Também conhecidas como HQ's, as histórias em quadrinhos são um modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas.
Esta data visa homenagear este gênero literário, um grande responsável por apresentar e incentivar as crianças ao mundo da literatura.
No Brasil, as histórias em quadrinhos surgiram em meados do século XIX, mas apenas se popularizou com o lançamento de clássicos como “A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e o “Tico-Tico”, que é considerada a primeira revista em quadrinhos lançada no Brasil, em 11 de outubro de 1905.
A explicação para a escolha desta data está no fato de ter sido em 30 de janeiro de 1869 que foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini.
A partir de 1984, ficou instituído, através da “Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” (AQC-ESP), que todo o dia 30 de janeiro se comemoraria o Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem ao trabalho de Agostini.
Desde então, anualmente, como parte das celebrações desta data, a AQC-ESP organiza o Prêmio Angelo Agostini, que tem o propósito de prestigiar os talentosos profissionais brasileiros que atuam na produção de histórias em quadrinhos.
O espiritismo já foi retratado em quadrinhos. Carlos Ferreira criou o roteiro e Rodrigo Rosa as ilustrações do livro "Kardec" (144 páginas, R$ 34,90), uma ficção biográfica em quadrinhos lançado pela editora Barba Negra. Em preto e branco, a obra reconstitui a época em que Kardec viveu, na França, em pleno século XIX e retrata os conflitos e a conversão do educador - um intelectual respeitado e de raciocínio cartesiano -, em pesquisador incansável do espiritismo, codificador da doutrina.
E quadrinhos infantis espíritas é o que não falta. Temos o Luizinho - Espiritismo em Quadrinhos (da Editora Mundo Maior), Andrezinho: Espiritismo em Quadrinhos (também da Mundo Maior), Chico Xavier em Quadrinhos (Editora Ediouro) e o site Espiritinhas (tirinhas sobre o espiritismo e o movimento espírita). Há ainda a parceria do Maurício de Sousa (com a Turma da Mônica) com Luis Hu Rivas, os dois publicaram diversas histórias em quadrinhos abordando temáticas da doutrina espírita.