Especialistas alertam: a positividade pode ser tóxica quando impomos a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva e reprimimos emoções consideradas "negativas". Para psicólogos, o fenômeno é especialmente potencializado nas redes sociais.
"Isso nos isola de nós mesmos. Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos", explica a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker. Para trabalhar as emoções negativas, diz, primeiro é necessário reconhecê-las e aceitá-las.
Especialistas afirmam que o reprimir esse tipo de sentimento ao invés de lidar com ele pode gerar várias consequências para a saúde: "Todas as emoções que reprimimos são somatizadas, expressas através do corpo, muitas vezes na forma de doença. Quando negamos uma emoção, ela encontrará uma forma alternativa de se expressar", diz psicólogo Antonio Rodellar.
Uma segunda consequência, diz o especialista, é que "quando nos concentramos apenas nas emoções positivas, obtemos uma versão mais ingênua ou infantil das situações que podem nos acontecer na vida, de modo que nos tornamos mais vulneráveis aos momentos difíceis".
Instagram BBC (@bbcbrasil)