terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Principal médium do país psicografa diante das câmeras do Fantástico

É a primeira vez que Divaldo Franco autoriza gravação de uma reunião mediúnica completa. Médium é considerado o sucessor de Chico Xavier.

O mais importante médium em atividade no Brasil psicografa diante da câmera do Fantástico. É a primeira vez que Divaldo Franco autoriza a gravação de uma reunião mediúnica completa.
Considerado, por muitos, o sucessor de Chico Xavier, Divaldo lidera uma obra social que já tirou 160 mil pessoas da miséria ao longo de seis décadas. Aos 87 anos, ele diz que sua missão está terminando.
O teatro inteiro indo abaixo, como se um ator famoso subisse ao palco. Filas, autógrafos, assédio de escritor de sucesso. Selfies, flashes, comoção, como se fosse um astro do rock. Mas o pop star do espiritismo está longe de ser o que parece.
“E não à toa é um admirador muito grande de São Francisco de Assis. Se eu fosse defini-lo como pessoa, eu diria que ele é um franciscano”, diz a escritora Ana Landi.
Favela do Pau da Lima, SalvadorBahia. Em meio ao abandono da periferia, um oásis construído ao longo de 63 anos. Um portão azul dá acesso à escola e comida a 3,5 mil crianças pobres. E atendimento médico a 2,5 mil adultos. Todos os dias e tudo de graça.
Quatrocentos voluntários atendem à convocação do fundador. “Nós aprendemos com ele que ajudar o próximo é a maior benção da vida”, conta a pedagoga Clese Cerqueira.

Ideias espíritas em Guimarães Rosa

A revista “Época” e o jornal “A Folha de S. Paulo”, de circulação nacional, e várias associações internacionais elegeram o livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, como uma das cem maiores obras da literatura universal do século 20.

Considerado romance genial, o livro já foi estudado dentro e fora do Brasil. A habilidade estilística desse autor, de rara formação linguística e filosófica, é reconhecida internacionalmente.

“Grande Sertão: Veredas” narra a história do cangaço nos sertões que incluíam as vastas regiões de Minas, Bahia, Goiás, com suas venturas e desventuras, justiças e injustiças, crenças e superstições, num período característico da história daquela região brasileira. Lugares ermos praticamente sem lei e sob domínio da força, palco de conflitos cruentos entre as milícias do governo e os cangaceiros.

A leitura dessa obra surpreende, não só pelo tratamento dado às palavras, com seus sons e ritmos peculiares, como pela construção poética das frases que permeiam todo o romance. A sabedoria popular, os ditos, motes do sertanejo rude acabam dando encantamento às falas que parecem compor um outro idioma. 

O AMOR QUE TRANSFORMA 

A surpresa não fica por aí. Num texto tão longo e denso, o leitor, atento às ideias, vai encontrando aqui e ali, conceitos muito, mas muito próximos do Espiritismo. A linguagem, para quem não está habituado a ler Guimarães Rosa, é estranha, complicada. É preciso ler sem pressa, para ir saboreando o seu conteúdo e compreendendo o texto.

Semear o bem no coração dos filhos

Pais que têm mais de um filho dificilmente escapam das comparações que estabelecem entre eles. Traços de personalidade, tendências, tipo de temperamento, por vezes, completamente distintos, manifestados desde os anos iniciais da infância os levam a indagar a razão de tanta diferença. Do ponto de vista científico, as respostas são encontradas na velha discussão acerca da hereditariedade versus meio. Na busca de argumentos a favor de uma ou outra corrente muita pesquisa já foi realizada, redundando em incontáveis produções intelectuais.
A Doutrina Espírita, porém, baseando-se no princípio da reencarnação, apresenta a esse respeito um argumento pleno de lucidez. Somos seres interexistentes. A alma que em nós habita já viveu antes e continuará viva após a nossa morte no corpo físico. Apenas mudará de estado. Na Terra, está presa à matéria; no espaço, encontra-se livre dos liames físicos. Muda na aparência, mas permanece a mesma na sua essência.

1º Encontro Da Família do LEAE


Não podia surgir encontro em tempo melhor. Necessitamos, todos, de olhares atentos para nossas relações e, principal e especialmente, para relações familiares. Isso porque a família é a base, o esteio, o sustento de uma sociedade mais justa. E ultimamente passamos por mudanças nas constituições familiares.

Pensando nessa nova realidade, o Lar Espírita Aprendizes do Evangelho (LEAE), promove neste próximo mês, em março, o 1º Encontro da Família com o tema: “Família, um amor que não desiste”.

Sabendo que é, também, no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais e aprendemos a perceber o mundo, a Casa tomou a iniciativa de promover o encontro. Para isso convidou três palestrantes que ajudarão a explanar o tema: Kelly Araújo e o casal Pedro e Cristina Piloni.

'Sucessor de Chico Xavier' vem a Cuiabá para ministrar seminário

... inscrições estão abertas

Um dos maiores médiuns do país, considerado por muitos o sucessor do Chico Xavier, vem a Cuiabá para uma palestra e um seminário no mês de abril, e as inscrições já estão abertas. Com o tema ‘Um mundo em transição e as doenças emocionais’, o seminário acontece nos dias 11 e 12 de abril.

Divaldo tem 87 anos e é natural da Bahia. Fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Casa do Caminho, instituições dedicadas às crianças carentes de Salvador. Ele tem mais de seiscentos filhos adotivos e mais de duzentos netos e bisnetos e atende atualmente a cerca de três mil crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda, por dia. Como médium já publicou duzentos e cinquenta livros com versões em dezessete línguas.

Ana Landi lança biografia do médium Divaldo Franco

Na infância, em Feira de Santana, Divaldo Franco sonhava em ser padre ou médico quando crescesse. Aos 87 anos, o médium  acredita que cumpriu estas metas  ao traçar os caminhos que o consagraram como o  principal nome do espiritismo no Brasil e um dos grandes promotores  da doutrina de Allan Kardec pelo mundo.
"Me tornei um consultor da alma e, ao mesmo tempo, um sacerdote e conselheiro, amigo dos dramas humanos, apontador de caminhos, alguém que pode proporcionar a medicação da cura integral", diz  em entrevista na Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima.
Em uma rápida conversa, é fácil perceber que Divaldo, com um sorriso acolhedor, prefere falar do que construiu visando promover o bem do que de si próprio. A Mansão do Caminho, sua grande obra social, fundada há 62 anos, acolheu 600 filhos adotivos e, ao longo do tempo, foi modificando a metodologia de modo a levar seus ensinamentos educacionais aos lares da comunidade.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Divaldo Franco no Fantástico

O maior médium em atividade no Brasil abre a sala dos espíritos para o Fantástico. Pela primeira vez, Divaldo Franco autoriza uma equipe de televisão a gravar uma sessão mediúnica completa e psicografa diante da câmera.
A reportagem será exisbida no Domingo, amanhã, (22/02) no Fantástico as 21 horas. Confira a chamada no site do G1.
*Notícia extraída do site Espiritismo do Sul

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A missão de cada um

A missão de cada um tem conteúdos específicos e intransferíveis, carregados de dons únicos e potenciais que somente aquele indivíduo conseguiria desenvolver. Muito embora quando falamos sobre a missão de cada um, passamos a ideia de uma tarefa única, personalizada, encontrar e realizar a missão da alma tem aspectos genéricos que se aplicam a qualquer ser humano.
Todos temos dons ocultos específicos que podem e devem ser aflorados durante a vida, os quais se bem aproveitados, poderão promover um incrível aumento na plenitude e na alegria de existir de uma pessoa. Contudo, mesmo após o afloramento de determinados dons, muitas pessoas ainda munidas de potenciais latentes, não conseguem se concentrar no que realmente importa, a evolução da consciência e o foco em um estilo de vida voltado para os valores da alma.

A maioria das pessoas, que em algum momento se perguntam sobre suas missões aqui na Terra, já começaram a sentir um dos primeiros sintomas que indicam que elas não estão alinhadas com os seus propósitos: o sentimento de vazio. Este sentimento não vem sozinho, com ele sempre encontramos a angústia, a frustração e o desânimo que gera o efeito nota 5.

Você Acredita que pode ser feliz?

Você compra um carro novo, é promovido no trabalho, começa uma relação afetiva promissora, passa no vestibular e depois da alegria desses eventos vem uma estranha emoção de que algo desagradável vai acontecer? Já aconteceu isso com você ante os fatos agradáveis da vida? Sabe o que é isso?
São as crenças de não merecimento e desvalor pessoal. Essas crenças são como programações mentais que funcionam com base em algum tipo de medo. Basicamente o que elas fazem é que você acredite em algo ruim acerca dos episódios de felicidade na sua vida. Criam uma sensação de perda e colocam os pensamentos a ruminar no pessimismo. São muito limitadoras e podem chegar a serem destrutivas.
Dessa forma, diante do carro novo a mente é assaltada por pensamentos de tragédia, roubo ou mesmo preocupação em como as pessoas vão entender sua escolha de consumo. Na promoção profissional essas crenças alimentam o sentimento de que você será mais explorado para te despedirem logo a seguir. Na vida afetiva, após o início de uma relação rica em confiança e parceria, você é tomado por ideias de traição e abandono porque não acredita que alguém possa ser fiel a outra pessoa. E, após o sucesso do vestibular, vem a nítida sensação de que a formação universitária não vai valer a pena e que o esforço foi em vão.

FEB recebe 801 inscrições para cursos sobre a Doutrina Espírita

De forma presencial ou via internet, a Federação Espírita Brasileira (FEB) recebeu no último fim de semana 801 matrículas para diversos cursos que oferece sobre a Doutrina Espírita.
Pela internet as inscrições estavam disponíveis a partir das 16h do sábado (7 de fevereiro), com vagas limitadas para os cursos de ESDE, EADE, Esperanto, O livro dos espíritos, O evangelho segundo o espiritismo, A gênese, O livro dos médiuns e O céu e o inferno. Já os cursos de “Mediunidade: Estudo e Prática” e DIJ contaram somente com inscrição presencial na sede da FEB, em Brasília.
Como em anos anteriores, em 2015 o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) foi o que mais atraiu interessados, sendo que as vagas foram preenchidas ainda no sábado – tanto as feitas pela internet como as presenciais. Ao todo foram oferecidas 80 vagas para o ESDE, sendo 30 feitas pela internet e 50 presenciais. Segundo os atendentes, as pessoas que tentaram se inscrever após o preenchimento das vagas foram orientadas a procurarem outros cursos disponíveis. Os que insistiram em fazer o ESDE foram inseridos em cadastro reserva, para poderem ocupar vagas que ficarem disponíveis por desistência.

Pizza no LEAE - Companheirismo e Alegria

Como sabem, o LEAE (Lar Espírita Aprendizes do Evangelho) promove venda de pizzas para arcar com as despesas fixas da casa. Neste mês tivemos um encontro, no último sábado, dia 07.

Feliz foi a iniciativa de serem registrados o encontro e trabalho desta grande família. Vejam as fotos:



Dias difíceis...

É comum ouvir-se dizer: Quero sombra e água fresca. Férias, não vejo a hora. Meu sonho é ganhar na megassena para viver longe de dificuldades.

São anseios humanos, afinal, sombra e água fresca não fazem mal algum. Dinheiro também é bem-vindo e férias são uma maravilha para repormos as energias gastas durante o ano de labuta.

Todavia, para que não se decepcione mais adiante com os “espinhos” do caminho é bom estar atento de que o planeta Terra não é um resort onde viemos para descansar, embora muitos queiram isso.

A vida aqui, como diria uma personagem, não é brinquedo não. 

São dias de luta, batalha, incompreensões e aflições dos mais variados matizes. Será que sou amado? Será que conseguirei emprego? Passarei no vestibular? Esta enfermidade é curável? Indagações e mais indagações que preenchem nossos dias, apoquentam nosso cérebro e geram dúvidas no coração.

O Médium e o Papa

Na última quarta-feira, dia 28 de janeiro de 2015, um dos mais conhecidos e respeitados médiuns espíritas do Brasil, Divaldo Pereira Franco, foi recebido pelo Papa Francisco em uma cerimônia coletiva. Nesta cerimônia não foi permitido o registro fotográfico.
A equipe da Mansão do Caminho divulgou uma parte do diálogo com Divaldo, que após o encontro afirmou.
 “O encontro com o Papa no Vaticano foi rápido, mas muito edificante. Não foi um encontro particular, mas sim um encontro com outras pessoas presentes.”

Atraso de verba federal adia inauguração do Memorial Chico Xavier

Primeira etapa do projeto já está concluída, mas a inauguração ainda depende de mais duas fases
 
Atraso em repasse de verba federal adia data de inauguração do Memorial Chico Xavier. O cronograma inicial previa a entrega do prédio pronto até dezembro do ano passado, mas nem sequer a segunda etapa da obra foi finalizada até agora.

A empresa responsável pela fase atual da construção tinha prazo até novembro para concluir o serviço, mas a Prefeitura prorrogou o contrato até o fim deste mês. As obras do memorial já se estendem por três anos.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Confraternização dos Jovens Espíritas de Mato Grosso


Data

14 a 17 de fevereiro de 2015
Início: 14/02/2015 - 08:00
Fim: 17/02/2015 - 08:00

Programação

De 14 a 17 de fevereiro de 2015, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso promove mais uma edição da Confraternização dos Jovens Espíritas de Mato Grosso, a Conjemat. As inscrições para o evento, que terá como tema 'O Real Sentido da Vida' e acontecerá na cidade de Cuiabá, já estão abertas.

- Até 15 de novembro de 2014: R$45,00
- Até 15 de dezembro de 2014: R$50,00
- Até 20 de janeiro de 2015: R$60,00

Mais Informações
conjemat.2015@gmail.com (65) 3644-2727

Conheça os cursos de qualificação oferecidos pela Feemt

Abaixo você pode conhecer os cursos de qualificação oferecidos pelas Áreas de Atuação da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.


Para solicitar que algum destes cursos específicos seja realizado em sua Casa Espírita, mande um e-mail para feemt@feemt.org informando o nome do curso, a Área de Atuação da qual ele faz parte e suas informações para contato.

Atendimento Espiritual
- Curso ‘Fluidoterapia Espírita: Passes, Água Fluidificada e Irradiação’
- Curso ‘Exposição Doutrinária Espírita’
- Curso ‘Prática da Fraternidade: Recepção e Diálogos Fraternos’

Área da Família
- Curso ‘Apresentação do Projeto de Implantação da Área da Família nos Centros Espíritas’
- Seminário ‘Saúde da Relação Conjugal’
- Seminário ‘Jesus Modelo e Guia da Família’
- Seminário ‘Relacionamento Familiar Saudável’

Cartas psicografadas por Chico Xavier são analisadas

Estudo analisa veracidade de cartas psicografadas por Chico Xavier


Pesquisa cientifica realizada por núcleo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu que informações contidas em lote de cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier, morto em 2002, eram verídicas.
Ao todo, foram analisadas treze cartas atribuídas a Jair Parente, morto por afogamento em 1974, na cidade de Americana (SP). As correspondências começaram a ser psicografadas pelo médium ainda no ano da morte de Parente e prosseguiram até 1979.
Conforme o psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES-UFJF), o estudo teve início em 2011 e foi feito em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a partir do pós-doutorado dos pesquisadores Denise Paraná e Alexandre Rocha.
O resultado, de acordo com o pesquisador, foi publicado em setembro de 2014 pela revista científica Explore, editada na Holanda.

As aflições e você

Ricardo nunca foi muito organizado, pelo contrário, cultiva o hábito de tudo colocar no armário de qualquer jeito, empilhando as coisas até não mais poder. Certo dia ele precisou de um material apostilado e lembrou que o mesmo estava no armário. Depois de muito mexer e tirar coisas, impacientou-se, sem conseguir encontrar a apostila. Então, levantando a voz e dirigindo-se aos familiares, gritou: “Quem foi que mexeu no meu armário?”. Típica atitude de transferência de responsabilidade. O único culpado pela bagunça e a não localização do material era ele mesmo.
Essa história ilustra bem a questão das causas atuais das aflições, estudada por Allan Kardec no capítulo 5 de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Muitas vezes sofremos não porque estejamos diante de uma expiação ligada a alguma coisa que fizemos em vidas passadas, e nem tão pouco porque estamos passando por uma prova causada por quem vive conosco. A verdade é que muitos sofrimentos, muitas aflições, são causadas pela nossa imprevidência, pelo nosso egoísmo e pelo nosso orgulho.

Qual a nossa verdadeira busca?

Depois de alguns anos em tratamento, Suzana finalmente livrou-se de todas as sacolas e embrulhos que acumulou durante anos, exatamente 12 anos. Ela totalizou nada menos que 3.000 sacolas e muitos papéis de presente – “eram todos muito importantes para mim”, dizia ela. Mas, o ponto máximo do seu tratamento foi a descoberta que Suzana fez: “Eu guardava tudo aquilo na tentativa desesperada de reter o amor das pessoas. Comprava presentes para mim mesma, os embrulhava, e em casa dizia que havia recebido de outras pessoas: abria com felicidade e acreditava realmente tê-los recebido”. Apesar dos seus cinco filhos, marido e irmã, Suzana é uma mulher carente de afeto: - “Vivo com pessoas mecânicas que se comunicam pelos teclados; isso é muito frio, e não sei onde me perdi de todos eles...”
A vida moderna nos presenteou com um avanço tecnológico inimaginável, e hoje podemos resolver muitas coisas com um clique; isso é ruim? Não. O grande problema que enfrentamos e enfrentaremos se não mudarmos a rota é a mecanização das nossas relações, a robotização do ser. Como o mundo ficou rápido, muitas coisas que antes fazíamos e desprendíamos energia ao fazer tornaram-se automáticas; e as relações também, e isso é ruim! Na nossa pauta diária não temos lugar para as emoções, não queremos sentir, porque ninguém vai “curtir” a minha tristeza, solidão ou qualquer outra emoção que no momento não seja “curtível”.

Você sabe o que é paciência?

Chico Xavier fala da neurose que tem causa na impaciência – Porque Jesus tem poucos seguidores – O exemplo de Anália Franco – Oração para vencer a impaciência
Será que no mundo de hoje é possível alguém manter a "santa paciência" em todos os momentos da vida, sem explodir nem uma única vez? Acredito que isso seja possível, mas, que é difícil, é. Ouvindo alguns amigos a respeito do que é capaz de tirar a paciência deles, eles me deram motivos tais como: engarrafamentos no trânsito, principalmente quando têm compromissos com hora marcada; mal abrir o sinal e o carro de trás buzinar para que andem logo; assistir o cinismo dos corruptos; repetir alguma coisa para alguém que finge não ouvir.
Bem, mas adianta perder o controle? Vai resolver? O que se ganha sendo impaciente? Perder a paciência, em qualquer circunstância da vida, é a maneira mais fácil de perder a tranqüilidade, a paz interior, a saúde física e a espiritual. Neste sentido, lembro a afirmativa de Chico Xavier de que a neurose tem origem na impaciência. Diz ele também que "um trauma emocional se comunica ao corpo todo. Talvez cerca de 60% a 80% de nossas doenças são adquiridas através dos choques, da intolerância, das ofensas e da falta de perdão".

Novo livro da Boa Nova explica a história das irmãs Fox para crianças

Berço do Espiritismo, o acontecimento ganhou ilustrações e linguagem de fácil entendimento para compreensão dos pequenos
 
Noite após noite, o espírito Charles produzia pancadas tentando se comunicar. Até que um dia, as espertas irmãs Fox conseguiram conversar com Charles. Assim surgiu a notícia, em todo o mundo, das famosas meninas médiuns. O que ninguém poderia imaginar é que tais fatos estudados à distância por Allan Kardec e outras manifestações que ele passou a constatar, como as “Mesas Girantes”, colaboraram para a elaboração de uma nova ciência: o Espiritismo.
 
Com o intuito de propagar a origem da Doutrina Espírita com uma linguagem especial adaptada para os pequenos, o autor Luis Hu Rivas criou o livro Crianças Médiuns, que acaba de chegar às livrarias pela editora Boa Nova. As ilustrações facilitam no compreendimento e prendem a atenção da garotada.