terça-feira, 29 de outubro de 2019

Novembro é um mês de comemoração no LEAE

Notaram que na publicação/postagem da escala de palestras do mês de Novembro todas elas trazem temas voltados aos trabalhadores da Casa Espírita? Isso porque Novembro é o mês de fundação do Lar Espírita Aprendizes do Evangelho (LEAE) e a casa, cuidadosa e carinhosamente, providenciou segundas-feiras cheias de reflexões especiais.

Com auxílio de ministrantes de outras Casas Espíritas, as mensagens de cada palestras trazem reflexões acerca da nossa responsabilidade com nossa doutrina, trabalhos voltados à divulgação do espiritismo e da prática do nosso aprendizado na Casa Espírita pelos ensinamentos de Jesus.

Na primeira segunda-feira do mês o tema da conversa é "Brasil como o coração do Mundo". O Espírito Humberto de Campos, no seu livro psicografado por Chico Xavier e que tem como título estas palavras: "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", nos afirma que Jesus transportou a árvore do Evangelho, da Palestina para o Brasil. Conversaremos sobre esse chamado, fomos preparadas para isso. Não viemos de um povo orgulhoso, prepotente, elitizado. Somos o resultado da união de três raças sofridas. Isso pode ter auxiliado na disseminação dos ensinamentos de Cristo. Porque nada ensina mais a amar e a perdoar, do que a dor e o sofrimento. Também porque, só nascendo dessa simplicidade é que o povo brasileiro poderia ser o que é: sentimental, solidário, amigo, como nenhum outro no mundo.

Na próxima segunda, dia 11 de novembro, o título da palestra é "Dádiva de viver a Transição Planetária". O que pode ser amedrontador para alguns se faz libertador para outros, os conhecedores da real transformação e nosso papel nessa reforma.

Dia 18 a conversa é "Como dizer sim ao convite de Cristo e ao seu Apostolado". Quer chamado maior que esse à reforma íntima, à prática da caridade e amor ao próximo, que o convite de Jesus? Maior exemplo que tivemos, seu legado nos atenta à evolução pelo caminho do amor.

E, fechando o mês, dia 25, é "A importância da Casa Espírita para o indivíduo e a sociedade". Levando em conta que as Casas Espíritas são como uma escola de formação espiritual e moral, que deve ser, elas também desempenham papel relevante na divulgação do Espiritismo e no atendimento a todos os que nele buscam orientação e amparo. Na vida, estamos sempre aprendendo e nunca deixaremos de aprender. Como escola de almas, a casa espírita é roteiro que esclarece nossas mentes para as realidades espirituais, por meio dos estudos individuais e em grupo. 

Aproveitemos este mês de comemorações, aceitemos o convite que nos foi feito. A oportunidade da reencarnação, de aprendermos e de passarmos os ensinamentos como divulgadores e praticantes do espiritismo. 

Fundação do Lar Espírita Aprendizes do Evangelho: 28 de novembro de 1989.



Inspirações sites O Consolador, FEB e Grupo da Fraternidade Leopoldo Machado. Escrito pela Equipe de Comunicação do LEAE.