de nós, a força nos pertence, que façamos valer a pena nossa passagem, absorvendo tudo que pudermos, atingindo o máximo da nossa capacidade, não só intelectual mas principalmente de humildade, resiliência e amor!

Que possamos amar mais, viver mais, perceber mais, sorrir mais, aproveitar melhor a vida e sermos muito mais gratos por ela.

Seja grato sempre e aproveite o dom de viver cada segundo como se fosse o último, aproveite mais você!

Por  Malu Brandão Moura para o site Eu sem Fronteiras

Dicas: Lançamentos de livros

Lista divulgada pelo site de O Consolador na edição Ano 13 - N° 663 - 29 de Março de 2020.

A Força da Vida
De: Zíbia Gasparetto
Espírito: Lucius
Editora: Vida & Consciência
Número:1
Ano: 2019
Número de Páginas: 320
Preço médio: R$ 50

As sábias leis da vida sempre nos colocam diante da verdade, forçando-nos a enxergar nossas fraquezas para que aprendamos, assim, a trabalhar em favor do nosso progresso. Assim aconteceu com Marlene, uma linda jovem da alta sociedade carioca, que, acostumada a ter todos os seus caprichos atendidos, se deixou levar pela vaidade, atraindo para si situações mal resolvidas do passado e causando dor e arrependimento em todos que a cercavam. Sempre utilizando o livre-arbítrio, a moça enfrentou os desafios que se interpuseram em seu caminho e aprendeu que cada escolha envolve uma consequência. Auxiliada pela espiritualidade, Marlene terá de buscar as verdadeiras aspirações do seu espírito para encontrar em si a força da vida.


Meditação - A Arte da Serenidade
De: Haroldo Dutra Dias
Editora: Intelitera
Capa dura: 80 páginas
Editora: Letra Mais; Edição: 1ª (14 de novembro de 2019)
Preço médio: R$ 25

Hoje, milhões de pessoas sofrem de estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, ou mesmo de agitação, dificuldade de concentração, incapacidade de captar e armazenar informações. Este maravilhoso livro nos auxilia a termos autonomia e a ficarmos intactos às turbulências características do dia a dia e nos sentirmos relaxados e serenos. De forma clara e bem-humorada, Haroldo Dutra Dias nos ajuda a descobrir que a serenidade, a autoconfiança, o estado meditativo, o conhecimento detalhado de nossas potencialidades e características pessoais são conquistas acessíveis a qualquer pessoa. Venha descobrir! 

Canal da Feemt já está no Spotify!

O Feemt Play é o canal das produções audiovisuais da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, por meio do qual todos os eventos realizados pela instituição são disponibilizados gratuitamente para serem assistidos quantas vezes forem necessárias. Este canal está disponível no YouTube, onde conta com mais de 12 mil inscritos, e também no formato Podcast, para ser acessado pelo aplicativo de preferência do ouvinte.

Recentemente o canal também passou a estar disponível no Spotify, o serviço de streaming mais popular e usado do mundo, podendo ser acessado de qualquer parte do planeta.

A iniciativa está na sintonia de um esforço que vem sendo mantido pela Feemt para levar o conteúdo espírita de forma gratuita a cada vez mais corações. Um esforço que só é possível graças a contribuição de inúmeras almas que acreditam neste ideal: a propagação do Evangelho de Jesus. Conheça a campanha Gotas do Bem, mantenedora desta e de tantas outras iniciativas, e colabore você também. Clique aqui e saiba como ajudar.

Clique aqui e acesse o canal.

Site Feemt

Entusiasmo: a importância dessa emoção para a sua vida

De acordo com a etimologia da palavra “entusiasmo”, o significado mais aproximado do termo é “Deus em mim”. Isso não significa que cada pessoa é como uma divindade, mas que uma pessoa entusiasmada é dotada de uma força, de uma determinação e de uma capacidade de agir que é comparável a algo divino.

Entusiasmo, para muitas pessoas, é uma qualidade essencial para se envolver em qualquer projeto. Para outras, é o que nos faz ter vontade de descobrir e explorar o mundo, conhecer novas pessoas e viver as mais variadas experiências. E para você? O que é entusiasmo?

Embora existam muitas sensações estimuladas a partir do entusiasmo, existe uma característica essencial que as pessoas entusiasmadas desenvolvem durante a vida. Com entusiasmo, um indivíduo é capaz de lutar para conquistar os próprios objetivos, para superar os desafios que são impostos e para olhar o mundo de forma mais otimista.

Ou seja, se você quer ser uma pessoa entusiasmada, o primeiro passo é abandonar a negatividade. Em vez de pensar que tudo vai dar errado, ou que tudo poderia ser melhor do que é, pense que tudo pode dar certo e que determinada situação poderia ser pior do que está sendo.

O entusiasmo não é o fim, mas o meio para chegar a um fim. Por exemplo: se você quer cumprir uma meta com sucesso, use o entusiasmo para alcançá-la. Concentre-se nas suas qualidades que serão úteis para isso, pense em todos os projetos que já deram certo e busque incentivos de outras pessoas para persistir apesar das dificuldades.

O poder do entusiasmo está na crença de que uma pessoa sempre pode fazer o que deseja, dedicar-se aos próprios planos, encorajar a si e a outras pessoas, acreditar nas próprias habilidades e qualidades. Uma pessoa entusiasmada tem a sensação de que ela pode tudo. E ela realmente pode.

Se você quer incorporar o entusiasmo na sua rotina e na sua vida, existem maneiras simples de fazer isso. Uma mudança na forma de pensar sobre a realidade já vai te ajudar a enxergar a vida com uma perspectiva mais positiva. Confira!

O entusiasmo no cotidiano

A rotina pode ser maçante e cansativa quando nada de novo acontece. Ficamos cansados(as) de fazer sempre as mesmas coisas, de nos encontrarmos com as mesmas pessoas e de não experimentar novas vivências. Essas sensações de tédio e de cansaço, no entanto, podem ser superadas.

Com o entusiasmo no cotidiano, você será capaz de olhar para a sua rotina com olhos mais carinhosos e otimistas. Pense que todas as coisas que você faz ao longo do dia te dão segurança, definem os seus relacionamentos e podem ser úteis para construir novos objetivos.

Se você não gosta da vida que está levando, é o entusiasmo que vai te ajudar a melhorar isso. Pense em tudo que você poderia melhorar na sua rotina, em como fazer isso, e se esforce para mudar o que te incomoda ou o que não te agrada. Isso pode parecer exaustivo no começo, mas é essencial que você mantenha o entusiasmo para não desistir.

O segredo para incorporar o entusiasmo no cotidiano é acreditar que as suas ações do presente podem tornar o seu futuro ainda melhor. Imaginando que o dia seguinte sempre pode ser melhor do que o dia anterior, você encontrará o entusiasmo que precisa para renovar sua rotina.

O entusiasmo em grandes projetos

Até uma pessoa que está feliz com a própria vida pode guardar desejos secretos. A vontade de se envolver em um projeto, de buscar um emprego diferente, de construir uma família ou de organizar uma grande viagem nunca parece ser uma prioridade. “Depois eu faço isso”, “talvez não dê certo” e “não quero gastar energia nisso” são algumas das desculpas inventadas para adiar a realização de sonhos.

O entusiasmo pode mudar isso. Uma pessoa que se sente motivada e disposta a alcançar tudo o que deseja não coloca os sonhos em segundo plano. É preciso compreender os nossos desejos e as nossas vontades como projetos que podem ser concluídos e que podem nos trazer realização e felicidade.

Quando você acredita nas suas capacidades e tem confiança em si, todos os planos podem ser trabalhados. Às vezes, irão depender de outras pessoas e demorarão para serem concluídos, mas é importante que estejam colocados como uma possibilidade a ser alcançada.

Site Eu sem Fronteiras

Nós não temos controle de tudo (e isso é uma coisa boa!)

A única coisa de que temos controle é a maneira como agimos e reagimos diante dos fatos. Nada mais

Durante toda a minha vida, eu fiz planos. Tenho planos para a aposentadoria, planos para o jantar, planos para o que farei todos os dias e a que horas. Tenho metas para o meu desempenho no trabalho e para o crescimento pessoal e espiritual.

Sou persistente e cuidadoso ao tentar implementar meus planos. Muitas vezes, isso significa que confio inteiramente em mim, porque nada é mais frustrante do que quando alguém sai do roteiro e joga um balde de água fria nos meus planos. Se alguém cancelar uma reunião comigo ou deixar de responder a um e-mail em tempo hábil, fico irracionalmente frustrado.

Eu sou o tipo de criança que faz todo o trabalho para o grupo da escola. Ainda me sinto mais confortável mantendo o controle e cuidando da maioria das coisas sozinho.

Aqui está o benefício de estar no controle: eu me convenci de que isso é muito eficiente. A desvantagem: qualquer controle que eu acho que tenho é uma ilusão.

Na verdade, nunca estou no controle; eu só acho que sou. Há momentos em que isso se torna dolorosamente claro para mim.

A cada dia, parece que a pandemia de coronavírus fica mais fora de controle. Meus planos de aposentadoria estão fora de controle. Minhas escolhas sobre quais restaurantes eu patrocinar estão fora de meu controle. Sou sacerdote e não posso nem celebrar uma Missa pública. Não posso nem começar a expressar o quão chateado e triste estou com isso, o quanto sinto falta dos meus paroquianos. Eu mudaria tudo isso, se pudesse. Mas eu não posso.

O que estou experimentando é uma série de emoções que surgem ao enfrentar minha súbita perda de controle.

O primeiro da lista é a frustração. Eu quero algo ou alguém para culpar. Quero poder tomar minhas próprias decisões sobre como e quando sair de casa e qual mão estou disposto a apertar. Quero ser o único a decidir quando as Missas e os estudos bíblicos serão cancelados. Essas escolhas, no entanto, não cabe a mim decidir agora. Sei que isso é o melhor, mas, no entanto, não posso abalar sentimentos de intensa frustração.

Segundo: estou estressado. Eu queria estar fazendo algo, qualquer coisa, mas não posso. Sinto-me confortável em fazer minha pequena parte – oferecendo Missas particulares, ouvindo confissões, garantindo que a Igreja seja destrancada todos os dias – mas eu gostaria de poder controlar toda a situação do começo ao fim.

Já sei há algum tempo que gosto de estar no comando e tenho trabalhado para melhorar isso aos poucos. Ao longo do caminho, aprendi algumas lições subjacentes ao meu desejo de controle. Em parte, ele nasce da insegurança. Estou desesperado para que meu caminho seja o caminho certo, o único caminho. Estou muito inseguro para permitir que um plano alternativo seja sugerido, pois quero que o meu caminho seja o melhor. O desejo de controle também vem do medo. Tenho medo e ansiedade pelo desconhecido e, portanto, tento exercer minha influência para afastar o inesperado.

Tudo o que realmente podemos controlar é como reagimos. Nada mais. Há benefícios em abrir mão do controle. Para mim, entender que nem toda situação precisa da minha opinião me permitiu encontrar mais aceitação das outras pessoas e situações. De repente, posso relaxar, me surpreender e descobrir bênçãos inesperadas. Um sentimento de confiança começa a se desenvolver em relação a outras pessoas, e aprendi a apreciá-las e até a admitir que suas ideias geralmente são melhores que as minhas.

A vida é muito melhor assim. Embora as circunstâncias atuais tenham revelado que ainda tenho um longo caminho a percorrer para deixar o controle, é muito claro para mim que quanto mais pudermos fazer isso, mais felizes seremos.

Site Aletéia com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE.

quinta-feira, 26 de março de 2020

26 de Março - Dia do Cacau

O cacau é a principal matéria-prima para a produção do chocolate. Por isso, muitas pessoas também consideram o dia 26 de março como o Dia do Chocolate. Agora ficou mais interessante, né?

O cacau é um fruto típico da América Central e do Sul, mas também é amplamente encontrado em algumas regiões da África e Ásia.

Atualmente, o Brasil assume o posto do quinto maior produtor de cacau do planeta, sendo que 95% da produção nacional é da Bahia.

E como celebrar o Dia do Cacau? Além de comer muito chocolate (como é óbvio!) esta data também é útil para debater (principalmente nas escolas) o papel econômico que o cacau representou para o país, em especial para a região sul da Bahia.

Origem do Dia do Cacau

A criação do Dia do Cacau é uma iniciativa do deputado Atayde Armani (DEM-ES), com a intenção de promover um debate sobre como encontrar soluções para a proteção dos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e Bahia.

Curiosidades sobre a fruta:

O cacau já foi mais valioso que a prata ou o ouro

Sabemos que é difícil de acreditar, mas você sabia que o cacau já foi um produto considerado mais valioso do que a prata ou o ouro? Quando os primeiros navios espanhóis aportaram na América do Sul, os exploradores descobriram que os índios não se importavam tanto com a prata ou o ouro da mesma maneira que valorizavam o cacau. O motivo de tudo isso? O cacau sempre foi considerado pelos índios uma das oferendas mais importantes para os deuses Maias.

As primeiras receitas de chocolate foram criadas pelos Astecas

Cacau e chocolate são duas coisas bem diferentes. Enquanto o primeiro é o nome do fruto que é bastante comum na América do Sul, o chocolate é apenas uma das receitas derivadas dele. Inclusive, o próprio chocolate já sofreu várias alterações em sua receita até alcançar a formulação que tanto conhecemos e amamos.

Quem desenvolveu as primeiras receitas de chocolate foram os Astecas, por volta de 1400, quando dominaram os Maias. Eles preparavam uma bebida à base de cacau, pimenta, água, mel e especiarias que atendia pelo nome de xocoatl (que significava água amarga) ou cacauhalt (água do cacau). Ao longo dos anos, a receita passou por um número significativo de alterações, chegando na formulação sólida e saborosa que conhecemos e amamos.

O cacau é um antioxidante tão poderoso quanto o vinho

Você provavelmente já ouviu falar que tomar uma taça de vinho tinto por dia faz muito bem para a saúde, certo? Mas sabia que o cacau pode ser um alimento tão poderoso quanto o vinho para a sua saúde?

Essa pequena fruta é responsável por conter um volume relativamente alto de antioxidantes em sua concentração (em alguns casos, podendo apresentar até 12 vezes mais compostos do que o vinho). Os antioxidantes são compostos responsáveis por controlar o efeito dos radicais livres em nosso organismo, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, degenerativas e até alguns tipos de câncer.

Vale a pena reforçar que, para se beneficiar da ingestão dos antioxidantes do cacau, é mais interessante valorizar o consumo de chocolates feitos com maior concentração desse ingrediente (como os mais amargos) ou então o uso da fruta nas suas receitas!

Faz bem para a disposição e para o coração

O cacau é o principal responsável pelo aumento da produção de serotonina no nosso organismo, quando consumimos chocolate ou receitas que tem esse ingrediente em suas preparações. A serotonina é o hormônio responsável pela nossa sensação de prazer e, por isso, logo após a ingestão de cacau, você se sente mais bem disposto e bem humorado – e é exatamente por isso que indicamos o consumo de chocolate para tratar sintomas da TPM ou até mesmo para auxiliar no controle da depressão.

Essa fruta ainda faz muito bem para o funcionamento do coração, visto que tem ação vasodilatadora e facilita a circulação e distribuição do sangue por todo o corpo.

Calendarr e site do Grupo Pão de Açúcar

Correr macio

“Tempo, tempo mano velho, falta um tanto ainda eu sei pra você correr macio…”, diz o inicio da letra da música Tempo, do grupo Pato Fu. Estes dias de isolamento social  e com trabalhos feitos em casa, acaba nos forçando a rever o conceito de uso e aproveitamento do tempo.

Há vinte dias, antes de 25 de fevereiro de 2020, provavelmente se fossemos convidados para alguma atividade menos prazerosa, poderíamos dizer, como uma desculpa elegante, que os tempos estão corridos, não conseguirei estar lá em tempo. Os dias se passaram, a pandemia chegou e se estabeleceu uma nova rotina: ficarmos em casa, sem gastar nosso tempo com trânsito, compras, atividades físicas… Vemos parte do tempo sobrando e podendo ser gasto com atividades que num período tão curto, antes talvez não pudéssemos  praticar.

Podemos agora dar tempo à saúde, à casa, à família, aos pets, à natureza, à leitura, à musica, e muitas outras atividades simples de convivência um pouco esquecidas pela usual correria. Criamos o hábito e a sensação de que momentos livres precisam ser ocupados com alguma atividade. Um conceito de que precisamos ser úteis, eficientes. Muitos cultivam a necessidade de ocupar sempre o tempo com tarefas habituais ou novas descobertas, o que pode passar  a impressão de dias cada vez mais curtos para tantas atividades.

Reuniões infindáveis, chefes, clientes e colegas de trabalho que não têm o mesmo ritmo e objetivo e, por vezes,  provocam discussões que podem tomar horas preciosas na vida de alguns. É muito comum quem vive essa situação pensar que está  perdendo tempo. Por outro lado, quando se está  imerso em atividades que dão prazer, costuma-se achar que o tempo passou muito rápido. Quem nunca pensou na expressão popular “o que é bom dura pouco” e acabou por concordar com ela quando acabou o fim de semana, aquela viajem maravilhosa, o encontro com as pessoas que gostamos, o prato elaborado que adoramos saborear.

Como então balancear o tempo, como deixá-lo correr macio e usá-lo em nosso favor? Cada um de nós vai ter a sua resposta, muitos especialistas sugerem que o segredo  não envolve  coisas grandiosas e, sim, a auto permissão de olhar para o nosso dia com mais leveza e menos cobranças. Observar e preservar  momentos de alegria. Lançar um olhar novo para a rotina, buscando ver detalhes ou novidades naquilo que nos cerca.

Quando fazemos isto forçamos nosso cérebro a deixar sua zona de conforto e isso, por si só, já muda a percepção do tempo e permite refletir sobre o que realmente é importante. Permitir-se se dar tempo para conhecer pessoas, lugares, tomar caminhos diferentes ao voltar para casa, agir de maneira espontânea, envolver-se em atividades ajuda no auto conhecimento. Em tempos de confinamento, a criatividade precisa ser ainda maior.

Todos esses pequenos detalhes, aparentemente até bobos, podem nos dar o poder de mudar a forma de sentir e agir diante do passar das horas. Por isto é comum os que chamam o tempo de amigo, mano velho, pois ele permite o olhar da autenticidade, pois tem a capacidade de mostrar o que não significa tanto quanto pensávamos,  e nos dizer o que, de fato, é precioso.

Adriana – CVV

Coronavírus: momento de aflição em seu coração

O momento de aflição inegavelmente nos abala neste momento de enfrentamento do novo Coronavírus. O que fazer para serenarmos o ser durante esses dias?

Alimentar a fé e os sonhos, não parando o que está a nosso alcance, mesmo dentro da nossa residência. Podemos realizar infinitas ações, a começar pela organização.

Ou seja, a organização tem um poder primordial de início de uma nova caminhada. O reflexo de um cronograma, de uma gaveta limpa, dos papéis em ordem refletem em nosso ser.

Em outras palavras, esse é um momento importantíssimo para retomada de muitas questões esquecidas em nós. E diante da dificuldade, temos o convite mais sincero de mudança.

Saber aproveitar a tempestade

‘A tempestade espanta. Entretanto, acentuar-nos-á a resistência se soubermos recebê-la. A dor dilacera. Mas aperfeiçoar-nos-á o coração, se buscarmos aproveitá-la.’ (André Luiz/Chico Xavier)

O que aprendeu até agora?

Se responda: o que aprendi até este momento? Reforcei a minha fé? O tempo que me sobrou foquei em meus sonhos? O que a pandemia tem ensinado para meu espírito.

Ou seja, resgate sua essência. Se alimente dela de maneira profunda, com reflexão integral. É momento de reconexão com o Criador e com a gente mesmo.

Site Chico de Minas Xavier

Música para relaxar e dormir

Todos sabem que ter boas noites de sono é um dos principais segredos para uma vida saudável. Quando acordamos mal- humorados, por muitas das vezes justificamos: “dormi mal”, mas o sono está ligado a muitos outros aspectos na vida de uma pessoa, não apenas ao humor. 

Dormir bem é como revigorar os ânimos e dar uma nova carga de energia ao corpo: o metabolismo melhora, produz disposição e se fortalece para a prevenção de doenças crônicas, mas muitas pessoas percebem certa dificuldade na hora de pegar do sono e também a dificuldade de manter-se dormindo pelo tempo necessário para repor as energias. Se você está com dificuldades na hora de descansar, se atente às dicas de músicas para relaxar e dormir que vamos te dar neste artigo!

Segundo Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, apenas uma noite de sono mal dormida pode fazer com que o corpo necessite de 30% mais de insulina de um dia para o outro. No ano de 2014, a Fundação Nacional do Sono, nos EUA, fez uma pesquisa para relatar quantas horas de sono são necessárias para que problemas como ansiedade, falta de concentração, depressão e ansiedade não sejam desencadeadas pela falta de noites bem dormidas.

A qualidade do sono é um fator muito importante para que o nosso organismo realize as funções necessárias enquanto dormimos, e que está ligado diretamente à nossa qualidade de vida. É válido parar e analisar quanto tempo você anda tirando para descansar, relaxar e dormir, pois a falta de cuidado com o próprio corpo pode desencadear diversos distúrbios do sono e diminuir a qualidade do mesmo enquanto você dorme.

Como determinados sons podem auxiliar na hora do sono? Existem músicas para relaxar e dormir?

Não sei se você sabe, mas a música atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que é responsável pelo estímulo de atividades relaxantes e permite ao organismo responder a situações de calma. Assim, ao ouvir determinadas músicas, o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos diminuem e o corpo recebe a sensação de relaxamento. A revista PLOS ONE publicou um estudo no ano de 2018, onde revela a descoberta dos artistas mais indicados para ajudar na insônia, e nesta grande lista podemos encontrar cantores mais atuais como Ed Sheeran e mais antigos e clássicos como Bach e Mozart.

Os especialistas do sono indicam ritmos como o folk, o jazz e o clássico para quem busca relaxamento para o sono. Lyz Cooper, da academia Britânica de Terapia do Som, recomendou alguns sons com peculiaridades técnicas específicas: músicas que possuam 60bpm ou menos, ou músicas propriamente projetadas para relaxar, pois as suas repetições de ritmos e tons mais lentos e baixos promovem bem estar ao corpo.

Veja algumas dicas de músicas, apps e playlists para te ajudar na hora do sono:

“Weightless”

Weightless é uma música do grupo Marconi Union que foi comprovada por meio de um estudo ser mais relaxante do que qualquer outra canção. Possui oito minutos e dez segundos de duração e foi constatado que ela diminui os batimentos cardíacos em 35% e reduz a ansiedade em 65% da pessoa que a escuta. A música está disponível no Spotify, Deezer, Google Play Music e no Youtube.

Álbum “Sleep”

O compositor contemporâneo Max Richter lançou o álbum “Sleep”, baseado na neurociência do sono com a intenção de atuar no relaxamento e tratar insônias. Pode ser encontrado na plataforma de streaming Deezer e no Youtube.

Você também pode buscar por músicas que te tragam algumas lembranças positivas, apostando nas mais calmas e com repetições que sincronizem com o seu estado de espírito, assim você estrará em sintonia com o som ouvido e sentirá um efeito tranquilizante.

Plataforma Calm

“Calm” é um serviço online que disponibiliza áudios que atuam como relaxantes para que os seus usuários possam dormir melhor ou simplesmente relaxar em momentos de tensão do dia. O acesso à plataforma é totalmente grátis e oferecem músicas relaxantes, sons de meditação e histórias que têm o objetivo de acalmar a mente.

ASM

Você com certeza já deve ter visto alguns vídeos no Youtube ou em alguma outra rede social, onde pessoas mastigam alimentos na frente de um microfone, mexem em “slimes” e até mesmo cortam sabonetes e papéis. O termo ASMR se refere à sensação de prazer que os estímulos visuais, cognitivos e auditivos proporcionam. Pesquise no Youtube por vídeos com esta sigla e encontre o que mais te agradar!

Spotify

Na plataforma Spotify, é possível encontrar diversas playlists de músicas para relaxar e dormir. A dica de hoje é a intitulada “Hora de dormir”, que possui diversas canções e melodias que com certeza vão te acalmar e diminuir a insônia.

App Rain Sounds

Se você gosta de dormir ouvindo aquele barulhinho da chuva, esta é a melhor opção para você! O aplicativo Rain Sounds oferece variados sons de chuva, seja pingando na janela, forte, fraca e até mesmo barulho fraco de trovões. Está disponível para Android e IOS.

Site eu sem Fronteiras

quarta-feira, 25 de março de 2020

Dicas de filmes para assistir online e EXTRAS

No perfil do LEAE no Instagram (@laraprendizesdoevangelho) postamos ontem uma lista de filme espíritas para assistirmos neste momento de quarentena. 

Admirei com a repercussão. Pediram-me orientação sobre as plataformas e sites que disponibilizam os filmes indicados, abaixo os que encontrei e extras que achei no Youtube. Divirtam-se!

Nos Passos do Mestre
https://www.youtube.com/watch?v=UQpIC5Bepog

Paulo de Tarso
https://netcine.info/paulo-de-tarso-e-a-historia-do-cristianismo-primitivo/

Viva - a vida é uma festa
https://www.youtube.com/watch?v=VHAtm24zo6A

Kardec - A história por trás do nome
https://netcine.info/kardec/

Nosso Lar
https://www.youtube.com/watch?v=pcPeGMzd5tI

Chico Xavier
https://www.youtube.com/watch?v=s3vXBBgwMeQ

O Filme dos Espíritos
https://www.youtube.com/watch?v=Fldt07v0WlM

Bezerra de Menezes
https://www.youtube.com/watch?v=0TuoaayQnss


Extras:


As Mães de Chico Xavier
https://www.youtube.com/watch?v=0RJ8Q3v4DLw&list=PLrhO7gQJJEyfA2Du6XuloIkBdQvuECqSr&index=9

Joelma 23º Andar - Filme Espírita (Chico Xavier) 1979
https://www.youtube.com/watch?v=h-ZWNoCt4Gg&list=PLrhO7gQJJEyfA2Du6XuloIkBdQvuECqSr&index=8

Data Limite
https://www.youtube.com/watch?v=4JxukHvGVzE&list=PLrhO7gQJJEyfA2Du6XuloIkBdQvuECqSr&index=7

E a Vida Continua
https://www.youtube.com/watch?v=VSMpgJrv5jQ&list=PLrhO7gQJJEyfA2Du6XuloIkBdQvuECqSr&index=6

Causa e Efeito
https://www.youtube.com/watch?v=DeDdGeouxU0&list=PLrhO7gQJJEyfA2Du6XuloIkBdQvuECqSr&index=5