quinta-feira, 31 de março de 2011

Você sabia que...

... existe um Museu Espírita em São Paulo, o único do mundo?

Em funcionamento desde 1997 o único Museu Espírita do mundo, em São Paulo, é a concretização de uma idéia que nasceu com Allan Kardec, e que vem sendo desenvolvida e ampliada pelo Instituto de Cultura Espírita de São Paulo.

Pouco antes de desencarnar, Allan Kardec teve a idéia de iniciar um museu do Espiritismo, tarefa que não teve tempo para iniciar. Mas foi esse pensamento de Kardec que inspirou as atividades do dr. Paulo Toledo Machado, diretor do ICESP (Instituto de Cultura Espírita de São Paulo), que resultaram na fundação do Museu Espírita, o único do gênero no mundo.

Como tantas obras realizadas no Brasil, o museu tem chamado bastante a atenção no exterior, mas ainda é pouco conhecido em nosso país. Mas as pessoas deveriam conhecê-lo, pois se trata de um trabalho dos mais interessantes, desde a elaboração arquitetônica do prédio em que está sediado, em São Paulo, até seu acervo de obras clássicas e raras do Espiritismo em todo o mundo.

O Museu Espírita foi inaugurado em 1997, mas a ideia é bem mais antiga, e está ligada às atividades do dr. Paulo, filho de Américo Bairral, que, por sua vez, foi o fundador do Instituto Bairral, hoje um dos centros de psiquiatria mais conceituados do mundo. "Eu sou de família espírita", explica o dr. Paulo Toledo Machado, "e desde 1946 já era presidente de um centro espírita, no bairro da Pompéia, em São Paulo. Nessa ocasião eu era professor". Dr. Paulo nasceu em Itapira e, após o desencarne de seu pai, em 1931, e depois da revolução de 32, ele veio para São Paulo.

Uma visita ao museu é indispensável a qualquer espírita que more ou esteja visitando São Paulo. É um exemplo do que pode ser realizado com amor, força de vontade e muita inspiração.


Para conferir as obras do Museu é necessário prévio agendamento.

Museu Espírita de São Paulo
Rua Guaricanga, 349 São Paulo – SP 05075-030
Fone: (11) 260-6225
E-mail: icesp@frontier.com.br

*Texto escrito por Gilberto Schoereder, extraído do
Portal do Espírito
, com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE.