O Dia da Saudade é comemorado no Brasil a cada 30 de janeiro. Sentimento que povoa o imaginário de escritores e poetas, já foi cantado em verso e prosa na língua portuguesa.
Você sabia que existe o Dia da Saudade? Esse sentimento que todo mundo já experimentou e que poetas e escritores já trataram em verso e prosa recebeu uma data especial no calendário: 30 de janeiro.
Na língua portuguesa, a palavra saudade ganhou uma conotação quase romântica, apesar de sabermos que, às vezes, a sensação não é lá muito agradável, afinal de contas, é desconfortável sentir a falta de algo ou alguém que por algum motivo não pode estar ao nosso lado. Conforme o Dicionário Aurélio, a saudade é
"Substantivo feminino: Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia"
Você conhece a origem da palavra saudade? O termo vem do latim solitas, cujo significado é solidão.
Existem alguns mitos e curiosidades sobre a palavra saudade, que muitos acreditam ser exclusividade da língua portuguesa, mas não é bem assim. Até seria interessante se fôssemos, de fato, detentores de um vocábulo tão bonito e expressivo, mas a verdade é que ele existe em outros idiomas, embora tenha sido considerado por uma empresa britânica, que ouviu diversos tradutores, a sétima palavra mais difícil de se traduzir. Isso acontece porque muitas palavras, de acordo com o país, cultura e outros fatores, adquirem diferentes significados. Para comprovar isso, a palavra saudade recebe um termo exato em polonês: tesknota. Ela também consta no léxico alemão, sehnsucht, e apresenta praticamente o mesmo valor da nossa saudade.
Brasil Escola