sábado, 29 de agosto de 2020
Dar bom dia faz diferença!
29 de Agosto - Nascimento Dr. Bezerra de Menezes
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
Atendimento Fraterno
Equipe do Atendimento Fraterno - LEAE
O vírus potente do amor
Espetáculo virtual “Memórias de um Suicida”
Vamos pensar também sobre valores? Lições ilustradas sobre convivência e ética com a Turma da Mônica
28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntariado
A honra também se ensina
Redação do Momento Espírita. Disponível no CD Momento Espírita, v. 5, ed. FEP. Em 31.7.2020.
O que é positividade tóxica e como isso pode ser prejudicial
terça-feira, 18 de agosto de 2020
19 de Agosto - 1º Programa Espírita de Rádio
Em 1936, a Rádio Cultura de Araraquara, no interior do estado de São Paulo, com Cairbar Schutel inicia o primeiro programa radiofônico espírita no país, dia 19 de agosto.
A importância das afirmações positivas
As afirmações positivas são palavras ou frases que causam bem-estar para quem escuta. Junto disso, elas podem mudar um padrão vibratório e até uma crença limitante.
No universo, o que muitas vezes diferencia uma coisa da outra é o seu padrão vibratório. Entendemos que quase tudo o que os nossos sentidos alcançam são ondas. As cores são ondas, a luz do sol chega até nós em formas de ondas, o som dos relâmpagos são ondas, e assim por diante. Contudo, a frequência dessas ondas pode variar e muito.
As nossas palavras, sejam faladas ou pensadas, manifestam energias diferentes em nós, que podem harmonizar todo um campo energético (aura) ou desequilibrar, inclusive, o campo eletromagnético de uma casa inteira.
As palavras e as frases carregam todo um campo de energia com elas, logo, para termos uma melhor qualidade de vida, relacionamento e um campo energético saudável, precisamos cuidar daquilo que colocamos para dentro e, em conjunto, do que soltamos, nesse caso, em forma de pensamentos e falas.
As afirmações positivas nos auxiliam a mudar formas de pensar e, como consequência, com o tempo, até de sentir, tendo em vista que os sentimentos são muito influenciados por pensamentos.
Palavras e pensamentos positivos podem mudar o padrão energético ao ponto de ajudar alguém a sair de uma depressão, angústias e vícios. Podem auxiliar a novas crenças serem formadas, podem fazer uma pessoa dormir mais tranquilamente e crianças nutrirem crenças mais positivas.
Tente incrementar na sua vida mais palavras e pensamentos positivos. Você pode perceber que alguns dos seus pensamentos e das suas falas são automáticos; pode perceber o quanto você julga, critica os outros ou a si mesmo. Mas, além disso tudo, você pode perceber o quanto carrega uma força de mudança. E não se esqueça do quanto você possui o poder da mudança, quando quiser e o quanto puder.
Trechos do texto de Gabriella Hausen para o site Eu Sem Fronteiras
A Transição é Planetária, mas a ascensão é individual
A Terra não é um barco à deriva que recebe socorro e todos os seus tripulantes se salvam. Em vez disso, ela é uma Escola que ofereceu aprendizado para uma humanidade imensa por longos milênios.
Tantas oportunidades! Tanto tempo! Centenas, quiçá milhares de encarnações com indas e vindas pelo além-túmulo. Cada ser humano teve os mesmos Mestres, as mesmas lições, as mesmas oportunidades e o mesmo tempo disponível para esse aprendizado.
Os níveis evolutivos seguem sempre o grau de conhecimento individual. A Escola é coletiva, mas os degraus precisam ser galgados de forma individual. Nem todos são aprovados ao mesmo tempo. Em cada grupo, sempre há os que se habilitam primeiro e há também os que demoram mais para absorver os ensinamentos oferecidos à classe toda.
A Terra fará o seu movimento para um nível mais elevado em suas vibrações e, consequentemente, as consciências humanas também se expandirão a fim de acompanhar e se adequar ao novo ciclo de aprendizado, ou seja, à nova Escola.
Tudo isso vai acontecer independentemente de você fazer ou não a tua ascensão. Certamente haverá uma parcela da humanidade que acompanhará tal movimento e seguirá junto para a Nova Terra.
Trechos do texto escrito por Vital Frosi para o site Eu Sem Fronteiras
CARIDADE. Qual doação faz toda diferença?
Qual é a caridade material que fará toda a diferença para você? E será que a doação precisa ser feita através de roupas e alimentos? Assista ao vídeo com Pedro Neves e entenda.
Certezas da vida
* * *
Redação do Momento Espírita. Em 17.8.2020.
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
A mentira e as suas consequências
Dada a persistência de inúmeras ocorrências desagradáveis relacionadas ao hábito de mentir, volto ao tema. Por que escrevo novamente sobre esse tema? Porque me causa espanto – e certamente o mesmo acontece para muitos – saber que se trata de comportamento corriqueiro em nosso país. Talvez também seja em outras nações do mundo, particularmente naquelas onde a ética ainda não constitua uma preocupação geral. Em todo caso, não é comum encontrar notícias dessa natureza no noticiário internacional, exceção aos Estados Unidos por motivos óbvios.
A questão é que a mentira apresenta muitas facetas. Aliás, não é, por exemplo, a chamada fake news uma atividade espúria que visa, nada mais nada menos, do que macular reputações ilibadas através da disseminação de mentiras? Com efeito, há atualmente um esforço para no mínimo tolher esta prática abjeta, que, por incrível que pareça, é abraçada por muita gente que faz disto uma profissão de fé.
As fake news, cumpre recordar, distorcem, confundem e, principalmente, entesouram inverdades cruéis, que tornam mais complicada a vida das vítimas dos comentários levianos. Portanto, é decepcionante perceber que há indivíduos que ainda se dedicam, de maneira contumaz, ao mister da mentira. Não bastasse isto, a prática de mentir propriamente dita – é preciso reconhecer – envolve todos os segmentos da sociedade.
Nesse sentido, já é de amplo conhecimento que, conforme revelam recrutadores profissionais, os candidatos a emprego têm a péssima mania de “inflar” os seus currículos, normalmente listando uma língua que não dominam ou experiências que nem chegaram perto de ter. Em face disso, o profissional de recrutamento precisa ser meticuloso em sua análise, checando e rechecando as informações prestadas pelo aspirante ao cargo, para que a sua indicação seja precisa.
É igualmente comum – embora indesejável – observar políticos exagerarem os seus supostos feitos ou proezas em discursos ou falas. Lembro-me, por sinal, de uma famosa novela exibida na minha adolescência, O Bem-Amado, cujo protagonista, o prefeito Odorico Paraguaçu, extraordinariamente interpretado pelo ator Paulo Gracindo, fazia estripulias no campo da linguagem em seus pronunciamentos para justificar as suas tramoias.
Histórias à parte, tal hábito, infelizmente, continua entranhado em nosso meio. Aliás, recordo-me igualmente de certo político do passado da minha querida São Paulo, que costumava usar este expediente para ganhar a simpatia do eleitorado. A sua fala caricaturada era tão distante da realidade, tão eivada de inverdades, que, geralmente no dia seguinte, os jornais tratavam de publicar artigos desmentindo-o com veemência. Triste figura!
No entanto, mais triste ainda é o fato de se tratar de atitude generalizada, isto é, muito longe de ser apanágio exclusivo dos políticos espertalhões. Sabe-se agora que também educadores mentem descaradamente sobre os seus cursos e diplomas. A propósito, um candidato a ministro recentemente teve o seu currículo acadêmico devassado e, para a sua infelicidade, inúmeras inconsistências foram encontradas.
O resultado foi a simples retirada do convite para assumir posição altamente relevante na administração pública do país. Por conta disso, esse indivíduo – embora não seja o único, vale frisar – terá de conviver com uma dolorosa pecha para o resto dos seus dias. O seu caso despertou a atenção para outros que também mentiram sobre os seus títulos, mas que gozam de maior complacência. Até mesmo no Espiritismo – valha-me Deus – há gente que afirma ter conhecido em tom de jactância este ou aquele expoente, esquecendo-se da sempre elogiável discrição como princípio.
Seja como for, a questão central é que mentir não é uma atitude sã. Tal desvio de conduta revela que o seu portador possui alguma anormalidade que o impede de se apresentar ao mundo tal como é. Por isso, independentemente das nossas características intrínsecas ou extrínsecas, não devemos temer a atitude de empregar a verdade em todas as ocasiões. O cultivo da verdade é diretriz seguida por almas essencialmente maduras, cientes da sua real condição, e que não sucumbem mais aos apelos das falsas aparências.
Consagrar-se ao hábito de mentir, por outro lado, é conduta típica daqueles que não conseguem alcançar o estado ou condição que propalam, e que se valem desse recurso obscuro para alcançar vantagens ou conquistas imerecidas. Mas como não há mal que fique indefinidamente encoberto, um dia a verdade vem à tona e com ela a vergonha de ser desmascarado. Na verdade, os recursos tecnológicos ora existentes contribuem significativamente para desvendar a verdadeira identidade de cada um. Diria, por isso, que mentir é fundamentalmente perda de tempo, já que se gasta o precioso recurso em atividades que não se sustentarão para sempre.
Posto isto, recorro uma vez mais ao ensinamento do Espírito Joanna de Ângelis, no livro Luz da Esperança (psicografia de Divaldo Pereira Franco): “Acostuma-te a ser fiel à verdade e ela estará à tua frente, abrindo-te os caminhos por onde palmilharás, sem que receies ser por ela seguido, corrigindo as tuas informações e dando a dimensão do teu comportamento, como sucede ao mentiroso”.
Sendo assim, sejamos verdadeiros em todas as circunstâncias de nossas vidas. Não atribuamos a nós características ou feitos que ainda não somos capazes de realizar.
Por Anselmo Ferreira Vasconcelos para O Consolador
Consumir conteúdos violentos pode influenciar seu bem estar? Vídeo
A mídia tem o poder de nos influenciar, seja para o bem ou para o mal. Neste programa, Alexandre Caldini comenta sobre como os conteúdos violentos podem mexer com nosso bem estar e abalar o equilíbrio mental e espiritual. Acompanhe agora o Interpretando a Vida!
Rádio Boa Nova
DESTINO é inevitável?
O destino é uma coisa inevitável. Quando nascemos já está ‘escrito’ tudo o que acontecerá conosco. Hoje, o espírita Pedro Neves trata desta questão que tem dois lados. Confira o vídeo:
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Reflexões sobre a Gratidão
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
01 de Agosto: Lançamento de O Céu e o Inferno
"Tem alguém aí?": Exposição em Paris reúne obras de médiuns pioneiros da pintura espírita ... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/07/31/tem-alguem-ai-exposicao-em-paris-reune-obras-de-mediuns-pioneiros-da-pintura-espirita