sábado, 18 de abril de 2020

18 de Abril - 1º Selo Espírita do Brasil

O primeiro foi publicado em 1957 homenageando o Centenário da Codificação do Espiritismo.

Dois dias depois do lançamento do selo postal, em 20/04/1957, é publicado no Brasil, pela “Sociedade Pró-Livro Espírita em Braile”, o primeiro livro espírita grafado em Braile, “O que é o Espiritismo” – publicado por Allan Kardec em 1859.

No ano de 1964 foi emitido o selo em comemoração ao centenário da primeira publicação do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Já em 1969 o correio nacional prestou homenagem ao centenário de falecimento de Kardec.

Após 35 anos, no ano de 2004, a logomarca internacionalmente utilizada nas comemorações do Bicentenário do nascimento de Allan Kardec foi representada na forma de selo. 

No dia 2 de abril de 2010, comemorou-se o centenário de Chico Xavier, um grande representante do espiritismo no Brasil, e o Terceiro Congresso Espírita Brasileiro ocorrido nesse mesmo mês, foi aberto com o lançamento de um selo e de um cartão postal, ambos elaborados pelos Correios, além de uma medalha em homenagem a Chico Xavier, produzida pela Casa da Moeda do Brasil.

Esse selo teve a tiragem de 600 mil exemplares e contém uma imagem do médium psicografando, com os dizeres “Ama Sempre. E quando estiveres a ponto de descrer do amor, lembra-te do Cristo”. Já o Cartão Postal contém uma imagem de Chico Xavier escrevendo uma carta e, ao seu lado, as palavras Fé, Caridade, Amor, Espírito e Saber.

Outra curiosidade é que o selo de Chico Xavier foi vencedor, na categoria Voto Popular, da eleição Melhor Selo do Ano de 2010, concurso promovido pelos Correios desde 1978. A escolha do selo foi feita pelo público, por meio do voto em cédulas e pela página dos Correios na internet.

Site do Grupo Feller