O Dia do Abraço é comemorado anualmente em 22 de maio.
O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais "abraçadeiras" do que outras.
Nesta data é normal comemorar dando muitos abraços, como acontece com as pessoas que oferecem os “Free Hugs” ou Abraços Grátis! Afinal de contas, a melhor maneira de desejar para alguém um feliz Dia do Abraço é dando um abraço!
Esta data teria surgido a partir da iniciativa do australiano Juan Mann que criou a campanha Free Hugs Campaign, em 2004, com o simples objetivo de distribuir abraços "gratuitos" pelas ruas de Sydney.
O PODER DO ABRAÇO
Todos nós sabemos o que é abraçar ou o ato de abraçar, mas podemos defini-lo de algumas formas. No seu primeiro sentido seria o ato de envolver com os braços, mas também pode ser o acolhimento com os braços como forma de saudação, carinho ou conforto. Ou seja, o abraço é um excelente meio de comunicação entre as pessoas que não precisa ser expressado através de palavras. Mas, além de todas essas definições teóricas, você alguma vez já pensou nas implicações de um abraço? Como sentimos os abraços e qual é o impacto que eles têm sobre nós?
Muitos de nós, se voltarmos às situações do nosso passado, encontraremos muitas situações importantes em que um abraço foi suficiente para nos consolar, uma resposta para algo que precisávamos, e até mesmo um presente dos nossos entes queridos.
Abraçar é uma forma maravilhosa de dar amor aos que nos rodeiam, aquecem a alma dos que os recebem. Tudo funcionaria melhor se abraçássemos mais, porque apesar de abraçar ser um ato cotidiano, desconhecemos os benefícios que um abraço proporciona.
Existem muitos tipos de abraços, alguns mais positivos, outros mais negativos, cada um tem uma intenção, estabelecendo uma linguagem simbólica entre a pessoa que dá e a que recebe. Mas o importante não é só receber abraços, mas também dar e pedir se for necessário.
É impossível listar todos os benefícios de um abraço, uma vez que teríamos que parar em cada situação específica, observar o contexto, a motivação, as pessoas envolvidas e a história de cada um, mas podemos citar alguns benefícios gerais que os abraços positivos nos trazem.
Diminui o estresse.
Sentimento de segurança e proteção.
Melhora a autoestima.
Transmite energia e coragem.
Melhora os relacionamentos interpessoais.
Proporciona um sentimento de tranquilidade.
No entanto, é melhor que você comprove tudo isso por si mesmo quando abraçar alguém, porque não há dois abraços iguais, por mais que desejemos.
“Existe um traje que se molda a todos os corpos… um abraço.”
(Texto no site A Mente é Maravilhosa)