29 de agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, nasce Adolfo Bezerra de Menezes, descendente das primeiras famílias que vieram do sul povoar aquele estado.
Bezerra queria tornar-se médico, mas o pai, que enfrentava dificuldades financeiras, não podia custear-lhe os estudos. Em 1851, aos 19 anos, tomou ele a iniciativa de ir para o Rio de Janeiro, a então capital do Império, a fim de cursar medicina, levando consigo a importância de 400 mil réis, que os parentes lhe deram para ajudar na viagem. Com muito esforço e dedicação Bezerra conseguiu se tornar um médico.
Conheceu a Doutrina Espírita através de um amigo,o também médico Dr. Joaquim Carlos Travassos, que fez a tradução da obra Livro dos Espíritos para o português e deu um exemplar com dedicatória à Bezerra.
Consolidava-lhe de vez o seu ideal de amor ao próximo, como um incansável trabalhador e exemplo vivo de integridade, coerência e humanismo e aos 63 anos de idade assumiu a presidência da Federação Espírita Brasileira.
Dr. Bezerra de Menezes exemplificou, em todos os lances da sua experiência na carne, o desapego às coisas do mundo. Em 11 de abril de 1900, às 11h30, ele desencarnou no Rio de Janeiro, mas suas atividades aqui não se encerraram. Até hoje, o médico dos pobres continua servindo do plano espiritual para nós encarnados aqui na Terra.