A gratidão é um sentimento muito profundo, algo como um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade, contribuição….
É uma forma de reconhecer ao Universo e à sua Fé, tudo o que a vida tem lhe proporcionado. Não considere que tudo é obra exclusivamente sua e do acaso. Existe uma força e uma energia positiva relacionada às suas realizações. É o momento de reconhecer tudo isto.
A gratidão lembra das coisas positivas da vida.
A gratidão lembra do que é realmente importante. É mais difícil reclamar sobre as pequenas coisas quando você é grato por seus filhos estarem vivos e saudáveis. É difícil se estressar com as contas a pagar quando você é grato pelo teto sobre sua cabeça.
A gratidão faz você agradecer aos outros. O simples ato de dizer “obrigado” ou “grato” a alguém pode fazer uma grande diferença na vida dessa pessoa. As pessoas gostam de serem apreciadas por quem elas são e pelo que fazem. Não custa nada, mas faz alguém feliz. E fazer outra pessoa feliz vai fazer você feliz também.
A gratidão transforma o negativo em positivo. Seja grato por ter desafios. Seja grato, pois você pode aprender com estes desafios. Seja grato pelos desafios fazerem de você uma pessoa mais forte.
Enxergue diferente o “negativo” em sua vida. Há sempre duas maneiras de olhar para alguma coisa. Muitas vezes passamos por algo negativo, estressante, perigoso, triste, difícil. Os problemas podem ser vistos como oportunidades para crescer, para ser criativo, para aprender, para mudar. A mesma coisa pode ser olhada de uma forma mais positiva. É uma ótima maneira de se lembrar que há o lado bom em quase tudo.
Veja qualidades nas pessoas. Tente se concentrar nas qualidades das pessoas ao invés de seus traços negativos. Se você percebe as qualidades de alguém, isso serve de incentivo para essa pessoa. Essa mudança de atitude pode ajudar a melhorar o seu relacionamento com os outros, permitindo-lhes saber que você os aprecia como são.
Fonte: Site Eu sem Fronteiras com modificação da Equipe de Comunicação do LEAE.