sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Lirvo sobre depressão analisa a questão de forma médica e espiritual

Três médicos da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais, conhecidos internacionalmente, publicaram pela Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-BRASIL) o livro “Depressão: abordagem médico-espírita” (São Paulo: Associação Médico-Espírita do Brasil, 2ª. edição, 2006. 192 p.)

Trata-se de uma coletânea de textos sobre o assunto. Sua abordagem é interessante, porque baseia-se em revisões de literatura e publicações sobre o tema de duas fontes distintas: fontes de pesquisa médica e fontes espíritas. O livro emprega uma linguagem direta e clara, porque é voltado ao grande público, apesar de tratar de alguns temas técnicos.


Roberto Lúcio (psiquiatra) apresenta o diagnóstico, uma diferenciação conceitual entre depressão, tristeza e melancolia, as alterações orgânicas e neurofisiológicas, a abordagem cognitiva e as diferentes abordagens terapêuticas, incluindo a espírita, que considera a obsessão, os passes, o auto conhecimento e as atividades sociais.

Jáider (psiquiatra) trata da depressão e da ética.

Oswaldo Heli (cardiologista) faz uma dissertação breve sobre a associação entre depressão e doença cardíaca, e comenta muitos casos descritos pelo espírito André Luiz.

Prefacio: A experiência dos autores e seu domínio técnico fazem do livro uma referência importante ao movimento espírita, especialmente às atividades de orientação (que aqui em Minas se chama de “atendimento fraterno”) do público que procura os centros espíritas para encontrar alternativas para seus problemas pessoais.

A depressão tornou-se uma epidemia transformando-se um dos mais graves problemas de saúde pública em âmbito mundial. Desta forma, o tema se faz presente na maioria das conversas, levando a inúmeros questionamentos, informações e colocações nem sempre coerentes com os conhecimentos científicos e a abordagem espiritual da patologia.

Este livro, 'Depressão - Abordagem Médico-Espírita', reúne estudos, resultados das pesquisas mais recentes, experiências de médicos espíritas sobre a depressão.

FICHA TÉCNICA

Organizador (a): Roberto Lúcio V. de Souza
Editora:
Gênero: Saúde
Páginas: 192
Preço Médio: R$ 39,00

*Texto extraído do blog Espiritismo Comentado, com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE.