A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido hoje, dia 18 de abril de 1882.
A Dia de Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com o literatura infantil e a importância de adquirir o hábito da leitura desde cedo.
Um aspecto pouco conhecido na vida de Lobato, e mesmo as biografias não se detêm nele é sua ligação com a doutrina espírita. Na década de 40 o escritor incursionou pelos caminhos do espiritismo. O interesse surgiu após a morte dos filhos Guilherme e Edgard, ambos por tuberculose, respectivamente em 1938 e 1943.
Abalado, Lobato passou a promover experiências metapsíquicas, ou seja, "comunicação com almas dos mortos".
Sua mulher, Purezinha, funcionava muitas vezes como médium, e o método escolhido era o do copo que indica letras segundo o manejo dos participantes da sessão.
Lobato detalhava as experiências em "atas", e 49 desses documentos foram publicados pela Ed. Nova Luz em "Monteiro Lobato e o Espiritismo".
Calendarr eSite do Jornal Folha de S. Paulo