Durante este sábado, 5 de setembro, é celebrado o Dia da Amazônia. A data tem o objetivo de promover debates e chamar atenção sobre a importância da preservação do local. O dia 5 de setembro foi escolhido como uma forma de homenagem a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II no ano de 1850.
A floresta amazônica tem mais de quatro milhões de quilômetros quadrados. Essa grandiosidade toda abrange nove países, sendo eles Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.
Por ser uma região rica em recursos, a Amazônia desperta o interesse de muitas pessoas. Entretanto, a exploração pode vir a causar danos ao ambiente e, por isso, a data busca alertar sobre os principais problemas que afetam a região, como o desmatamento.
A Amazônia é importante, por exemplo, para conservação do clima no planeta, manter o equilíbrio ambiental e reciclar uma boa parte de carbono na atmosfera.
Além disso, a região é rica em biodiversidade. Nela está localizada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. A Bacia Amazônica também confirma a abundância de recursos hídricos, já que se trata da maior bacia hidrográfica do mundo.
A amazônia é reconhecida pela sua diversidade animal e vegetal, já que existem espécies de plantas e animais que apenas são encontrados na região.
Ainda que amanhã seja data de celebração, o Brasil tem pouco a comemorar...desmatamento em agosto foi o maior do ano e o segundo maior da década.
Sites Clic Camaquã, Calendarr e Exame