segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Mercado de livros espíritas cresce 85% em uma década

Livrarias, lojas de conveniência, restaurantes à beira da estrada, catálogos de produtos, bancas de revistas e e-commerce. Os livros espíritas ganharam espaço e visibilidade fora das casas dedicadas ao Espiritismo. Esse boom do mercado editorial religioso caminha na contramão da crise e traz um fôlego às editoras. Na última década houve um crescimento em torno de 85% no volume de livros e audiovisuais espíritas comercializados.

Além do salto quantitativo, o mercado qualificou-se alcançando novas e mais elaboradas vias de comercialização, ou seja, deixou de ser um produto restrito às casas espíritas. Há ressalvas, porém, quanto a títulos que realmente estejam alinhados aos preceitos da doutrina codificada por Allan Kardec e que arrebanha 3,8 milhões de seguidores no Brasil, segundo o último censo do IBGE.

O pesquisador Ivan Franzolim, autor da obra “Análise do Mercado Editorial Espírita”, calcula que são mais de cinco mil títulos e que houve um aumento das editoras que publicam os livros espíritas. “Isso é bom e é ruim. É bom porque proporciona maior divulgação da doutrina. É ruim porque as editoras selecionam as obras pela capacidade de venda e não pelo conteúdo doutrinário. Assim, muitas obras apresentam ideias e raciocínios que conflitam com o conhecimento espírita das obras de Allan Kardec”, destaca.

A procura por títulos espíritas se dá pelo interesse das pessoas sobre o sobrenatural, a vida espiritual e a morte. A literatura espírita reúne contos, romances, estudos, meditações e preces. Segundo levantamento do Grupo Candeia, que possui uma das maiores distribuidoras de livros do gênero do País, os leitores são predominantemente mulheres (63%), na faixa etária de 30 a 65 anos.

Depois dos romances, as psicografias são as preferidas. São narrativas transmitidas pelos espíritos por meio de um médium. A região que concentra mais leitores de livros do gênero é a Sudeste, compreendendo 66% do consumo, seguida pelo Nordeste (13%) e Sul (12%). Ricardo Pinfildi, à frente da Candeia, explica que nestes 20 anos de atividade distribui títulos espíritas de mais de 150 editoras. “O resultado desse crescente interesse tem fomentado cada vez mais novas produções espíritas”, destaca.

Controle editorial

O controle da idoneidade das obras, especialmente das psicografias, se baseia em atos isolados das próprias editoras. A Petit Editora, por exemplo, é bastante rigorosa quanto aos livros que publica, possui um manual de orientação aos autores de livros espíritas e o material passa pelo crivo de avaliadores doutrinários. A justificativa é clara e se baseia na segurança de ter um conteúdo fiel aos princípios do Espiritismo. O escritor Ivan Franzolim explica que não existe um controle. “As editoras mais conscienciosas enviam para avaliação uma obra nova a pessoas habilitadas a um parecer doutrinário.”

O famoso escritor espírita, Divaldo Pereira Franco, chegou a comentar certa vez que a enxurrada de obras espíritas sem fundamentação doutrinária tem vulgarizado o propósito desse tipo de publicação. “Entra agora uma coisa que é profundamente perturbadora: o interesse comercial. Vender o livro sob a justificativa de que as Casas Espíritas necessitam de recursos. Para atender as necessidades, vendem obras de autoajuda, de esoterismo, de outras doutrinas, quando deveríamos cuidar de divulgar as obras do Espiritismo, tendo um critério de coerência”, diz ele. Este trecho foi extraído do livro “Conversando com Divaldo Pereira Franco”.

10 títulos espíritas mais vendidos do século:
1º “Nosso Lar” Francisco C. Xavier (médium) – André Luiz (Espírito)

2º Paulo e Estêvão | Francisco C. Xavier (médium) – Emmanuel (Espírito)

3º Parnaso de Além Túmulo | Francisco C. Xavier (médium) – Espíritos diversos

4º O Problema do Ser, do Destino e da Dor | Léon Denis

5º Memórias de um Suicida | Yvonne A. Pereira (médium) – Camilo Castelo Branco (Espírito)

6º A Caminho da Luz | Francisco C. Xavier (médium) – Emmanuel (Espírito)

7º O Espírito e o Tempo | José Herculano Pires

8º Há 2000 anos… | Francisco C. Xavier (médium) – Emmanuel (Espírito)

9º Evolução em Dois Mundos | Francisco C. Xavier e Waldo Vieira (médiuns) – André Luiz (Espírito)

10º Missionários da Luz | Chico Xavier (médium) – André Luiz (Espírito)

Matéria publicada no site do jornal O Liberal