Todos nós ouvimos essas palavras, mas elas realmente funcionam, mesmo em nossas vidas espirituais
Faça de conta até dar certo.
Eu ouvi essa frase pela primeira vez na faculdade, e ela me ajudou de várias maneiras desde então. Acho que a maior razão pela qual é tão útil é que ela exige ação. Mas você não precisa saber exatamente o que está fazendo para começar a mudar seu comportamento. Você apenas tem que começar. Então, na faculdade, considerei as coisas em que queria melhorar e perguntei: o que me faria melhor nisso? E então eu tentei tomar as medidas necessárias para chegar lá.
Por exemplo, eu queria ser melhor em estudar e debater. Notei pessoas estudiosas com métodos de estudo em comum. E tentei aplicar a mim. Encontrei um lugar na biblioteca para me esconder das pessoas e da distração e coloquei fones de ouvido. Os fones eram apenas para tapar os ouvidos, porque eu não consigo me concentrar nos estudos se estiver ouvindo música. Mas isso me fez parecer mais desligada do mundo e absorvida pelo que estava fazendo. E me ajudou! Com menos distrações e mais foco no aprendizado do material, meus estudos melhoraram.
Uma ótima maneira de usar essa expressão de “fazer de conta até que você consiga” é deixá-la ajudar a se tornar uma pessoa melhor em sua vida cotidiana.
Você precisa ser melhor em uma certa virtude? Então aja da maneira que você acha que uma pessoa com essa virtude agiria. Quer ser mais alegre? Pense em como são as pessoas alegres que você conhece e copie-as. Talvez isso signifique que você tente sorrir mais e se concentrar menos nos estressores. Quer ser mais generoso(a)? Que pessoas generosas você conhece e o que elas fazem? Talvez isso signifique que você vai dizer sim a mais convites ou compartilhar a comida que ama.
Por que “fazer de conta até que você consiga” funciona no âmbito espiritual? Bem, virtude não é agir de acordo com sentimentos. Trata-se de formar bons hábitos aos quais você pode recorrer, não importa como esteja se sentindo.
Portanto, se você não tem vontade de ser paciente ou generoso(a), mas trabalha para fazer as coisas que uma pessoa paciente ou uma pessoa generosa faria, esperamos que desenvolvida o hábito de fazer coisas generosas ou ser paciente. Esse hábito é o que vai fazer você melhorar. Quanto mais você reforça o hábito, mais não precisa confiar em “sentir” isso. Em vez disso, você poderá confiar nas coisas que uma boa pessoa faz porque as fez repetidas vezes.
Para mim, quero ter mais paciência todos os dias quando pequenas coisas dão errado. Imagino que uma pessoa que não se incomoda com as coisas ao longo do dia abordaria as frustrações com um sorriso e não se preocuparia demais com as coisas sendo feitas em um determinado momento ou de uma certa maneira. Então, é isso que estou fingindo (ou, mais bem declarado: formando hábitos) ultimamente.
Assim, tenho respirado fundo, sorrido e enfrentado os problemas de forma pacífica.
Publicado no site Aletéia por Cecilia Pigg | Out 22, 2019