Esta data homenageia uma das virtudes mais nobres que alguém pode ter: a coragem!
Não são todos que têm a coragem para enfrentar os obstáculos que surgem em suas vidas. Ter coragem significa encarar momentos difíceis e de sofrimento, mas com a certeza de superar todos e se tornar um ser humano mais forte e experiente.
Coragem não é sinônimo de imprudência, mas sim de ousadia em assumir ou fazer algo que sabe ser o certo sem se preocupar com críticas maldosas, por exemplo.
Uma pessoa com coragem também pode ter medo, mas o que a torna corajosa é o fato de agir apesar deste sentimento. O corajoso consegue superar as barreiras do temor e da intimidação.
“A coragem do indivíduo é sempre avaliada pelas suas resistências morais.”
(Joanna de Ângelis no livro “Tesouros Libertadores” psicografado por Divaldo Franco.)
O que isso quer dizer? Quanto mais evoluídos menos medo iremos ter. Porque estaremos “preparados” para passar pelas provas e aflições.
Pessoas corajosas geralmente são aquelas que já passaram por grandes dificuldades na vida. Como por exemplo, uma mãe que teve um filho que desencarnou, ela já aprendeu que nada é para sempre e não tem mais apego com pessoas e bens materiais.
Por conta disso, tem mais aceitação se alguém lhe deixar sozinha. Porque ela já enfrentou isso na sua vida e tem coragem de enfrentar novamente, pois já compreendeu.
Por isso o espiritismo insiste tanto que tenhamos conhecimento sobre a vida. Porque irá nos dar força e coragem para continuar.
Joanna de Ângelis explica ainda que temos reservas morais. Por exemplo, algumas vezes achamos que nunca iremos conseguir superar tal desafio em nossa vida. Mas quando ele realmente acontece, estamos de prontos para compreender e vencer esse desafio, surge uma força e coragem interior que não tínhamos noção que existia. Mas de acordo com nossas experiências nós temos.
Mas se for o caso de ainda não termos conhecimento e capacidade de superar alguma prova em nossa vida, somos poupados de passar por tal situação.
Porque como diz o ditado: “Deus não dá uma cruz maior do que podemos carregar.”
Lógico que não vamos ter uma compreensão do que está sendo poupado pelas leis divinas. O que acontece é que vamos passando por situações que vão evoluindo nosso espírito nos tornando fortes e capazes de mais pra frente superar algum obstáculo deixado para trás em outra encarnação e até mesmo nessa.
Mas não podemos levar isso como uma regra, como compreendemos no espiritismo cada ser tem sua história e superações para passar. Existem pessoas que são obrigadas a realizar algumas expiações de imediato para evoluir espiritualmente.
Calendarr e TV Mundo Maior