segunda-feira, 3 de abril de 2017

Como despertar a espiritualidade nos outros?

Imagine o seguinte cenário:

Você e uns 10 amigos foram viajar juntos. Alugaram uma casa. Chegaram, passaram o dia juntos e foram dormir. Cada um no seu quarto. No dia seguinte, algumas pessoas acordaram bem cedo. Outras ainda estão dormindo. Você acha que essas pessoas que acordaram mais cedo são mais evoluídas que os que ainda estão dormindo? 

Elas apenas acordaram mais cedo. Talvez tenham acordado mais cedo porque têm o hábito de acordar cedo. Ou porque estavam descansadas. Ou porque dormiram muito mal. Ou porque o quarto em que estavam tinha muita claridade. Elas não são melhores que ninguém. 

Agora o que aconteceria se elas tentassem acordar os demais? 

Eles iriam se irritar, iriam se incomodar, iriam brigar, não iriam descansar o tempo que precisavam. E eles não são menos evoluídos. Você não sabe o que se passou com eles. Talvez tenham tido uma semana difícil. Podem estar com o sono acumulado. Podem ter ido dormir bem mais tarde que os que acordaram cedo. O que os que acordaram mais cedo devem fazer então? 

Apenas seguir seu dia. Começam a fazer o café da manhã, limpar a casa, preparar a programação do dia. Começar a organizar o que querem fazer. Podem pensar nos outros e deixar o café da manhã pronto para todo mundo e já pensar nas possibilidades do dia para consultar os demais quando acordarem. Assim, quando o outro acordar, vai se sentir cuidado. Vai sentir que está entre amigos. Vai sentir que aquela viagem é a viagem que, de fato, gostaria de fazer. Vai sentir que está no lugar certo. A vida desses que acordaram mais tarde pode ficar um pouco mais fácil se aqueles que acordaram mais cedo prepararem o cenário...

E é assim que eu vejo o despertar da espiritualidade. Talvez você sofra por enxergar um mundo que as pessoas ao seu redor não enxerguem.  Talvez você queira muito que as pessoas próximas de você vivam a mesma coisa que você vive.  Talvez você queira que elas se abram pra algo maior. Mas elas ainda estão dormindo. E se você tentar acordá-las, vocês vão brigar. Deixe essas pessoas onde elas estão.  Continue seu trabalho sem querer trazer ninguém junto. Faça a sua parte e cuide da casa. Cuide do seu entorno e do que lhe é possível fazer.

E lembre-se de que você não é mais evoluído que ninguém. Estamos todos no mesmo jogo. Apenas acordamos mais cedo... E daqui a pouco, todo mundo vai acordar. Sem exceção. Quando o sol começa a bater forte, a luz entra nos quartos e não tem como continuar dormindo. E é isso que está acontecendo agora. A luz vem vindo com força. Logo logo todo mundo acorda. E quando eles acordarem, a gente já vai ter feito um monte de coisa pra facilitar a vida deles e nos divertirmos juntos nessa viagem...

Texto recebido pelo Whatsapp, autoria Gustavo Tanaka