domingo, 21 de março de 2021

Receita para a felicidade: existe?

Pedro Neves, da União das Sociedades Espírita, trata hoje de um tema que toda a humanidade procura: a receita para a felicidade. Ele começa lembrando que Alan Kardec, no Livro dos Espíritos, diz que todas as ações estão submetidas à Lei de Deus.



Jundiaí Agora

20 de Março - Dia da Felicidade

O International Day of Happiness, como é conhecido internacionalmente, tem o objetivo de promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.

O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em junho de 2012. Mas, o "pontapé inicial" da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações "mais felizes do mundo".

A decisão de criar um dia dedicado à felicidade surgiu durante uma reunião geral das Nações Unidas, sob o tema "Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico", em abril de 2012.

Com aprovação total dos 193 países-membros, a proposta de Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de março.

Assim, em 2013 o mundo comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Desde 1972, Butão adota uma postura de "felicidade bruta e absoluta", fazendo com que a "Felicidade Nacional Bruta" seja prioridade acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

segunda-feira, 15 de março de 2021

O poder da gratidão

Quanto mais você agradece, mais motivos tem para agradecer. Esse não é apenas um dito popular. É uma afirmação baseada, literalmente, no poder da gratidão.

Sim, a gratidão tem o poder de sintonizar os acontecimentos da mesma faixa vibratória. Quando você eleva a sua frequência energética ao agradecer por algo, você se sintoniza com outros acontecimentos da mesma elevada frequência e acaba por atrair mais luz para a sua vida. Simples assim.

Há quem pense ser bobagem a Lei da Atração. Geralmente, essas pessoas não se dão conta de que ela funciona tanto para a polaridade positiva quanto para a polaridade negativa. Quando reclamamos de algo, sintonizamo-nos na frequência dos problemas e podemos atrair mais problemas para a nossa vida.

É aquela velha história de “acordar com o pé esquerdo” e começar a reclamar disso e daquilo. Quando você menos se dá conta, seu dia passa a ser uma sucessão de problemas.

Faça da gratidão um estilo de vida. Familiarize-se com essa prática. Seja grato, eleve sua frequência energética e se conecte às pessoas e às situações que lhe trarão cada vez mais motivos para ser grato.

Valorize e honre tudo o que a vida já lhe trouxe, tudo o que o Universo já lhe deu. Agradeça e peça mais.

Site Eu Sem Fronteiras

Podemos dizer que os animais só agem por instinto?

 


593. Podemos dizer que os animais só agem por instinto?

— Ainda nisso há um sistema. É bem verdade que o instinto domina na maioria dos animais: mas não vês que há os que agem por uma vontade determinada? É que têm inteligência, porém ela é limitada.

Comentário de Kardec: Além do instinto, não se poderia negar a certos animais a prática de atos combinados, que denotam a vontade de agir num sentido determinado e de acordo com as circunstâncias. Há neles, portanto, uma espécie de inteligência, mas cujo exercício é mais precisamente concentrado sobre os meios de satisfazer as suas necessidades físicas e prover à conservação. Não há entre eles nenhuma criação, nenhum melhoramento; qualquer que seja a arte que admiremos em seus trabalhos, aquilo que faziam antigamente é o mesmo que fazem hoje, nem melhor nem pior, segundo formas e proporções constantes e invariáveis. Os filhotes separados de sua espécie não deixam de construir o seu ninho de acordo com o mesmo modelo, sem terem sido ensinados. Se alguns são suscetíveis de uma certa educação, esse desenvolvimento intelectual, sempre fechado em estreitos limites, é devido à ação do homem sobre uma natureza flexível, pois não fazem nenhum progresso por si mesmos, e esse progresso é efêmero, puramente individual, porque o animal, abandonado a si próprio, não tarda a voltar aos limites traçados pela Natureza.

Allan Kardec – O Livro dos Espíritos, q. 593.

Site Luz do Espiritismo

Prece da vacinação

Alberto ataca de novo com mais uma de suas preces, dessa vez "agradecendo" a vacina. Não é pra furar fila, mas espíritos missionários como ele talvez pudessem ter um atendimento prioritário...



Canal do Youtube Amigos da Luz

14 de Março - Dia Nacional dos Animais

 

O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.

Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia.

De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

A revista Época fez uma matéria, em 2013, falando sobre a visão das religiões/doutrinas sobre os animais de estimação. Veja o que publicou sobre o espiritismo:

Segundo a Doutrina dos Espíritos, os animais domésticos, como cachorro, gato, cavalo, macaco, possuem uma constituição neural superior e uma inteligência relativa mais acentuada que os demais. Possuem uma longa trajetória de convívio com os humanos, estabelecendo instintos sociais compartilhados. “Há dezenas de milhares de anos, os cachorros vigiavam as comunidades humanas durante a noite e, em troca, recebiam alimentos e companhia. 

Para o Espiritismo, se os animais estão em evolução, podemos auxiliá-los em sua trajetória quando agimos com ética e responsabilidade no relacionamento que estabelecemos com eles. “Por isso, é importante ensinar as crianças a cuidar bem dos animais, dar a eles carinho e proteção. Já os adultos, precisam refletir sobre o estado de crueldade e escravidão a que estão submetendo os animais destinados ao consumo humano, como bois, porcos e galinhas.

Já o Portal dos Espíritos abordou o tema numa entrevista com o médico veterinário Ricardo Luiz Capuano que disse: 'a alma dos humanos e dos animais só estão em fases evolutivas diferentes, onde as almas humanas tem uma aquisição muito maior, mas tem a mesma origem.'

Em tempos de pandemia, Internet é a solução para produções teatrais

Enquanto as locadoras de filmes foram fechadas, uma a uma, já há algum tempo, um outro ramo ganha força nesse momento de pandemia do novo coronavírus: as ‘locadoras de espetáculos’. É isso que a Amo Entretenimento fez ao disponibilizar, na internet, sua nova peça teatral.

Em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo e o Governo Federal, a empresa disponibilizou, on-line, na última terça-feira (9), o espetáculo “A história nunca contada de Allan Kardec, o cientista do infinito” – obra contemplada pela Lei Aldir Blanc.

Baseada em documentos recém revelados, a obra promete ser uma intrigante história de amor, superação e liberdade. Nela, um homem e sua esposa está em busca de respostas, acima de todos os interesses, deixando para a humanidade as revelações sobre as verdadeiras leis da vida.

Em entrevista ao Jornal Cidade, o co-diretor e ator da peça, Eduardo Moreno, disse que tudo está sendo uma grande novidade, pois não é teatro exibido ao vivo, cinema, nem novela. É um teatro gravado.

“Fizemos os ensaios normalmente e depois adequamos as cenas para um melhor enquadramento. Tentamos manter o mais fiel e próximo do que o espectador assistiria se estivesse na plateia. Foram mais de 10 horas de gravação, para um espetáculo que tem duração de 1h42. É trabalhoso e prazeroso”, contou.

A peça tem texto e direção de Alan Moraes, mesmo diretor do espetáculo “Paulo e Estêvão”, e consultoria de Paulo Henrique de Figueiredo, e está disponível para compra na plataforma Vimeo. O telespectador tem até 48 horas para assistir, quantas vezes quiser.

Site Jornal Cidade

sexta-feira, 12 de março de 2021

Dica de Livro: Educação Espírita


O Espiritismo, como síntese do processo do conhecimento, exige um novo método educacional que reflita a compreensão do mundo e do homem. A filosofia espírita tem como objetivo, a educação que vai situar o homem no universo. O Deus de amor, a reencarnação, o perdão infinito do Pai, a nova visão da morte, exigem novos processos de educação. Um mundo novo se abre ante nós. Um mundo que quebra barreiras, acaba com preconceitos e estende uma ponte luminosa ligando os dois universos, o material e o espiritual.

Filha de Herculano Pires, Heloísa Pires é licenciada em matemática, física e pedagogia, possuindo especialização em deficiências visuais e físicas. Considerada elemento-chave no movimento espírita. Apresenta na Rádio Boa Nova o programa "O espírito e o tempo", onde estuda as obras de seu pai com os ouvintes. Como escritora, publicou sobre seu pai o livro Herculano Pires – o homem no mundo. Seu mais recente lançamento é o romance Maria Antonieta – o retorno da rainha.

Serviço

Autor Heloisa Pires (autor)

Gênero Educação

Assunto Educação

Idioma Português

Editora PAIDÉIA

Páginas 104

Preço médio   R$ 23,00

Livro Autonomia recebe destaque de reportagem na Revista Espírita edição 2021

Mais um passo importante para a divulgação da moral espírita.

Foi publicada na edição do primeiro trimestre de 2021 da REVUE SPIRITE- Revista Espírita, reportagem de capa com 14 páginas sobre a moral espírita, com tradução parcial de capítulos do livro Autonomia- A história jamais contada do Espiritismo, de autoria de Paulo Henrique de Figueiredo, obra publicada pela FEAL- Fundação Espírita André Luiz.

A  Revista Espírita-Diário de Estudos Psicológicos foi fundada em 1858 por Allan Kardec e atualmente é dirigida pelo Conselho Espírita Internacional.

“Somente com a compreensão e a superação da heteronomia dos dogmas religiosos e do materialismo é que o Espiritismo poderá ser aceito por todos os que aspiram a liberdade e dar suas enormes contribuições para a construção do mundo novo”.

Sobre a obra Autonomia: Segundo o Espiritismo, uma revolução moral irá transformar o mundo. Allan Kardec, avisado pelos espíritos superiores, reuniu documentos e comunicações para assegurar que a história fosse fiel aos fatos. Infiltrados adulteraram obras e falsearam a teoria espírita. Em 1921, desconfiado dos desvios, o pesquisador Canuto de Abreu foi à Paris e teve acesso aos arquivos secretos, além do relato de pioneiros fiéis como Léon Denis, Flammarion e Gabriel Delanne.

TV Mundo Maior

Por que nossas escolhas devem ser discutidas em família?

Quando somos crianças, nossas escolhas devem ser feitas sempre em conjunto e em comum acordo com a família, porem mesmo depois de atingirmos a maioridade, somos sempre cobrados pelos outros à prestarmos contas daquilo que estamos fazendo. 

Mas como lidar com essa invasão de privacidade saber dar o limite e entender até onde as nossas vontades, planos, ou até a sexualidade devem sofrer interferências? Como fazer quando nossas decisões se tornam a pauta da reunião de família? 

Nessa edição do programa Café com Cristo, Ildo Rosa nos convida a responder para nós mesmos: As nossas escolhas realmente têm que ser discutidas em família?




Livro Nem Céu Nem Inferno em Formato Digital

Nem Céu Nem Inferno- as leis da alma segundo o Espiritismo agora também em formato digital.

Sucesso desde o lançamento, o livro Nem Céu Nem Inferno – As leis da alma segundo o Espiritismo, de autoria dos pesquisadores Paulo Henrique de Figueiredo e Lucas Sampaio, agora também em formato digital para leitura no seu smartphone, tablet ou kindle.

Fruto de pesquisas em documentos inéditos obtidos em Paris, revela investigações sobre a trama que resultou na adulteração das obras conclusivas da doutrina espírita: O Céu e o Inferno e A Gênese.

Disponível na Amazon e também pelo Google Play Livros.

Portal do Espírito

Disciplina positiva e comunicação não-violenta, você sabe o que é?

Com a pandemia e a necessidade do isolamento e, consequentemente, maior permanência em casa, o contato com nossos familiares mais próximos está mais intensa. Quem tem filhos pequenos deve lembrar que, ainda que momento estressante, a educação ainda está em processo e um dos pontos a darmos atenção é a maneira como a comunicação com os 'pequenos' (e não tão pequenos também) acontece.

Seja um filho, um neto, um sobrinho, um enteado, ou até mesmo um aluno, contribuir para a formação de uma criança não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é algo no mínimo desafiador. 

Mas, de quais desafios estamos falando? 

Lidar com as birras. Ajudar a entender o que pode e o que não pode. Incentivar a socialização saudável. Saber dosar o uso da internet e outras tecnologias. Ajudar no amadurecimento emocional. Fortalecer a capacidade de expressar sentimentos e emoções.

Esses, são apenas alguns desafios entre tantos outros que chegam até você, assim de surpresa e que não vem acompanhados de nenhum manual de instruções.

Como dizem por aí, educar um filho é como jogar um jogo de vídeo game, quando você supera uma fase, logo vem outra mais difícil!

Agora, brincadeiras à parte temos uma pergunta séria a te fazer…

Como você lida com todos os desafios de educar uma criança?

Disciplina positiva e comunicação não-violenta! Você sabe o que é?

Um conjunto de ferramentas e práticas que ajudará você a lidar com os comportamentos desafiadores da infância e da adolescência.

A comunicação não-violenta também chamada de CNV, trabalha com alguns pilares fundamentais, que são:

Utilizar firmeza e gentiliza juntas
Estar presente
Entender o que há por de trás de cada comportamento.
Utilizar a linguagem positiva
Ensinar sobre os sentimentos
Olhar para si mesmo
Reconhecer sinais físicos

Educar é uma tarefa que exige dedicação, aprendizagem de ambas as partes, uma criança não nasce sabendo gerenciar suas emoções, um cuidador muitas vezes precisa de um norte para saber como ajudá-las a superar esses desafios.

Veja alguns exemplos de situações práticas:







Site Nogueirense com dicas do perfil do Instagram Diálogo Positivo

Lançamento do Podcast Espiritismo em Pauta aborda a Pandemia

A pandemia e a covid-19. Como a Espiritualidade vê e auxilia neste momento? Seria este processo uma forma de encararmos a vida sob outra ótica? É o que trazemos a vocês em nossa primeira edição do podcast Espiritismo em Pauta, tendo a vice-presidente da Federação Espírita Brasileira, Marta Antunes, como entrevistada. 

Produzido pela Comunicação da FEB, o Espiritismo em Pauta, em formato Podcast, apresenta entrevistas com um olhar da Doutrina Espírita sobre temas diversos do seu cotidiano. Confira mais esta novidade feita especialmente para você. Acesse agora e ouça a primeira entrevista. 

Ouça ainda em outras plataformas:

https://anchor.fm/espiritismo-em-pauta

https://pca.st/xvdc5zd7

https://open.spotify.com/show/0Lj0XxnJr8YuVKdjIDp6Tq

FEB

sexta-feira, 5 de março de 2021

Humildade é humilhação?

Será que humildade é humilhação? No vídeo de hoje, Pedro Neves, da União das Sociedades Espíritas explica que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Dê um clique, assista ao vídeo e entenda porque a humildade não é sinônimo de humilhação. Muito pelo contrário!!!



Um dos primeiros centros espíritas do país foi construído no Centro de Cuiabá

Dia 24 de fevereiro o Centro Espírita Cuiabá celebrou 110 anos de fundação, sendo a segunda instituição espírita mais antiga ainda em atividade em Mato Grosso.

Fundado em 1911, o centro espírita promoveu uma programação especial de celebração da data histórica.

Embora 2020 tenha sido um ano atípico na história do Centro Espírita Cuiabá, o local conseguiu se reinventar para que o amparo continue. Antes, um desafio, hoje, realidade – as atividades da centenária Casa Espírita estão no ambiente virtual.

Uma história construída por inúmeros trabalhadores. De acordo com Cristina Piloni, no livro: “Centro Espírita Cuiabá -1911-2011- 100 anos iluminando consciências”, desde 1906 incansáveis trabalhadores como o comerciante italiano Rafael Verlangieri, os majores Manuel Vianna de Carvalho e Otaviano Pitaluga, além do juiz de direito da capital, Luiz Alves da Silva Carvalho, se empenharam para que no dia 24 de fevereiro de 1911, fosse fundado o Centro Espírita de Cuiabá, nome que recebeu na ocasião.

Plantada a semente do amor por esses pioneiros, nos anos que se seguiram, encontramos a figura de Manuel Miraglia como personagem importantíssimo na nossa história. Além dele, temos na figura de Aristotelino Alves Praeiro uma grande liderança para o movimento espírita cuiabano. Ambos presidiram a casa com muito amor.

G1

O Espiritismo e a Libertação

Em meio à tantas Doutrinas e Religiões, surgiu no século XIX, o Espiritismo, despertando nova consciência sobre a vida do ser humano em diversas existências, na contínua busca evolutiva onde gradualmente vamos vencendo etapas provacionais e adquirindo habilidades e conhecimentos, frutos do aprendizado pela depuração ou pelo Amor sublime.

No Espiritismo vamos aprendendo que nossos pensamentos e atitudes resultam em criações positivas ou negativas para nós mesmos. Aprendemos que nada acontece por acaso, e por isso mesmo deixamos de transferir tantas responsabilidades aos outros, assumindo o lugar de sujeitos e plasmadores do nosso futuro, objetivando o bom senso e o enorme valor da caridade como fonte redentora de nossos erros pretéritos, iluminando como farol nosso caminho à redenção e elevação espiritual.

Aos poucos, no aprofundamento dos estudos, vamos nos libertando das imposições ameaçadoras, advindas da má-interpretação do Cristianismo, ou mesmo do Espiritismo, quando ainda ligado à crenças limitantes e conceitos deturpados do modus operandi do agir de Deus e dos Bons Espíritos em nossa vida.

O Deus castigador e vingativo, dá lugar a força e inteligência suprema do Universo, que pode ser, pelo menos minimamente, compreendido como fonte eterna de amor, misericórdia e piedade, instruindo a todos para a necessidade do recomeço e de refazer etapas ainda em déficit de aprendizagem por todos nós.

Erros e acertos fazem parte da jornada evolutiva de todo e qualquer Espírito Imortal, cabendo a cada um de nós seguir em frente sem carregar o peso da culpa, que leva inevitavelmente à auto punição mental, transformando em dura realidade medos oriundos da mente culpada.

O Espiritismo ensina-nos que podemos alongar ou encurtar nossa caminhada de evolução, dependendo das nossas atitudes luminosas ou sombrias e que apesar das lutas individuais serem duras, podemos e devemos nos ajudar mutuamente, amenizando o peso das mesmas e trocando aprendizados e conhecimentos promotores de libertação rumo ao infinito de auto iluminação e felicidade.

Artigo postado no site do Jornal de Caruaru, por Kardecky Lima ( Professor, Articulador Político, Palestrante Espírita, Compositor, e Ex-Gestor Escolar. Sigam o Professor Kardecky em sua rede social @kardecky_palestrante)

05 de Março - Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial da Oração é uma celebração móvel que ocorre na primeira sexta-feira de março, conforme foi estabelecido em 1968.

Este dia não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para a humanidade.

A data é celebrada em mais de 170 países, com o principal objetivo de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo.

Origem do Dia Mundial da Oração

O Dia da Oração surgiu no século XIX, através de um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá. O objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras ou fazer penitências, mas também agir efetivamente no auxilio de causas sociais.

Com o passar do tempo, cada vez mais grupos femininos de diversas denominações cristãs, como batistas, anglicanos e presbiterianos foram estabelecendo dias para orar pelas missões de suas próprias igrejas. Também tinham como propósito alertar para as necessidades das mulheres e crianças.

No entanto, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial onde se orasse por todos aqueles que necessitavam.

Nascia, assim, na década de 20 do século XX, o Comitê do Dia Mundial da Oração, que ficou encarregado de elaborar uma liturgia específica para este dia.

Em 1968 ficou estabelecido que a cada quatro anos o Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração se reuniria. Com isso, o movimento expandia e organizava-se. Um ano depois, em 1969, a União Mundial de Organizações Católicas Femininas soma-se a esta iniciativa.

No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana.

Caledarr