segunda-feira, 21 de setembro de 2020

21 de Setembro - Dia do Adolescente

A adolescência é uma fase do desenvolvimento do ser humano em que a pessoa passa por algumas das principais mudanças em seu corpo. Consiste numa etapa transitória que separa a infância da vida adulta.

Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considere que a adolescência abrange o período compreendido entre os 12 e os 18 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência vai dos 10 aos 19 anos de idade.

Exatamente por ser um período de muitas mudanças e descobertas, a adolescência precisa ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis.

Assim, o Dia do Adolescente serve para ajudar a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de construir um vínculo de diálogo com os jovens, abordando os principais assuntos que são relevantes nesta fase, como a sexualidade, o futuro profissional e a identidade do indivíduo.

Origem do Dia do Adolescente

O Dia do Adolescente é comemorado em 21 de setembro desde 1996. A sua criação surgiu com a proposta de lei feita pelo deputado Horário de Matos Neto (1951-2008).

5 novelas espíritas que ficaram na memória do brasileiro

As novelas espíritas ajudaram na divulgação do Espiritismo nas últimas décadas no Brasil, embora não refletem totalmente as obras da doutrina. Ou seja, auxiliaram no debate sobre questões estudadas. Assim, aumentando a busca pelos livros de Allan Kardec e Chico Xavier. As mais recentes, como Espelho da Vida, foi debatida diariamente pelas redes sociais.

A Viagem, a mais lembrada das novelas espíritas

É a novela espírita brasileira de maior sucesso. Escrita por Ivani Ribeiro, a versão de 1994 da trama – a original foi em – bateu recorde de audiência na década na faixa das 19h da TV Globo. Será reprisada em dezembro, no canal Viva.

O personagem Alexandre, interpretado por Guilhemerme Fontes, se matou na prisão e promete vingança ao seu próprio irmão, Raul (Miguel Falabella). Dessa forma, obsedia o cunhado Téo (Maurício Mattar) e o advogador Otávio (Antonio Fagundes). O céu e o Umbral na visão espírita ficaram na memória dos brasileiros.

Espelho da Vida, a novela espírita debatida pelas redes sociais

Escrita por Elizabeth Jhin, a novela de 2018 se passa em uma cidade mineira fictícia: Rosa Branca. O personagem Vicente (Reginaldo Faria) pede antes de morrer à esposa Margot (Irene Ravache) que o neto Alan (João Vicente de Castro) faça um filme de Julia Castelo, vítima de crime passional em 1930.

A trama tem a presença de Isabel (Alline Moraes) e Cris Valência (Vitória Strada).

Anjo de Mim, a novela espírita estrelada por Tony Ramos

Exibida entre setembro de 1996 e março de 1997, a novela ‘Anjo de Mim’ tem como personagem principal Floriano, um escultor que não acreditava no sobrenatural, vivido por Tony Ramos. Ele busca ajuda na regressão para se curar de dores e a visão de uma mulher que viu morrer.

Então ele descobre que teria vivido em 1880 e que foi apaixonado por Valetina, interpretado por Carolina Kasting, a quem passa a procurar.

Anjo de Mim foi escrita por Walther Negrão.

Alma Gêmea, a novela espírita de 2005

A novela Alma Gêmea, de 2005, ganhou 25 capítulos em função do seu enorme sucesso: teve a maior audiência da década no horário das 19h.

A trama conta a história de amor entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro). Após a sua morte, ela reencarna em Serena (Priscila Fantin). Eles se conhecerem 20 anos depois.

Além do Tempo, a única das novelas espíritas que se passa com 150 anos de diferença

A novela Além do Tempo, de 2015, tinha duas fases, com 150 anos de diferença. Na primeira, Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Na segunda, reencarnaram e vivem novo romance.

Dessa forma, é considerado o maior período de tempo entre fases de uma novela, escrita por Pedro Vasconcelos e Elizabeth Jhin.

Site Chico de Minas Xavier

21 de Setembro - Dia da Árvore

Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil.

Entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro.

Tudo começou em 10 de abril de 1872 quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.

Calendarr

Calendário da Gentileza

Em dezembro de 2018 o Programa De Bem com a Vida da CGU desenvolveu uma iniciativa que propõe ações diárias a serem praticadas em cada dia do mês, desafiando os participantes a saírem da rotina, realizando uma ação de gentileza que beneficie a si próprio e às pessoas que estão à sua volta.

Esse calendário foi pensado para dezembro de 2018, mas pode ser aplicado para qualquer mês.

A proposta é que todos sejam instigados a realizar uma ação de gentileza por dia, não apenas dentro do ambiente, mas também entre amigos e familiares. Foram escolhidas ações pontuais, fáceis de serem realizadas e que podem transformar o ambiente e deixar os relacionamentos ainda mais divertidos ao longo do mês, podendo ainda criar um momento para o compartilhamento das experiências. Experimente fazer com seus filhos ou com a sua turma do Ensino Fundamental! Confira as ações:

1.Encoraje outras pessoas a praticar a gentileza: compartilhe esse calendário.

2.Coloque uma música animada e dance divertidamente ou cante no carro.

3.Selecione algumas roupas (ou brinquedos) que não use mais e faça doação.

4.Agradeça 3 coisas boas que aconteceram no seu dia.

5.Surpreenda um amigo oferecendo-lhe o seu doce preferido.

6.Elogie 3 pessoas por mensagem, e-mail ou redes sociais.

7.Seja gentil com você: caminhe pelas ruas apreciando a natureza.

8.Escreva uma mensagem positiva e deixe em local público para que alguém a encontre.

9.Ofereça ajuda a algum idoso.

10.Faça uma boa ação para um desconhecido.

11.Coma apenas alimentos saudáveis neste dia.

12.Seja gentil com o nosso planeta (tomar banho mais rápido, fechar a torneira, apagar as luzes, etc).

13.Divulgue uma notícia boa em seu local de trabalho.

14.Elogie o trabalho de alguém.

15.Ceda seu lugar na fila para alguém (trânsito, mercado, banco, restaurante…).

16.Escolha 2 livros que você não use mais e faça doação.

17.Sorria para, ao menos, 5 pessoas hoje.

18.Recolha algum lixo ao caminhar.

19.Ofereça ajuda para algum amigo ou familiar.

20.Convide um amigo para um café e um bate-papo.

21.Peça desculpas a alguém que você magoou.

22.Desligue os eletrônicos e preste atenção naqueles que estão com você.

23.Visite ou ligue para alguém que você não vê há algum tempo.

24.Abrace seus amigos e familiares queridos.

25.Retome contato com alguém de quem está distante.

26.Compartilhe mensagens otimistas em suas redes sociais.

27.Converse com um estranho.

28.Dê bom dia/boa tarde/ boa noite para todos que encontrar hoje.

29.Encontre maneiras de ser gentil consigo mesmo hoje.

30.Faça uma lista com 5 coisas boas que lhe aconteceram no ano.

31.Planeje novos atos de gentileza.

Baixe e imprima!


Site a simplicidade das Coisas

Incrível trabalho de resgate à memória do espiritismo

Dando continuidade ao trabalho de preservação e resgate do acervo original de Allan Kardec,  a FEAL (Fundação Espírita André Luiz) vem desenvolvendo desde outubro de 2018 o Projeto Cartas de Kardec para recuperar e preservar a verdadeira história do Espiritismo. Em 2020 mais um passo importante está sendo dado na preservação da memória espírita, agora no meio acadêmico e científico.

Trata-se de uma parceria da Fundação Espírita André Luiz com o Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora, que lançou dia 1 de setembro o Portal Projeto Allan Kardec, um portal de trabalho acadêmico que reunirá documentos de Allan Kardec espalhados pelo mundo.

Para compor seu acervo digital, a Universidade contará com o acervo de mais de mil manuscritos digitalizados disponibilizados pelo acervo do Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz, material coletado na França pelo pesquisador brasileiro, dr. Silvino Canuto de Abreu, em meados do século vinte e que atualmente está sob a tutela do Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz. O portal vai disponibilizar inicialmente 50 manuscritos do acervo em sua inauguração, e à partir daí progressivamente acrescentará novos documentos.

O Projeto Allan Kardec, da Universidade Federal de Juiz de Fora, reúne 13 pesquisadores de diversas universidades, entre elas a própria universidade, o  ITA, Unicamp e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, além de mais de 20 colaboradores.

A proposta dessa parceria é que esse rico material de estudo que traz as ideias originais de Allan Kardec possa chegar ainda mais longe, ajudando pesquisadores, cientistas e também aqueles que desejam conhecer com mais profundidade as bases dos ensinamentos espíritas amplamente alicerçados na ciência.

Veja o portal aqui.

Relembrando a trajetória do trabalho de resgate ao Espiritismo realizado pela Fundação Espírita André Luiz

Em outubro de 2018, iniciamos o projeto Cartas de Kardec, que contou com a colaboração financeira de apoiadores pela plataforma de crowdfunding, o Catarse.

Naquele ano a FEAL  firmou  parceria com o Instituto Canuto Abreu para a guarda dos manuscritos , livros e diversos materiais que o pesquisador espírita, farmacêutico, médico e advogado, Dr. Silvino Canuto de Abreu (1892-1980) percorreu o mundo por anos criando um acervo que conta a história do Espiritismo.

Nossa campanha no Catarse não atingiu a meta final de financiamento coletivo, que era de R$ 500.000,00, chegamos na marca inicial de R$ 148.949,00 com a colaboração de 756 pessoas.

Mas o trabalho começou e nunca parou, além dos valores recebidos pela campanha, a FEAL realizou investimentos em equipamentos e profissionais, totalizando nestes anos uma despesa de mais de R$ 525.000,00.

E dos manuscritos de Allan Kardec atualmente temos 1.142 documentos, todos 100% higienizados, digitalizados, catalogados e acondicionados de forma correta para conservação. Destes documentos 93% constam com transcrição e 32% além da transcrição, constam também com a tradução.

E o acervo ainda tem grande   potencial de crescimento pois ainda existem centenas de arquivos que estão sendo catalogados e com teor ainda desconhecido.

A validação da transcrição e tradução está sendo realizada pela equipe acadêmica que faz parte do Centro de Documentação e Obras Raras da FEAL. O grande desejo, inicialmente de Canuto, e agora da FEAL, sempre foi disponibilizar este conteúdo, de forma digital e de acesso a todos.

Além dos manuscritos originais de Allan Kardec, arquivos inéditos originais do acervo de Chico Xavier, bem como documentos pessoais do médium mineiro foram confiados para digitalização e farão parte do Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz.

O compromisso da Fundação Espírita André Luiz é que essa memória espírita seja preservada e outras gerações possam também ter acesso a todo esse conhecimento que amplia horizontes, levando consolo e esclarecimento sobre a verdadeira Doutrina Espírita e suas ideias renovadoras.

Site Portal do Espírito

19 de Setembro - Dia Mundia da Limpeza


Na verdade, o Dia Mundial da Limpeza Costeira é celebrada anualmente no terceiro sábado de setembro, este ano caiu dia 19 de setembro.

A data, criada pela organização Ocean Conservancy, tem como objetivo promover a proteção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas.

Todos os anos neste dia organiza-se a maior limpeza voluntária do globo, envolvendo milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Estima-se que 5 milhões a 12 milhões de toneladas de plástico entupam os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas (90% delas come plástico) e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um imenso número de peixes.

A data apela também a comportamentos preventivos nas praias, como guardar todo o lixo produzido e o despejar num caixote de lixo.

Calendarr

Eu tenho dias… e você?

Tenho dias que acordo bem, me sentindo completamente feliz e pronta para dominar o mundo.

Tenho dias de pura preguiça e alienação aos conteúdos viciantes da internet, como redes sociais e “cultura inútil”, que nos rodeiam.

Tenho dias de total tristeza e melancolia. São a minoria, confesso, mas eles existem também.

Tenho dias de querer ficar apenas na cama, sem comer, tomar banho ou fazer qualquer outra coisa da minha existência. Esse dia é pior do que os dias tristes. Não sei explicar, mas eles me fazem me sentir tão pequena, tão insignificante, que chega a doer só de pensar. Por isso digo que são os piores. Os dias tristes, por pior que pareça, me fazem refletir e até chorar, um choro que alivia a alma. Sabe quando somos adolescentes e temos o sono embalado por um choro que parece que carregamos o peso do mundo nas nossas costas? Mas a gente só precisa esvaziar… descansar, que no outro dia está tudo bem? Sim, os dias tristes são esses.

Fora isso, tenho dias surpreendentes. Esses são muito bons, porque eles começam sempre com um ar de que nada além da rotina vai acontecer e “tcharammm”… uma surpresa. Às vezes boa, às vezes nem tanto, faz parte também, rs.

Na maioria das vezes, quando estou em um dia calmo e tranquilo, me pergunto quantos tipos mais de dias existem e em qual dia cada pessoa ao meu redor está, no mesmo dia que eu.

Eu gosto muito de uma frase que diz: “Cada ser é um universo”. Parece clichezão da internet (e não deixa de ser, pensando bem), mas mesmo assim significa muito. Já pensou como cada pessoa é única e inteiramente perfeita como é? Já pensou quantos dias maravilhosos todas essas pessoas vivem, já viveram e ainda podem viver em sua existência? Eu estou escrevendo isso imaginando os seus dias, como são, como estão, como serão… e você deve pensar nos meus e assim criamos uma conexão de pensamentos à base de empatia, respeito, consideração e acima de tudo amor.

Eu tenho dias, você também tem, e desejo que você tenha muitos mais e que consiga, em cada um deles, ser o seu melhor.

Escrito por Fernanda Love para o site Eu sem fronteiras

De gente grossa o mundo está cheio

Se o “Profeta Gentileza” ensinou que “Gentileza gera Gentileza”, muitas pessoas atualmente não entenderam este chamado. Porque o que vejo de gente grossa no mundo não comporta as histórias do gibi. E isso muito me incomoda independente de quem seja. O grande Chico Xavier dizia que ficava triste quando alguém o ofendia, mas ficaria mais triste ainda se fosse o ofensor. Sim, magoar as pessoas como ele mesmo citou é terrível.

O mundo pode estar caindo na sua cabeça, mas se você, independente da idade, não tiver inteligência emocional, de nada adianta. Não adianta fugir, dizer que as pessoas estão erradas, jogar para o universo. Gentileza é algo que se constrói ao longo da vida e não tem nada a ver com ser boazinha ou bonzinho. Somos o que somos, ficamos incomodados e precisamos melhorar como pessoas a cada dia.

Estava pensando hoje mais uma vez que não viemos a este mundo a passeio. Cada pessoa, como diz a frase “é benção, presente ou lição”. Ultimamente ando só colhendo as lições. Nenhuma é benção ou presente. Infelizmente. E olha que sou bastante positiva em tempos trágicos. Eu participei de um projeto que distribuía gentileza através de frases, objetos, encontros. Por isso, talvez a grosseria me despedaça o coração. E não tem nada a ver com sentimentos.

As pessoas merecem ser amadas independente de merecimento como o próprio Cristo firmou, contudo a humanidade, muitas vezes esquece desse ensinamento. Por favor, deixe sua grosseria lá fora que o meu coração é frágil, é sensível e ainda acredita na bondade humana. Assim como as cidades estão doentes, Luís Fernando Veríssimo lembrava que “o mundo não é ruim, só está mal frequentado”. Que eu não faça parte dele. Porque penso colori-lo com as melhores cores, sorrisos e muita gentileza por onde eu for.

Por Caroline Santana, Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e colaboradora do portal Na Pauta Online

17 de Setembro - 1º Grupo Espírita do Brasil

Fundado por Teles de Menezes, em Salvador, o primeiro centro espírita do Brasil, o Grupo Familiar do Espiritismo, em 17 de setembro de 1865.

 Além da disseminação dos ensinamentos espíritas, o Grupo também dedicava-se à caridade, ajudando os mais necessitados.

É interessante destacar que durante o primeiro dia de abertura do Centro, durante uma sessão mediúnica, o Grupo recebeu a primeira mensagem dos espíritos através de uma mensagem psicografada, cuja mensagem fora assinada pelo espírito chamado de Anjo Brasil.

Telles de Menezes também foi um dos defensores da libertação dos escravos. A cada assinatura vendida de “O Echo D’Além-Túmulo”, parte do dinheiro era destinada à compra da libertação de negros e escravos na Bahia. Esta ação muito tem a ver com os ensinamentos de Jesus Cristo, os quais propõem a vivência da fraternidade entre os povos para que todas convivam em harmonia.

Há poucos registros encontrados sobre a vida deste espírito de luz durante a sua vida terrena. Porém, o pouco do que se tem divulgado deixa claro que Luiz Olympio teve muita importância para a disseminação do Espiritismo no Brasil.

Site Fraternidade, Luz e Fé

17 de Setembro - Dia da Compreensão Mundial

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: a compreensão.

Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal todos os indivíduos, assim como esteticamente, são diferentes também em relação aos ideais de vida ou comportamento social. Essas diferenças são formadas por vários fatores, como faixa etária, geração, cultura, religião, educação e etc.

A grande questão proposta no Dia da Compreensão Mundial é justamente saber lidar com tantas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo.

A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo.

A compreensão abrange os inúmeros tipos de preconceitos e atuais conflitos que existem em todas as sociedades, sejam étnicas, religiosos, sexuais ou socioeconômicos.

Calendarr

Confie. Se tiver medo, siga mesmo assim

Não tema, apenas confie e siga. As adversidades precisam ser enxergadas como degraus, não como bloqueios. Algumas dificuldades que enfrentamos parecem infindáveis, que não conseguiremos superá-las, mas, com paciência, disciplina, persistências e, às vezes, com uma boa dose de resiliência, superamos qualquer adversidade.

Apenas precisamos confiar e seguir. Talvez, estejamos enfrentando as dificuldades sem enxergar as soluções, pelo simples fato de estarmos vivendo uma situação diferente, nova, desconhecida, que limita a nossa percepção do Universo infinito e suas possibilidades, à pequenez do nosso entendimento e conhecimento sobre Ele.

Não conhecemos e nem sabemos tudo, mas, sabemos que tudo vibra, que há positividade e negatividade nas ações e reações. Logo, se temos boas intenções e nossas ações são louváveis, não tem por que não confiar e seguir com nossos propósitos.

Chico Xavier nos ensinou um “mantra” para a vida: – Tudo passa! – Seja bom ou ruim, não há estado permanente no Universo em constante transformação da qual fazemos parte também, e precisamos nos adaptar em todo momento ao mundo contemporâneo, sem perder a essência e considerando viver no presente, o que plantamos no passado.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." – Oliver Wendell Holmes Sr.

Por Jorge Jubrail para o site Pensamentos e Reflexões

Artigo: O valor que a vida tem

A maior riqueza que a vida proporciona ao ser humano é a feliz vivência do bom humor, descortinando o tesouro do bem-estar íntimo.

A boa regra é vencer os problemas, com a técnica saudável de uma postura motivadora, como se fossem desafios: degraus oportunos à evolução constante.

Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, ensina: A tristeza é um dos raros momentos que nos permite reflexão […], uma possibilidade de nos conhecer melhor, de saber o que queremos, do que gostamos.

Quando a questão – em setembro que se tornou amarelo – convida a humanidade à reflexão sobre o suicídio, é indispensável considerar que o fenômeno psicológico, de qualquer natureza, é essencialmente transitório.

Todos os que tiverem a cogitação infeliz do autocídio devem reflexionar sobre o despertamento à valorização da vida. Somente vivendo é possível buscar o néctar da paz íntima dessas conquistas.

Não permitir que esses pensamentos sombrios povoem o campo mental, buscando o diálogo com alguém com o qual tenha confiança.

Dialogar, abrir o coração, buscar a feliz e salutar convivência, não se refugiar no íntimo. Reeducar-se mentalmente, não dando guarida emocional às insinuações negativas: eis a tônica do bom viver.

Existem alguns sinais doentios.

Cuidado com a mágoa que enlouquece a razão e produz fixações perturbadoras, como a monoideia, que é ferramental de mentes trevosas.

Lembrar também que o Código Internacional de Doenças (CID 10), no item F 44.3, desde 1998 traz o diagnóstico da interferência espiritual obsessora. É a própria ciência oficial reconhecendo que esses assédios são reais e se reage a essa realidade com diagnóstico médico.

Mau humor é outra realidade comportamental que pode dar causa à obsessão espiritual, pois o pensamento e a imaginação atraem o que lhe for semelhante.

A distimia traz prejuízos à convivência diária e incapacita o ser, que se aliena em pensamentos perturbadores.

A ação preventiva e acauteladora deve ser a tônica indispensável ao debate desse tema. Os males psíquicos têm cura, quando observados e curados em tempo hábil.

Feliz a orientação de Meimei, por intermédio de Chico Xavier, que nos trouxe essa pérola para que a conquistemos diuturnamente: “Alegria é o cântico das horas com que Deus nos afaga a passagem pelo mundo”.

No contexto da prevenção, o Posto do CVV (Centro de Valorização da Vida), de Araçatuba, está a caminho da reativação. Se você estiver sensível a esta causa e quiser participar, deixe mensagem na página Movimento Amor à Vida (Facebook).

Por Luiz Carlos Barros, dirigente espírita em Fernandópolis e Jales, publicado no site Folha da Região

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Brilho de um sorriso produz energia positiva

Neste vídeo, Pedro Neves fala sobre a importância do brilho de um sorriso. Este simples ato produz energia positiva para quem sorri e para quem recebe este gesto. Então, lembre-se: o brilho de um sorriso faz bem para todo mundo.


Jundiaí Agora

O poder do silêncio para acalmar a mente

A medicina integrativa é uma prática, não uma especialidade médica. Nessa prática, o médico tem um olhar para o paciente no seu todo, ou seja, leva em consideração tudo aquilo que faz parte da vida da pessoa, desde sua saúde física até as atividades rotineiras do seu dia a dia

O conceito de “ser saudável” é totalmente independente de “estar doente” na medicina integrativa. Ser saudável é estar em equilíbrio do ponto de vista físico, emocional e espiritual.

Mais do que nunca, hoje sabemos os danos causados pelo stress a curto, médio e longo prazo, inclusive se instalando na forma de doença. Como maneira de modular esse stress, indicamos práticas complementares aos tratamentos tradicionais. O silêncio é uma dessas práticas.

O silêncio entra como um braço do autocuidado, que é um pilar importante da medicina integrativa. Existem alguns estudos que mostram que ficar em silêncio aumenta a capacidade cognitiva e a criatividade. O silêncio reduz os níveis de hormônios ligados ao stress, como o cortisol, levando o corpo ao relaxamento.

Na vida moderna e urbana em que vivemos, existe um verdadeiro caos de sons. Esse excesso de ruídos pode perturbar o trabalho e a concentração. Prejudica também o sono, podendo provocar reações psicológicas e fisiológicas.

Com a mente mais quieta e silenciosa, aumentamos nossa capacidade de criar e de pensar, tudo fica mais organizado. A frequência cardíaca se reduz, levando a uma queda da pressão arterial, que em dias  mais tensos costuma subir. O corpo vai se acalmando, os hormônios do stress vão se reduzindo… É uma sinfonia perfeita com todo o organismo.

Não basta saber, é preciso praticar. As atividades exigem constância para virar rotina. Eu medito, pelo menos, duas vezes por dia. Pela manhã, me dá energia, me abastece de gratidão. De noite, o foco é o relaxamento. A parte mais difícil é baixar o fluxo dos pensamentos. Por nos trazer ao momento presente, o silêncio é ótimo para ansiedade, que nada mais é do que viver em tensão por causa do futuro.

Quem não souber meditar ou não quiser realizar a prática em si, fazer sua oração costumeira e tomar alguns minutinhos a mais no silêncio, acalmando os pensamentos... ajuda, e muito!

Site da Veja São Paulo com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE.

Zíbia Gasparetto e Chico Xavier estão entre os autores espíritas/espiritualistas mais conhecidos

A 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura fez um levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e divulgou na última sexta-feira, dia 11 de setembro, dados referentes aos hábitos de leitura dos brasileiros.

Houve uma queda na leitura nacional, de 56% para 52% o número de pessoas que leram, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos três meses anteriores ao levantamento. Quem não leu deu os seguintes principais motivos: falta de tempo (34%), não gosta (28%), não tem paciência (14%), prefere outras atividades (8%), tem dificuldade para ler (6%).

Entre os autores mais conhecidos estão Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cecilia Meireles, José de Alencer, Vinícius de Moraes, Paulo Coelho, Jorge Amado, Augusto Cury, Maurício de Souza, Zíbia Gasparetto, Chico Xavier, JK Rowling e Agatha Christie.

A Bíblia foi a obra mais citada por leitores do Brasil durante a pesquisa.

A região Norte teve a maior porcentagem de leitura no país, enquanto o Centro-Oeste registrou o pior índice: Norte (63%), Sul (58%), Sudeste (51%), Nordeste (48%) e Centro-Oeste (46%). Segundo a pesquisa, mulheres leram mais que homens, e brancos leram mais que negros em 2019. Foi a primeira vez que a pesquisa adotou um recorte por raça.

O formato preferido do leitor continua sendo o livro físico, com 92% das escolhas. Os livros digitais, apesar da leve aderência, foram lidos por 37%  dos brasileiros.

A Retratos da Leitura é a mais abrangente pesquisa sobre o hábito de leitura no País e tem como objetivo servir de base para políticas públicas para a formação de leitores. No total, foram realizadas 8.076 entrevistas, em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e Distrito Federal entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

Os resultados da pesquisa podem ser analisados para o total do Brasil, pelas cinco regiões por capitais. Todos os dados foram ponderados considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2017, do IBGE.

Site Em Tempo com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

09 de Setembro - Dia do Cachorro-quente

Pra descontrair...

Acredita-se que o Dia do Cachorro-Quente seja uma homenagem à suposta data de criação deste tipo de sanduíche, em 9 de setembro de 1884, na cidade de Nova York.

O cachorro quente teria sido inventado por um imigrante alemão. Ele teve a incrível (e simples) ideia de colocar uma salsicha dentro de um pão, que é uma forma bem prática de se alimentar.

Pronto, isso bastou para ser um dos lanches mais famosos do mundo!

Obviamente, não existe melhor maneira de celebrar o Dia do Cachorro-Quente do que se deliciando com um vasto banquete com diversos tipos diferentes de hot dogs.

As pessoas que não consomem produtos de origem animal podem fazer as suas versões de cachorro-quente com salsichas à base de vegetais ou grãos.

Calendarr

Oração ou pensamento otimista. Comece bem o dia

Para começar o dia, ao se levantar, faça uma oração. E se você não tem este hábito, tenha pelo menos um pensamento otimista. O importante é agradecer a bênção da vida, seja com a oração ou gesto positivo por mais este tempo que foi dado a você. Assista ao vídeo.



07 de Setembro - Independência do Brasil

 


A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal.

O Dia da Independência do Brasil, ou Dia da Pátria, se comemora no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga".

Às margens do riacho Ipiranga, Dom Pedro, príncipe regente na época, foi quem proclamou a independência do Brasil, ordenando aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.

Em seguida, gritou "independência ou morte" e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

As principais causas que motivaram a independência do Brasil foram:

- Crise do sistema colonial;
- Altos impostos;
- Desentendimentos políticos;
- Busca da autonomia política e econômica;
- Iluminismo como base ideológica.

O dia 07 de setembro comemora um marco na história do nosso país e, por isso, é um feriado nacional, conforme as leis nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

O intuito da comemoração é manter na memória do povo a importância deste fato. Atualmente, na data da Independência do Brasil, as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.

As forças militares brasileiras – marinha, exército e aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público como forma de homenagem.

O desfile mais solene acontece em Brasília onde participa o presidente da República e seus convidados.

Calendarr

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

05 de Setembro - Dia do Irmão

Quando se fala de irmão, podemos nos referir tanto ao filho dos nossos pais - nosso irmão consanguíneo - como também aquela pessoa especial, considerada um grande amigo e que você sente como se fosse um membro da sua família.

No Brasil, o dia do irmão é tradicionalmente celebrado em 5 de setembro. No entanto, não há um registro que oficialize a data no país.

Calendarr

05 de Setembro: Dia da Amazônia

Durante este sábado, 5 de setembro, é celebrado o Dia da Amazônia.  A data tem o objetivo de promover debates e chamar atenção sobre a importância da preservação do local.  O dia 5 de setembro foi escolhido como uma forma de homenagem a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II no ano de 1850. 

A floresta amazônica tem mais de quatro milhões de quilômetros quadrados. Essa grandiosidade toda abrange nove países, sendo eles Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. 

Por ser uma região rica em recursos, a Amazônia desperta o interesse de muitas pessoas. Entretanto, a exploração pode vir a causar danos ao ambiente e, por isso, a data busca alertar sobre os principais problemas que afetam a região, como o desmatamento.

A Amazônia é importante, por exemplo, para conservação do clima no planeta, manter o equilíbrio ambiental e reciclar uma boa parte de carbono na atmosfera.

Além disso, a região é rica em biodiversidade. Nela está localizada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. A Bacia Amazônica também confirma a abundância de recursos hídricos, já que se trata da maior bacia hidrográfica do mundo.

A amazônia é reconhecida pela sua diversidade animal e vegetal, já que existem espécies de plantas e animais que apenas são encontrados na região.

Ainda que amanhã seja data de celebração, o Brasil tem pouco a comemorar...desmatamento em agosto foi o maior do ano e o segundo maior da década.






Sites Clic Camaquã, Calendarr e Exame

Cineasta de 20 anos ganha prêmio por filme poderoso de 1 minuto sobre casamento

Nós podemos não entender as palavras, mas, ao final, a mensagem ficará clara para todos.

Este breve vídeo, chamado Thursday Appointment, ganhou recentemente um prêmio no Luxor African Film Festival, uma organização sem fins lucrativos que incentiva e celebra a produção de filmes.

A produção é do premiado do cineasta iraniano Syed Mohammad Reza Kheradmand, de 20 anos.

O poderoso curta-metragem mostra um casal mais velho recitando um poema de Hafez um para o outro no carro, quando param em um sinal vermelho e veem um casal brigando ruidosamente no carro ao lado, em que filha está triste no banco de trás.

O casal mais velho faz um gesto que diz muito sobre seu próprio casamento e sobre como o amor conjugal pode ajudar a reconciliar e restaurar os outros ao nosso redor.

Infelizmente não achei dublado nem legendado em português, porém, as cenas são auto explicativas, a falta de entendimento da língua não interfere no na compreensão da mensagem final!



Site Aleteia com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

O que significa dizer que o Espiritismo é a Revelação de Cristo?

Neste vídeo, Pedro Neves, da União das Sociedades Espiritas Intermunicipal de Jundiaí(USE), fala sobre a revelação do Espiritismo. Dê um play para saber mais:



Lançamento Feb Editora - O heroísmo da humildade

Nesta obra, Osvaldo Melo apresenta a virtude da humildade como força motriz para deter nossos vícios, iniciando o processo de transformação moral. 

Com estilo literário incomum e surpreendentemente contemporâneo, o autor faz um belo convite para uma boa reflexão, por meio do gênero narrativo de uma novela. 

Narrada no início do século XX, a história continua atual, revelando a complexidade das relações humanas na busca da solução de conflitos.

Autor: Osvaldo Melo
Editora: FEB
Páginas: 142
Tipo: Brochura
Tamanho: 16x23cm
Preço Médio: R$ 30,00

'Nunca campanha de prevenção ao suicídio se tornou tão necessária', diz profissional da saúde

Estamos no 'Setembro Amarelo', e nunca na história este tema se tornou tão relevante como no momento de pandemia que vivemos. A campanha iniciada em 2015 no Brasil escolheu o mês de setembro para conscientizar e ajudar com a prevenção e evitar que a depressão leve ao suicídio.

Após relatos de suicídios relacionados com o coronavírus e o confinamento a ele associado, o neurocientista, psicanalista  e especialista em estudos da mente humana, Fabiano de Abreu, foi contactado. Depois de ter confirmado que o número de casos de depressão se acentuou com esta crise psicológica da pandemia, o pesquisador logo concentrou-se em pesquisas e análises para avaliar o que ele já previa ocorrer.

“Eu já temia a possibilidade de que pessoas com depressão e/ou ansiedade potencializada, no confinamento, sendo bombardeadas com notícias ruins e a má utilização da ansiedade, poderiam piorar o quadro depressivo ou chegar nele; e ter um aumento no número de suicídios. Tomando ciência do ocorrido, reuni o meu grupo de pesquisa para tentarmos contribuir de alguma maneira para que isso não eleve mais ainda o número de mortos por causa do coronavírus, seja diretamente ou indiretamente".

Pessoas com uma ansiedade potencializada e contínua podem entrar em depressão e pessoas em depressão têm maior risco de suicídio. O risco é maior na vigência da doença e de comorbidades. "Estamos imersos num cenário de incertezas e elas geram medos e angústias. É importante cuidar do equilíbrio emocional a fim de evitar ações definitivas para problemas transitórios. O suicídio não é solução e sim mais um problema de saúde pública a ser tratado", enfatiza o médico.

Confira algumas dicas para as pessoas que estão passando por problemas como depressão e transtorno de ansiedade

1. Mantenha o tratamento psicoterápico on-line, a maioria dos profissionais trabalham nessa modalidade.


2. Se faz uso de medicação, siga corretamente a prescrição médica. Não aumente a dosagem, nem faça desmame por conta própria.



3. Se a sua medicação está no fim, entre em contato com o seu psiquiatra, todos estão a trabalhar sob novos protocolos.


4. Mantenha-se informado somente por vias sérias e éticas de notícias. Evite “fake news”.

5. Trabalhe a sua respiração através da meditação. A respiração consciente e ritmada, mantém a homeostase do corpo.

6. Durma bem, o sono fisiológico possibilita uma “psicoprofilaxia”, filtragem e limpeza de metabólitos cerebrais.

7. Mantenha uma alimentação equilibrada. Alimentos funcionais, menos processados e coloridos. “Descasque mais e desembrulhe menos”

8. Beba água, mantenha-se hidratado para o melhor funcionamento de todo o sistema de filtragem e eliminação, mantendo o organismo em bom funcionamento.

9. Use a criatividade e o espaço possível para uma atividade física que goste.

10. Evite excesso de álcool, evite drogas. Mantenha-se lúcido.

11. Mantenha a rotina, isso faz com que você continue orientado no tempo.

12. Desenvolva um plano, e faça um planejamento para realizar uma “comemoração” quando tudo isso passar. 

13. Traga para sua mente bons pensamentos e boas emoções. O que nós pensamos nós sentimos.

14. Sinta-se pertencendo a um grupo, o sentimento de pertença traz-nos importância.

15. Faça chamadas de vídeo ou mesmo videoconferência para reunir os amigos.

16. Não falta tempo, por isso organize a casa, os armários, leia os livros que guardou na estante, assista aos filmes e as séries que queria e não tinha “tempo”. Descubra algum talento oculto e use como terapia ocupacional.


Para casos mais graves em que tenha ocorrido uma tentativa ou pensamentos de suicídio, trabalhe na “redução de danos”, seguindo orientações básicas:



1. Seja presente de forma integral na vida do sujeito portador do transtorno - depressão.


2. Aproxime-se de pessoas que estão em sofrimento emocional/psicológico.


3. Ofereça conversa com escuta de qualidade.

4. Conduza a conversa até perceber que a pessoa está segura e confiando em si.


5. Pergunte abertamente se ela já pensou na própria morte.

6. Com o terreno preparado, pergunte se ela já pensou em tirar a própria vida.

7. Pergunte que método ela escolheria e por que seria assim?

8. Deixe-a falar, chorar, contar todo o seu plano.

9. Após tomar conhecimento da idealização e do planeamento, mostra-se solidário.

10. Compreenda “sem julgar”, a partir daí ofereça um “pacto ou um contrato de preservação” à vida.

11. O desafio e a confissão trazem alívio. Deixando a pessoa com o recurso de procurar ajuda naquele confidente ou num grupo de ajuda.

12. Quando nos esvaziamos desse sentimento de angústia e desesperança, começamos a valorizar a vida.

13. Ter alguém que guarda o nosso segredo conecta-nos a um outro ser. Esse sentimento de confiança forma um elo e traz motivação para superar o momento.

14. Ter ciência do plano e do planeamento para a execução, podendo tirar da pessoa a ferramenta que ela utilizaria.

15. Recolha a medicação, retire o que puder ser feito de corda, lâminas cortantes, e não deixe a pessoa sozinha. 

16. A presença traz a companhia e inibe a tentativa de atentar contra a própria vida

Site Gazeta Digital