Em 15 de abril de 1864 é publicado a “Imitação do Evangelho” que a conselho de amigos, da segunda edição em diante recebe o nome de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
Contendo: a explicação das máximas morais do Cristo, sua concordância com o Espiritismo e sua aplicação às várias posições da vida.
Por Allan Kardec
Com esta epígrafe: “Não há fé inabalável senão a que pode encarar a razão face a face, em todas as idades da Humanidade”.
Ao iniciar o estudo de um livro, é interessante conhecer os motivos que levaram o autor a escrever este ou aquele assunto e, neste caso, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
Allan Kardec havia publicado em 1857, “O Livro dos Espíritos” e do Livro II deste em 1861 elabora e publica “O Livro dos Médiuns”.
Após esses lançamentos, Allan Kardec trabalha em outra obra, porém ninguém conhecia o assunto, nem mesmo o Sr. Didier seu editor. A curiosidade era grande uma vez que na reunião de 9 de agosto de 1863 ele pergunta aos Espíritos:
- “Que pensais da nova obra em que trabalho neste momento”?
Responderam que o livro teria grande influência não só no mundo religioso, como na vida prática das nações; que havia feito muito bem em enfrentar questões de ordem moral prática.
Na reunião de 14 de setembro próxima, outra mensagem termina dizendo: “Com esta obra o edifício começa a libertar-se dos andaimes e já se lhe pode ver a cúpula a delinear-se no horizonte” No ano seguinte a editora recebe os originais de "Imitação do Evangelho"
Site do Centro Espírita Batuira