quinta-feira, 30 de maio de 2019

Lidando com as tempestades emocionais infantis

As emoções são importantes para todos nós, nos auxiliando na tomada de decisões para estarmos seguros e saudáveis. Contudo, algumas vezes elas se tornam fortes e difíceis de manejar - são como verdadeiras tempestades emocionais.

Quando falamos de crianças, isso se mostra ainda mais presente, tendo em vista que elas não possuem maturação para lidar com impulsos. A área de cérebro responsável pela regulação emocional estará completamente madura entre 20 e 25 anos de idade. É ISSO MESMO!!!

Muitas vezes, nós adultos estamos esperando ou exigindo habilidades emocionais para as quais as crianças não estão prontas. Outras vezes, desejamos delas um autocontrole que nem nós mesmos temos. E fazemos isso custe o que custar, principalmente para cessar tempestades em público.

Antes de tudo, o adulto é quem precisa de acalmar. Através dos neurônios-espelho, isso já pode ser um grande passo para que a criança comece a diminuir a sua tempestade. Raiva e irritabilidade são contagiosas.

Dreikurs aconselha os pais para "fechar a boca e agir". Ficar dando sermões, explicações ou tentando gerar culpa será em vão, tendo em vista que o cérebro está inundado de emoções e não consegue "pensar".

PALAVRAS SÃO COMO JOGAR COMBUSTÍVEL EM CHAMAS. Já perceberam isso? 

Respire fundo, quando todos estiverem calmos, vocês poderão conversar e aprender com erros.

Em uma Tempestade Emocional estamos todos desconectados. Para "integrar" o cérebro e pensar novamente, devemos começar pelos adultos com uma respiração focada, um copo de água, uma pausa positiva, pegue uma foto bem especial do seu pequeno e olhe pra ela por 5 minutos.

Assim que estivermos nos sentindo melhores, poderemos ajudar a criança a encontrar o mesmo processo e focarmos juntos nas soluções dos problemas.

Perfil do Instagram Positivamente_PSI