quinta-feira, 9 de maio de 2019

13 de Maio - Comemorado o Dia da Fraternidade

O Dia da Fraternidade é celebrado anualmente em 13 de maio no Brasil.

Também conhecido como Dia da Fraternidade Brasileira, esta data celebra um dos valores mais importantes para manter a união e paz numa sociedade: a fraternidade.

A ideia da fraternidade está baseada no conceito de que todos os seres humanos são iguais e, neste sentido, devem ser tratados igualmente com dignidade e respeito.

Assim, a fraternidade faz com que todos os seres humanos sejam igualados ao status de irmãos, devendo possuir direitos iguais, independente da orientação sexual, etnia, religião ou classe econômica.

E neste contexto, o Dia da Fraternidade procura alertar as pessoas para as desigualdades que ainda existem no mundo.

A nível internacional, o Ano Novo (Reveillon) também é conhecido como Dia da Fraternidade Universal, celebrado em 1º de janeiro.

Origem do Dia da Fraternidade Brasileira

O Dia da Fraternidade Brasileira foi criado a partir da Campanha da Fraternidade, criada em 1961 por três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, uma organização humanitária da Igreja Católica.

Artigo publicado no site da Mansão do Caminho, em 2015, procurava também, além de lembrar da data comemorativa do dia 13 de maio, também explicar a importância da Fraternidade. Abaixo alguns trechos: 

"Expressa no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a fraternidade é a afirmação de que “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Entretanto, o que significa a palavra fraternidade? Origina-se do latim frater = irmão. Convivência harmoniosa e afetiva entre as pessoas. Relação entre irmãos (Irmandade). Amor ao próximo.

(...)

Igualmente, Joanna de Angelis (Florações Evangélicas - Divaldo Franco.) oferece o caminho para a tolerância e, consequentemente, para a fraternidade, quando  orienta:

 “O ser querido desertou do lar, vencido pela fragilidade das fôrças ainda impregnadas de alta dose de animalidade; todavia, acusa-te, fazendo-te responsável pela sua fuga. Sê tolerante e conserva-te fraterno em relação ao evadido.

O antigo dedicado de ontem não deseja mais a tua lealdade e sai, arremetendo diatribes que te maceram. Sustenta a tolerância e mantém a fraternidade pensando nele. O beneficiário da tua bondade, navegando em situação de bonança, esquece as tuas dádivas e faz-se soberbo, malsinando o teu nome. Acautela-te na tolerância e reserva-lhe a fraternidade.

As tuas palavras de advertência, tocadas no mais nobre desejo de acertar, são agora transformadas por antigos comparsas que se fizeram teus adversários, em açoites que te alcançam. Continua tolerante e dissemina a fraternidade.

Os convidados pela tua lição de sacrifício a participarem do banquete de luz e vida do Evangelho, apontam-te mil débitos, e sofres. Porfia na tolerância e trabalha pela fraternidade (…).

É chegada a hora do compromisso com a fraternidade assumir um espaço de destaque em nossos corações e colocar em prática o conhecimento de que somente nos enxergando como verdadeiros irmãos, filhos de um só Pai, construiremos um mundo melhor!"

Fontes: Wikipedia e site da Mansão do Caminho