terça-feira, 3 de março de 2020

Compreensão do Espiritismo - Entrevista com Rosária Maria

O Espiritismo tem sido mais entravado pelos que o compreendem mal do que pelos que não o compreendem absolutamente e, mesmo, por seus inimigos declarados.

E o curioso – segundo Kardec – é que os que o compreendem mal geralmente têm a pretensão de compreendê-lo melhor que os outros.

Para remediar esses inconvenientes, ou seja, para prevenir as consequências da ignorância e das falsas interpretações, é preciso cuidar da divulgação das ideias justas, em formar adeptos esclarecidos, cujo número crescente neutralizará a influência das ideias erradas.

(Allan Kardec – Revista Espírita 1964 – P. 321)

Citação retirada do site Luz do Espiritismo, do Projeto Conhecer, Sentir e Viver Kardec.

Após a leitura de tal trecho, pedimos que Rosária Soares, integrante da Coordenação de Estudo e Doutrina (CED) do LEAE, nos respondesse algumas questões sobre as incompreensões do espiritismo.

EC - Assim como entendemos a Bíblia ter várias interpretações, acha que a doutrina espírita gera essa mesma variedade?

Rosária Soares - O Espiritismo tem bases em princípios que o  fundamentam como Doutrina Positiva, ou seja, baseada em fatos, não em especulações. 

Em 'O Livro dos Espíritos' estão contidos esses princípios, os quais não dariam margens a dúvidas ou interpretações equivocadas. Entretanto observamos referências do tipo: Espiritismo Kardecista, Espiritismo Cristão, Espiritismo de mesa branca, etc, como se houvessem variedades do Espiritismo.

Em o Projeto 1868, Allan Kardec traça um planejamento para que a unidade doutrinária fosse preservada. Para o codificador, somente o Espiritismo bem compreendido, com  conhecimento das bases filosóficas, constitui instrumento fundamental para a formação da convicção doutrinária e, esse, constitui o fortalecimento da unidade doutrinária, quer seja nos Centros Espíritas, nas federativas, entre os adeptos de modo geral. 

Leon Denis escreve na Introdução da obra 'No Invisível' que  "O Espiritismo será o que dele fizerem os homens”. Diz ele que ao contato da Humanidade as mais altas verdades às vezes se desnaturam e obscurecem. Podem constituir-se uma fonte de abusos. 

Observamos que até mesmo a doutrina do Cristo resultou em controvérsias, interpretações que demonstram a má compreensão da mesma, incorrendo nas diversificações que sabemos. Entretanto, aqueles que a tomaram como doutrina séria conseguiram e manterão seus princípios preservados. 

EC - Como identificar ideias ignorantes daqueles que a mal aplicam propositalmente?

Rosária Soares - As ideias equivocadas vieram por fonte de um não saber, ou por um saber orgulhoso, vaidoso, oportunista e egoístico?  São respostas que não temos condições de dizer de forma genérica, uma vez que depende de vários fatores e que teríamos de analisar, caso a caso. Mas podemos e devemos observar, ponderar, e acima de tudo, conferir se o que nos é colocado como proveniente da Doutrina Espírita, está condizente com seus princípios.

Qualquer que seja a fonte, da ignorância, ou do oportunismo maldoso, essas ideias devem ser refutadas por aqueles que desejam verdadeiramente conhecer a Doutrina Espírita em toda a sua pureza.

E toda ideia distorcida só será identificada se estudarmos o Espiritismo.

EC - Onde entra a importância dos estudos das casas espíritas nesse quadro de entendimento?

Rosária Soares - "Um curso regular de Espiritismo seria professado com o objetivo de desenvolver os princípios da ciência e de propagar o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos capazes de difundir as ideias espíritas, e desenvolver um grande número de médiuns. Eu olho esse curso como podendo exercer uma influência capital sobre o futuro do Espiritismo, e sobre as suas consequências.

A FEB tornou permanente a Campanha do ESDE ( Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), disponibilizando cursos de preparação de monitores, manuais de funcionamento, apostilas de todos os programas. 

Ademais, temos os outros estudos sistematizados da FEB, disponibilizados aos que já fizeram o ESDE, como o Estudo da Mediunidade e o Estudo Aprofundado da Doutrina, entre outros.

Não há como desenvolvermos discernimento na escolha desta ou daquela obra ou deste ou daquele curso,  sem conhecimento prévio daquilo que constitui a base doutrinária. Significa estudar, compreender e vivenciar Kardec. Temos as Obras Básicas da Codificação e a Revista Espírita como obras obrigatórias ao conhecimento espírita.

EC - Recomenda leituras para estudantes iniciantes da doutrina?

Rosária Soares - Penso já ter respondido a essa questão. As Obras Básicas da codificação e a Revista Espírita. No livro O que é o Espiritismo, o iniciante já terá noção da abrangência do conhecimento ao qual está disposto adentrar, e o quanto precisará se dedicar ao seu estudo. 

Nascida espírita, Rosária Soares, sempre foi ativa nas casas que frequentava, trabalhando de várias formas. Participou, inclusive, na fundação, há mais de 30 anos, do LEAE.