As novelas espíritas ajudaram na divulgação do Espiritismo nas últimas décadas no Brasil, embora não refletem totalmente as obras da doutrina. Ou seja, auxiliaram no debate sobre questões estudadas. Assim, aumentando a busca pelos livros de Allan Kardec e Chico Xavier. As mais recentes, como Espelho da Vida, foi debatida diariamente pelas redes sociais.
A Viagem, a mais lembrada das novelas espíritas
É a novela espírita brasileira de maior sucesso. Escrita por Ivani Ribeiro, a versão de 1994 da trama – a original foi em – bateu recorde de audiência na década na faixa das 19h da TV Globo. Será reprisada em dezembro, no canal Viva.
O personagem Alexandre, interpretado por Guilhemerme Fontes, se matou na prisão e promete vingança ao seu próprio irmão, Raul (Miguel Falabella). Dessa forma, obsedia o cunhado Téo (Maurício Mattar) e o advogador Otávio (Antonio Fagundes). O céu e o Umbral na visão espírita ficaram na memória dos brasileiros.
Espelho da Vida, a novela espírita debatida pelas redes sociais
Escrita por Elizabeth Jhin, a novela de 2018 se passa em uma cidade mineira fictícia: Rosa Branca. O personagem Vicente (Reginaldo Faria) pede antes de morrer à esposa Margot (Irene Ravache) que o neto Alan (João Vicente de Castro) faça um filme de Julia Castelo, vítima de crime passional em 1930.
A trama tem a presença de Isabel (Alline Moraes) e Cris Valência (Vitória Strada).
Anjo de Mim, a novela espírita estrelada por Tony Ramos
Exibida entre setembro de 1996 e março de 1997, a novela ‘Anjo de Mim’ tem como personagem principal Floriano, um escultor que não acreditava no sobrenatural, vivido por Tony Ramos. Ele busca ajuda na regressão para se curar de dores e a visão de uma mulher que viu morrer.
Então ele descobre que teria vivido em 1880 e que foi apaixonado por Valetina, interpretado por Carolina Kasting, a quem passa a procurar.
Anjo de Mim foi escrita por Walther Negrão.
Alma Gêmea, a novela espírita de 2005
A novela Alma Gêmea, de 2005, ganhou 25 capítulos em função do seu enorme sucesso: teve a maior audiência da década no horário das 19h.
A trama conta a história de amor entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro). Após a sua morte, ela reencarna em Serena (Priscila Fantin). Eles se conhecerem 20 anos depois.
Além do Tempo, a única das novelas espíritas que se passa com 150 anos de diferença
A novela Além do Tempo, de 2015, tinha duas fases, com 150 anos de diferença. Na primeira, Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Na segunda, reencarnaram e vivem novo romance.
Dessa forma, é considerado o maior período de tempo entre fases de uma novela, escrita por Pedro Vasconcelos e Elizabeth Jhin.
Site Chico de Minas Xavier