Esta data serve para recordar a memória das pessoas que já partiram, os tempos bons que já passaram e as lembranças da infância.
"Saudade" é uma palavra extremamente complexa, cheia de significado e muito difícil de traduzir do português para outros idiomas, devido a sua precisão.
O léxico "saudade" é exclusivo da língua portuguesa e galega. Uma empresa britânica, que teve a colaboração de mais de mil tradutores, criou uma lista onde constam as palavras mais difíceis de traduzir em todo o mundo. A palavra "saudade" foi considerada a 7ª palavra mais difícil de se traduzir para outros idiomas.
A palavra saudade é de origem latina, do vocábulo "solitatem", que quer dizer “solidão”.
Seu significado é ligado à memória e a nostalgia de lugares, pessoas e situações. As atribuições e, principalmente, os sentimentos contidos na palavra saudade foram se moldando com a cultura portuguesa.
Muitas vezes esse sentimento oscila entre as sensações de tristeza e felicidade, melancolia e alegria. Ao sentir saudade de alguém ou algo podemos dizer que ele é um sentimento intenso que pode existir entre encarnados e desencarnados.
Seria possível então sentir saudades de alguém que você não conhece? E ter lembranças que ainda não aconteceram?
Nosso inconsciente guarda informações de nossas vidas passadas, de experiências na erraticidade e também as instruções do nosso plano reencarnatório. Assim, a memória não tem acesso à essas informações para não influenciarem na nossa encarnação atual.
No entanto, o inconsciente pode conversar conosco por meio de sonhos ou sensações. Portanto, tristezas repentinas e a falta de algo que você não consegue definir pode indicar saudades de pessoas que conviveu; encarnadas ou não em vidas passadas.
Alguns podem até associar esse sentimento a algo romântico, mas não necessariamente será sobre o amor passional. É possível tratar-se de espíritos afins que você espera como filhos, por exemplo.
Sonhos detalhados com as feições, situações e pessoas que você não conhece – mas sabe que são familiares – podem indicar essa possível ligação entre espíritos que poderão se reencontrar nesta encarnação.
A certeza que temos é de que as ações do plano espiritual em nossas vidas são perfeitas. Se algo não acontecer é porque nós mesmos alteramos os rumos com liberdade concedida por Deus. Considere as sensações ou sonhos como um bom sinal e saiba que a vida é eterna e que vamos reencontrar – seja nessa ou em em vidas futuras – os espíritos afins que fazem parte da nossa história.