sexta-feira, 5 de março de 2021

Um dos primeiros centros espíritas do país foi construído no Centro de Cuiabá

Dia 24 de fevereiro o Centro Espírita Cuiabá celebrou 110 anos de fundação, sendo a segunda instituição espírita mais antiga ainda em atividade em Mato Grosso.

Fundado em 1911, o centro espírita promoveu uma programação especial de celebração da data histórica.

Embora 2020 tenha sido um ano atípico na história do Centro Espírita Cuiabá, o local conseguiu se reinventar para que o amparo continue. Antes, um desafio, hoje, realidade – as atividades da centenária Casa Espírita estão no ambiente virtual.

Uma história construída por inúmeros trabalhadores. De acordo com Cristina Piloni, no livro: “Centro Espírita Cuiabá -1911-2011- 100 anos iluminando consciências”, desde 1906 incansáveis trabalhadores como o comerciante italiano Rafael Verlangieri, os majores Manuel Vianna de Carvalho e Otaviano Pitaluga, além do juiz de direito da capital, Luiz Alves da Silva Carvalho, se empenharam para que no dia 24 de fevereiro de 1911, fosse fundado o Centro Espírita de Cuiabá, nome que recebeu na ocasião.

Plantada a semente do amor por esses pioneiros, nos anos que se seguiram, encontramos a figura de Manuel Miraglia como personagem importantíssimo na nossa história. Além dele, temos na figura de Aristotelino Alves Praeiro uma grande liderança para o movimento espírita cuiabano. Ambos presidiram a casa com muito amor.

G1