A Educação Emocional é um processo essencial para compreendermos o que estamos sentindo e como estamos lidando com tais sentimentos. Esse caminho de educarmos nossas emoções devem caminhar junto com o autoconhecimento.
A psicóloga e comunicadora Del Mar Franco fala, a princípio, sobre a importância de entender as emoções desde a infância e como o autoconhecimento nos ajuda nossa criança interior no processo de curar sofrimentos.
As emoções e os sentimentos expressam como estamos naquele atual momento. Não podemos negar que sentimos raiva, medo, tristeza a alegria e o nojo. É preciso, portanto, entender esses sentimentos e buscar uma educação emocional assertiva.
O autoconhecimento é então, uma das ferramentas, junto de tratamentos psicológicos, que nos auxiliam na busca da compreensão de nossas emoções. Compreende-se também que o que sentimos pode gerar alguns impulsos no organismo físico.
É preciso, portanto, termos o contato e aceitamos nossas emoções desde a infância. Com isso, há maior possibilidade de lidarmos com elas de uma forma saudável. Assim, quando reprimimos tudo aquilo que sentimos, nossos pensamentos ficam turvos, nossas palavras mal colocadas e nossas ações contrárias ao progresso saudável no nosso íntimo.
Por isso a Educação emocional torna-se fundamental para lidarmos com dores e sofrimentos que um dia fizeram parte de nossa encarnação, presente ou pregressa. Busca através da psicologia e da espiritualidade o caminho do autoconhecimento e da inteligência emocional.
Áudio da reflexão no site da TV Mundo Maior