quinta-feira, 20 de junho de 2013

Chico Xavier é homenageado no Mato Grosso do Sul

A cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, é a responsável pela primeira homenagem ao médium Francisco Candido Xavier, após sua morte, ocorrida em 30 de junho de 2002. A prefeita daquele município, Márcia Moura, fez o descerramento da placa de denominação da Viela Chico Xavier, localizada na Vila Haro. A homenagem foi realizada na noite do último dia 14.

Na mesma noite, houve a palestra com o tema “Três Lagoas, a Solidariedade e o Espiritismo”, proferida pelo jornalista Altamirando Carneiro, de São Paulo (SP), no Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, situado na Viela Francisco Cândido Xavier, esquina com a rua Allan Kardec, contando com a presença do jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho e de sua esposa, Elzi Terezinha Garcia Corrêa, coordenadores responsáveis pela instituição.


Participaram também das solenidades: Joenildo de Souza Chaves, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, acompanhado do Coronel PM Carlos Garcia; Adão Alves, vereador conhecido como Adão da Apae; Coronel Moura, oficial reformado do Exército Brasileiro, pai da prefeita; França Cícero, repórter-fotográfico de São Paulo (SP); Cristóvam Bazan e Waldemiro Giacheta, trabalhadores pioneiros da Doutrina Espírita na cidade de Três Lagoas, dentre outros.

História – A antiga rua Amapá, de Três Lagoas, passou a denominar-se Francisco Cândido Xavier por força da Lei Municipal nº 1.804, de 10 de setembro de 2002, proposta e apresentada por Márcia Moura como Projeto de Lei ao Plenário da Câmara, em seu segundo mandato de vereadora, na Legislatura do período de 2001 a 2004.
Chico Xavier, o homem que semeou o amor – A placa que dá denominação a esta viela “presta homenagem a um homem que semeou o amor, a paz e a bondade. Chico Xavier foi uma figura carismática que só falou e fez o bem”, destacou o desembargador Joenildo de Souza Chaves.

“Três Lagoas é uma terra de amor e solidariedade, onde todas as pessoas hoje se dão bem”, observou o jornalista Altamirando Carneiro. Para o vereador Adão, “Temos que procurar anunciar e viver em busca da paz e do amor, a exemplo do que viveu Chico Xavier”. “Se hoje temos uma placa de rua em homenagem a Chico Xavier, é porque tive essa honra e bênção de ser escolhida, como vereadora, para apresentar o Projeto que hoje se transformou em Lei”, observou a prefeita Márcia Moura.

Referindo-se ao Grupo Espírita que tem a denominação em homenagem a Chico Xavier, a prefeita comentou: “Aqui é um lugar de aprendizagem, onde recebemos somente mensagens de fé, paz e amor. Todos temos lições para aprender e exemplos a seguir e Chico Xavier é um mestre do amor para todos nós”.

“Três Lagoas tem essa homenagem a Chico Xavier graças ao empenho e garra do jornalista Luizinho e sua luta em busca de realizar e transformar essa rua no fato pioneiro, no Brasil, com relação ao reconhecimento do trabalho do Chico”, complementou a prefeita.
 
*Notícia extraída do Jornal de Uberaba on line.