sexta-feira, 17 de maio de 2019

Oito filmes brasileiros que investem no segmento espiritual

Joelma 23º Andar (1979)

Inspirado no livro "Somos seis", psicografado pelo médium Chico Xavier, o filme mostra a jornada de uma jovem mulher, depois que ela morre no incêndio do Edifício Joelma, em 1974. Foi o primeiro filme brasileiro com temática espírita e o único que retratou o trágico incêndio do Edifício Joelma, que deixou 191 mortos e mais de 300 feridos, no dia 1° de fevereiro de 1974.

Dirigido por Clery Cunha e protagonizado por Beth Goulart, no papel de Lucimar.

Cafundó (2005)

Misturando fatos com ficção, o filme conta a vida de João de Camargo, um ex-escravo negro que faz milagres e se dedica a ajudar os outros, tornando-se uma das lendas brasileiras. 

Com direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno, a produção tem Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino e Francisco Cuoco no elenco.

"Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito" (2008)

Com nomes como Carlos Vereza e Lúcio Mauro, o longa aborda a vida de Bezerra de Menezes, o "médico dos pobres", desde a infância no Nordeste até os estudos de Medicina e a carreira como político abolicionista no Rio de Janeiro. 

A produção foi um sucesso de audiência, e levou 50 mil espectadores aos cinemas no primeiro fim de semana em cartaz.

"Chico Xavier" (2010)

Biográfico, o longa mostra a trajetória do médium que viveu 92 anos e escreveu mais de 400 livros psicografados, desde a infância ao desenvolvimento de sua mediunidade. Com direção de Daniel Filho, e grandes nomes no elenco, a produção tem Matheus Costa, Ângelo Antônio e Nelson Xavier interpretando Chico Xavier em diferentes fases.

Sua estreia foi no dia 2 de abril de 2010. Em 6 de maio de 2010, havia sido visto no cinema por três milhões de pessoas

"Nosso Lar" (2010)

Baseado no best-seller de Chico Xavier, o longa foi dirigido por Wagner de Assis, e conta a vida do médico André Luiz na cidade espiritual de Nosso Lar. Mais um sucesso de audiência no cinema espírita, a produção alcançou o número de 3,6 milhões de espectadores em seis semanas em cartaz.

Desenhos minuciosos do mapa da cidade "Nosso Lar", assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante suas saídas do corpo (desdobramento) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade "Nosso Lar"e mais tarde serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê no filme.

"As mães de Chico Xavier" (2011)

Glauber Filho e Halder Gomes dirigem a produção que mostra três mulheres que têm as vidas transformadas quando recebem o conforto das palavras de Chico Xavier e reencontram a esperança. As histórias reais do livro "Por trás do véu de Iris", psicografado pelo médium, inspiraram o longa.

"O filme dos espíritos" (2011)

Centrado em "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec — obra basilar da doutrina espírita — o longa mostra um homem de 40 anos que, em depressão após a morte da esposa e a perda do emprego, começa uma jornada em busca da da compreensão dos mistérios da vida espiritual. A direção é de Michel Dubret e André Marouço.


"E a vida continua" (2012)

Dirigido por Paulo Figueiredo, o longa é baseado no livro homônimo do autor espiritual André Luiz, psicografado por Chico Xaxier. Na história, um homem e uma mulher se conhecem em uma estrada, e após perceberem que estão indo para o mesmo hotel, constroem uma amizade sólida baseada também nas dificuldades enfrentadas ao longo da vida

O livro E a Vida Continua... é o 13.º da Coleção André Luiz (também chamada de A Vida no Mundo Espiritual) lançado em 1968. Foi o segundo filme realizado a partir de um romance mediúnico de André Luiz. O primeiro foi Nosso Lar, de 2010, sucesso de bilheteria.

G1 com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE.