quarta-feira, 6 de março de 2013

Filme "PARANORMAN" - Catecismo espírita para crianças

Como falar com as crianças sobre vida após a morte, aparição de Espíritos, dons mediúnicos e virtudes espirituais — e ainda, tudo isso sem ser chato ou fazer drama, para não causar traumas? Ora, é simples: reúna sua família e assistam juntos ao filme "PARANORMAN", um junção de Norman (o personagem principal do filme) com Paranormalidade — a ciência que estuda ocorrências paranormais, ou seja, além das capacidades sensoriais físicas.

Além de ser bastante divertido, esse desenho animado serve de preâmbulo para um papo
legal e sério sobre as questões espíritas.



Norman é uma criança dito "especial", pois tem a capacidade de ver, ouvir e se comunicar com os desencarnados. Em casa, a caminho da escola e em todo lugar, ele é, em pessoa, uma janela para o "outro mundo" — e é impossível, para quem conhece bem a História, não se lembrar do querido Chico Xavier.

 
Bem, mas esse "dom" nem sempre é bem compreendido pelos demais. Aliás, no caso de Norman, nem em casa, nem na escola e em lugar qualquer desse mundo ele é levado a sério por ninguém, exceto por um tio louco e pela sua vó — que, aliás, já "se foi" há muito tempo.
 
 
A aventura fala ainda do caso das bruxas (médiuns) que foram queimadas em vida pela acusação de feitiçaria, dando ensejo para uma boa conversa sobre História, mediunidade e intolerância religiosa.
 
É claro que não é exatamente um "catecismo espírita", além do que, a animação é bem fantasiosa, envolvendo coisas esdrúxulas, como um "ataque de zumbis". Afinal, é um produto de cinema e não uma aula pedagógica de Espiritismo. Mas dá pra conversar sobre isso numa boa com a molecada. Então, você tem um programa legal e instrutivo para sua família.
 


SINOPSE
 
Norman Babcock (Kodi Smit-McPhee) é um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade.
 
FICHA TÉCNICA
 
Elenco: Vozes de: Anna Kendrick, John Goodman, Leslie Mann, Casey Affleck, Jodelle Ferland, Christopher Mintz-Plasse, Kodi Smit-McPhee, Bernard Hill, Jeff Garlin.
Direção: Chris Butler e Sam Fell
Gênero: Animação
Duração: 90 min.
Distribuidora: Universal Pictures
Orçamento: US$ 80 milhões
 
Neste ano, 2013, Paranorman foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.
 
Veja o trailler:
 
 
 
*Texto extraído do site Luz Espírita com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE