segunda-feira, 6 de maio de 2019

Curso Beneficente de Oratória, em Cuiabá

Comunicar-se bem é indispensável para qualquer carreira profissional. Mesmo para aqueles que trabalham em setores não responsáveis pela comunicação e apresentação da empresa, ter uma boa expressão é uma ótima tática para desempenhar seu papel e obter benefícios para crescer profissionalmente.

Pensando no tamanho da importância do tema, o jornalista Elias Neto ministrará o Curso Beneficente de Oratória, pelo valor de R$ 70. O evento é uma parceria com o Grupo Fraterno Associação Espírita Joanna De Ângelis, e todo o valor arrecadado será para a manutenção e melhoria da sede do grupo.

O curso será realizado no dia 11 de maio, próximo sábado, na Livraria Janina do Shopping Pantanal, em Cuiabá. Para inscrições procurem Solange pelo telefone/Whatsapp 65 9 9983-7274.

Oratória e suas vantagens

O bom orador fala de forma fluida, inteligente e natural. Aplica os conceitos técnicos com linguagem simplificada. Conquista a atenção dos ouvintes com bom humor e simpatia. A elegância da boa comunicação ultrapassa o conteúdo. O próprio orador se torna o conteúdo como um todo, apresentando, argumentando e defendendo as suas posições.

Para conseguir desenvolver a boa comunicação e utilizá-la para impulsionar a sua carreira e a sua vida, a solução é dominar a oratória, que nada mais é do que se expressar bem, com retórica na fala e confiança para encantar o seu público com seus gestos e ações.

Talvez você ainda esteja em dúvida sobre a importância e a diferença que essa arte pode fazer na sua vida. Por isso, separamos 6 motivos que mostram por que você deve investir seu tempo e seus esforços para aprender técnicas de oratória. Confira:

1. Superar medos
Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal inglês “The Sunday Times”, o medo de falar em público é maior do que o da morte para 41% das pessoas.  

Muitas vezes perdemos oportunidades na vida pelo medo do fracasso mesmo tendo condições para assumir uma posição melhor. Dominar as técnicas de oratória contribui para a superação do medo de ser julgado. Quem se expressa bem consegue ver o mundo com mais positividade e deixa a baixa autoestima de lado. Assim fica muito mais fácil se destacar no mercado.

2. Expressar ideias com clareza
Não conseguir expor os pensamentos para ser entendido é muito comum. Podemos ter um ponto de vista relevante e propostas eficientes, mas se não soubermos como apresentar nossas ideias, dificilmente conseguiremos ser valorizados e ouvidos. A boa comunicação facilita o entendimento e faz com que os superiores nos olhem com outros olhos.

3. Demonstrar características de liderança
Líderes precisam ser seguros, fortes, confiantes e confiáveis. Dominar a oratória conduz a essas características. Se você tem capacidade para gerenciar equipes pela sua experiência mas ainda não chegou lá, o caminho está na busca pela qualificação da sua comunicação pessoal e profissional.

Alguns aspectos da liderança nos levam a desenvolver boas práticas de como ter boa oratória. O bom líder tem a capacidade de inspirar as pessoas em todos os lugares que ela frequenta. Quando você sabe gerenciar de maneira correta suas competências, você tem um bom engajamento com as pessoas.

4. Saber persuadir
Portar-se em público e conseguir a atenção das pessoas é sempre uma tarefa árdua que requer muito esforço. Prender a concentração das pessoas em um mundo em que cada uma quer fazer várias coisas ao mesmo tempo, não é um desafio para qualquer um. Mas como fazer com que aquilo que vou transmitir seja mais interessante do que algo que ela esteja vendo em seu celular?

Quem domina a oratória tem um recurso importante para diversas situações da vida: a capacidade de influenciar e persuadir. Usando essas técnicas é possível ir muito além de apresentar o ponto de vista com clareza. Conseguimos vender nossas posições para o nosso público com facilidade, basta saber quais são as características das pessoas que estão ouvindo, quais são seus objetivos, anseios e crenças, informações obtidas por meio do estudo de público, um dos primeiros passos aprendidos na arte da oratória.

5. Transmitir credibilidade
O acesso à produção de conteúdo que temos hoje em dia facilitou a transmissão de informação e ideias entre pessoas. Por um lado, isso traz diversos aspectos vantajosos, entretanto facilitou a difusão de informações com erros graves. Essa facilidade baixou a taxa de credibilidade que temos em tudo que lemos, vemos e ouvimos, o que tornou ainda mais difícil alcançarmos posições de destaque.

Saber como usar a expressão em favor do que acreditamos é uma ótima solução para a falta de credibilidade que vemos por aí. Quando mostramos domínio de conhecimento e segurança, passamos tranquilidade e confiança para quem nos ouve. Assim fica muito mais fácil sermos levados em consideração, não é mesmo?

Outra maneira de transmitir credibilidade é utilizar dados para suportar suas opiniões. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer sobre um assunto e depois ser desacreditado pelos dados, não é mesmo? Para não correr esse risco é importante saber como analisar dados, um assunto que tem ficado cada vez mais importante nas organizações modernas.

6. Melhorar o desempenho pessoal
Quem aprende oratória não aprende apenas formas de progredir no mercado. Quem sabe se comunicar sabe como se portar em todos os ambientes, inclusive nas relações interpessoais.

Impressionante, não acha? A boa comunicação consegue melhorar drasticamente o seu desempenho. Como você poderia liderar pessoas e equipes se ainda não sabe interpretar suas expectativas, desejos e transmitir metas e diretrizes?


FACILITADOR:

ELIAS NETO é Jornalista, Editor-Chefe e Apresentador de TV. Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior pela UNIC. Professor de Comunicação e Oratória em vários cursos e Autor do livro “Do rádio ao telejornalismo – A Trajetória de um Aprendiz”. 

Entrou para a história como o primeiro apresentador a ultrapassar três décadas no mesmo telejornal em Mato Grosso.

Equipe de Comunicação do LEAE com dados fornecidos pelo site da Escola EDTI