A Dependência Emocional foi o tema abordado por Marcos Leão no programa Além da Matéria, transmitido pela Rádio Boa Nova. O Comunicador faz assim, as seguintes perguntas: Em qual circunstância você está vivendo? Sente-se feliz ao lado das pessoas que ama? Consegue fazer escolhas e tomar decisões? Precisa de elogios? Sua felicidade depende de outras pessoas?
Marcos Leão fala, a princípio, sobre as causas da dessa dependência, como por exemplo a insegurança. Mas ele explica que, geralmente um dependente emocional encontra dificuldades no processo de escolhas e possui um medo em não ser amado.
Já os sintomas são sinais que podem nos auxiliar no processo de reversão dessa a dependência emocional. São padrões de comportamento e atitude, os quais devemos nos questionar e buscar o autoconhecimento a fim de nos modificarmos.
Amai o próximo como a si mesmo
Para amarmos o nosso próximo e praticarmos os ensinamentos de caridade presentes no Evangelho é necessário amarmos a nós mesmos. Isso implica, portanto, em diversos fatores de cunho moral e foro íntimo.
É preciso cuidar de si e do seu amor por si mesmo. Para perdoarmos o próximo, devemos nos perdoar, para auxiliarmos a caminhada evolutiva do próximo, é preciso compreender os nossos próprios caminhos.
Depender emocionalmente de outra pessoa é abdicar da capacidade própria de enfrentar a vida e se amar. Sendo assim, como poderia uma grande embarcação sobreviver a uma tempestade com apenas uma vela, ou apenas uma pessoa na tripulação.
Devemos possuir várias coisas em nossa vida que nos motive a caminhar pelas tempestades. Assim como um grandioso castelo, devemos possuir várias torres que o protegem e o sustentam. Isso faz com que nenhuma seja sobrecarregada, ou então, com que você não dependa exclusivamente apenas de uma torre.
Ame-se para amar ao próximo. E compreenda que a dependência emocional existe e ela faz mal principalmente para o dependente.
Fonte site da TV Mundo Maior