sexta-feira, 1 de março de 2013

O Espiritismo é cristão?

 
Se somos cristãos, por que não estudamos mais sobre Jesus?
 
Segundo entendemos, sim. O Espiritismo é a volta da doutrina de Jesus Cristo, clara e objetivamente, porque ela foi deturpada ao longo do tempo, e é conhecido entre os seus seguidores como Cristianismo Redivivo.
 
Se somos cristãos, por que não estudamos mais sobre Jesus? Por que os espíritas não leem a Bíblia, especialmente na parte do Novo Testamento, onde há revelações extraordinárias sobre a passagem deste Mestre pelo planeta?

 
O Novo Testamento começa com o enunciado dos quatro principais Evangelistas, os escolhidos pela Igreja Romana, que narram fatos da vida de Jesus: Mateus, Marcos, Lucas e João. Registra também vinte e uma cartas – conhecidas como Epístolas -, destacando-se as catorze de Paulo de Tarso, que não conheceu Jesus, mas que foi o mais importante divulgador do Cristianismo. Além delas há uma de Tiago, duas de Pedro, três de João e uma de Judas Tadeu. Temos o Apocalipse de João – O Evangelista – e o extraordinário Ato dos Apóstolos que começa logo depois do Evangelho de João.
 
Falam de novas lições de Jesus, depois do episódio da crucificação, já que ainda por quarenta dias falou aos seus seguidores sobre o Reino de Deus. Relata também trabalhos feitos pelos Apóstolos, em nome de Jesus, e dos prodígios não compreendidos pelos chefes religiosos. Menciona casos envolvendo diferentes pessoas, crentes e não crentes. Enfim, são vinte e oito capítulos cheios de revelações e belezas. Falam das andanças e atuação do Velho Saulo de Tarso, agora o Paulo, conhecido como o convertido de Damasco, depois que teve na estrada uma visão de Jesus que lhe perguntou: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” É quando o coerente rabi pergunta a Jesus: “Que queres que eu faça, Senhor?” E Jesus lhe recomenda que siga até Damasco onde teria a resposta para todas as suas indagações. É ali que o velho Ananias impõe-lhe as mãos sobre os olhos e lhe restitui a visão perdida durante a viagem.
 
Uma leitura que vale a pena porque conheceremos mais de Jesus além das parábolas e dos acontecimentos que o envolveram enquanto esteve conosco na Terra. Muitas revelações do Espírito Jesus Cristo que norteou a vida de seus mais diretos seguidores para que não debandassem, já que Ele mesmo havia predito que “morto o pastor o rebanho se dissiparia”.
 
Não somos dos que defendem que a Bíblia é um livro infalível e que é a palavra de Deus. Muitas coisas mencionadas na Bíblia afrontam a razão humana. Mas pelo menos devemos ler a Bíblia como um livro que conta a história da humanidade, sem nos perdermos em simbologias que não podemos entender. Ali está escrito o desenvolvimento das raças e das sociedades até os nossos dias. E quanto ao Novo Testamento, nenhum cristão deve deixar de ler.

Por Octávio Caúmo Serrano,postado no site da revista O Clarim