Cuiabá é um município brasileiro, capital do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país.
Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o seu município vizinho, Várzea Grande.
Segundo estimativas de 2018 feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 607.153 habitantes, enquanto que a população da conurbação é de 889.162; já sua região metropolitana possui 918.826 habitantes e o colar metropolitano mais de 1 milhão; sua mesorregião possui 1.105.132 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul.
A cidade foi umas das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal (a cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira).
Cuiabá é famosa por seu forte calor (carinhosamente chamada de Cuiabrasa), com temperatura podendo chegar aos 40 °C nos meses mais quentes, embora, esporadicamente, a temperatura no outono e inverno possa cair para abaixo de 10 °C, devido principalmente às frentes frias que vêm do sul, podendo isso durar apenas um dia ou até uma semana, para logo voltar ao calor habitual. É bom mencionar que as temperaturas mais baixas são registradas enquanto o sol não aparece, pela madrugada.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), maior temperatura atingiu 42,6 °C em 16 de setembro de 2019, superando o recorde anterior de 42,3 °C em 17 de setembro de 2010.