segunda-feira, 21 de março de 2011

Fica a Dica...

Entre os vários filmes com temáticas que englobam o espiritismo, sugerimos hoje que assitam ao longa-metragem 'Os Outros'.

Sinopse: Os Outros conta a história de Grace (Nicole Kidman), sofrida mãe de um casal de crianças que sofre de uma doença muito peculiar, que as impede de ser expostas a luz do dia. Qualquer luz pode provocar forte reação em suas peles. Assim, a curiosa família vive reclusa numa grande mansão, com cortinas escondendo as janelas. A casa é forte candidata a ser mal-assombrada. E é! Na permanente penumbra, iluminada por fracos candeeiros, ouvem-se ruídos estranhos nos outros cômodos, pianos tocam de repente, portas fechadas aparecem abertas... Coisas de histórias de terror. Mas ... essa idéia óbvia gerou requintado filme do diretor espanhol Alejandro Amenábar. Fazendo uso da atmosfera opressiva da casa, a fotografia de Os Outros não traz novidades. Não precisa. A semi-escuridão já proporciona o clima adequado. O som é que é fundamental no formato do filme. Recomenda-se ver (e ouvir) o filme num cinema com bom sistema Dolby. Um mérito de Amenábar é, sem utilizar efeitos especiais, nos deixar tensos, asfixiados, esperando o próximo ruído inexplicável que vai assustar a pobre família. Afinal descobriu-se que deixar a espectador imaginar o que se esconde atrás de cada porta ou cortina é o mais aterrorizante. O prolongamento das cenas, onde a expectativa nos deixa prontos a gritar junto com os personagens, é um exercício de dilatação do suspense, no estilo da escola do mestre Hitchcock..

Nicole Kidman brilha no escuro. Seus olhos azuis, arregalados pelo medo, ficam bem à luz de velas. As crianças do filme têm o desenho e performance adequados à estranha situação em que estão aprisionadas. O marido de Grace é estranho como uma alma penada. Os empregados completam o conjunto, com figuras, que a cada momento, nos despertam mais dúvidas e interrogações.

Filme que retrata como poucos a realidade de muitos espiritos desencarnados que no mundo espiritual criam mentalmente uma realidade paralela. Vale a pena assistir. (Retirado do ForumEspirita)






Título original: (The Others)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Alejandro Amenábar
Atores: Nicole Kidman, Christopher Eccleston, Fionnula Flanagan, Elaine Cassidy.
Duração: 114 min