“Teu pensamento, tua palavra, tua evolução. Tua palavra é o veículo do teu pensamento. Ativo e operante, fecundante sempre, o pensamento é a sementeira pronta a ser lançada no campo fértil dos corações.” (Scheilla)
A mente humana é uma usina formidável sempre em ação.
Por mais ocioso que se mostre quanto ao aspecto físico, o homem está em constante atividade mental; pensa e, pelo pensamento, entra em intercâmbio com os Espíritos que lhe são afins.
Quando fala, suas palavras refletem o seu pensamento, o nível da sua evolução ou do seu atraso espiritual.
Pensamento e palavra são o espelho da alma, por isso, ao refrão “dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és”, podemos contrapor: dize-me o que pensas e saberei quais são tuas companhias.
Pensamentos de ódio atraem Espíritos trevosos que incutem desejos de vingança.
Pensamentos de mágoas identificam-se com Espíritos ardilosos que insuflam querelas e discórdias.
Pensamentos de amor suscitam o envolvimento com Espíritos Iluminados que inspiram sentimentos nobres, de paz, de perdão, de esquecimento das ofensas, de reconciliação. Harmonizam o homem com Deus.
Como força motriz que é, capaz de influenciar por meio da palavra a conduta dos que nos cercam, faz-se imperioso disciplinarmos nossos pensamentos em conformidade com o Evangelho de Jesus, vigiando e orando, em permanente busca da forma íntima.
*Texto extraído do site de O Consolador, escrito por FELINTO ELÍZIO DUARTE CAMPELO em Crônicas e Artigos.