segunda-feira, 4 de março de 2019

Carnaval, Espiritismo e livre arbítrio

O Espírita pode ir em bloquinhos de carnaval? Essa é uma dúvida que fica na mente de todos nós que seguimos essa doutrina. Sabemos que o espiritismo não nos proíbe de nada e que temos nosso livre arbítrio, bastando ter consciência das consequências de todos os nossos atos. Com isso, podemos sim, frequentar bloquinhos, mas existe algo que temos que ter em mente, Chico Xavier nos esclarece com um exemplo:

Quando ele estava encarnado, tinha alguns amigos, que sempre lhe chamava para ir pescar, super comum querermos que nosso amigo vá com a gente realizar algo que gostamos. Mas Chico, não gostava de pescar, e sempre arrumava uma desculpa para não ir pescar com seus amigos.

Até que certo dia, Emmanuel, falou para Chico ir, somente para conhecer e agradar os amigos. Chico então foi pescar com seus amigos. Ao chegar lá, todos conseguiam pegar peixes, menos Chico, começaram então a ficar desconfiados, porque será que Chico não consegue pegar nenhum peixe? Foi ai então que Chico disse que a ele que tirou o anzol da vara, porque não queria pegar nenhum peixe, estava ali apenas para acompanhar, ele achava injustiça com os peixes então simplesmente não pescou.

O que podemos tirar dessa história? Podemos sim, ir para bloquinhos de carnaval, mas não somos obrigados a realizar tudo que nossos amigos fazem. Chico não pescou nenhum peixe, faça isso você também, não pegue para você nenhuma energia negativa, não tome atitudes que irão te prejudicar espiritualmente e desacelerar o seu processo evolutivo.

Lembramos também do exemplo de Jesus Cristo, sempre que ele chegava a algum lugar, dizia: “Que a paz de Deus se faça presente.” Fale essas palavras em pensamento, se cuide, para que mal nenhum te aconteça.

Por Haila Vicente postado no site da TV Mundo Maior