quarta-feira, 22 de abril de 2020

7 hábitos das pessoas mais felizes — mas que quase ninguém pratica

Não existe melhor momento do que agora para pensar em como garantir sua própria felicidade. Em meio à pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, ansiedade e estresse podem ser constantes.

As pessoas mais felizes são aquelas que cultivam hábitos positivos mesmo durante tempos incertos. Alguns estudos listados pelo site americano Inc.com suportam essa rotina, garantindo que tais hábitos são bons tanto para a saúde quanto para os negócios.

Veja os sete hábitos das pessoas mais felizes — mas que quase ninguém pratica:

1 — Escolher a bondade
Ainda que muitos gestores não vejam como a bondade pode se refletir no negócio, a evidência prova o contrário. Um estudo da New York University mostra que, quando um colega de trabalho vê outro ajudando alguém, há um aumento na sensação de bem-estar. Quando nós sentimos essa "elevação" ao ver um ato de bondade, tendemos à prática.

2 — Praticar o perdão
Praticar o perdão permite que você olhe para seus erros como algo natural, o que pode permitir que você receba lições e se desenvolva. Pesquisas mostram que o perdão pode ajudá-lo a superar situações ruins mais facilmente e aproveitar o que a vida tem a lhe oferecer.

3 — Ser naturalmente curioso
Estudos mostram que pessoas curiosas têm relacionamentos melhores, fazendo conexões e aproveitando momentos de socialização mais facilmente. Ao mesmo tempo em que a curiosidade cria seu interesse em outras pessoas, também as faz se sentirem mais próximas de você.

4 — Tenha gratidão
Outras pesquisas afirmam que ter um senso profundo de gratidão aumenta a felicidade em 25%, além de reduzir sentimentos como ansiedade e depressão. Pessoas gratas são mais resilientes e dormem melhor.

5 — Ser generoso
Um estudo com 600 americanos mostrou que a felicidade poderia ser prevista pela quantidade de dinheiro que cada um doava. Quanto mais investiam nos outros, mais felizes os alvos do estudo ficavam. Outro estudo da Harvard Business School mostra que recompensas emocionais são mais maiores quando a nossa generosidade se relaciona a outras pessoas.

6 — Exercitar a paciência
Uma pesquisa mostra que pessoas pacientes progridem mais em direção aos seus objetivos e ficam mais satisfeitas quando os alcançam, se comparadas com os impacientes. As pessoas pacientes também têm menos casos de depressão e lidam melhor com o estresse. Da mesma, sentem mais gratidão e se conectam melhor a outras pessoas.

7 — Manter um "diário de positividade"
Você pode treinar seu cérebro para ser mais feliz e otimista se registrar três coisas pelas quais você é grato todos os dias. Essa atividade se torna um hábito se você a fizer durante 21 dias seguidos. Não apenas expressar, mas registrar sua gratidão aumenta o nível de positividade no seu cérebro. Uma pesquisa mostra que sua produtividade aumenta em 31%, as vendas crescem 37% e a chance de uma promoção aumenta 40% com o hábito.

Site Pequenas Empresas e Grandes Negócios