terça-feira, 7 de abril de 2015

Memorial terá holograma com mensagem de Chico Xavier

Tecnologia foi doada por empresa de SP e estará disponível em Uberaba. Instituto depende de doações para inauguração no segundo semestre

A lembrança física de Chico Xavier estará além da memória daqueles que conviveram com o médium. Um holograma reproduzindo momentos de psicografia juntamente com áudios do líder kardecista fará parte do memorial em construção em Uberaba, cidade onde Chico viveu maior parte da vida. A tecnologia de computação gráfica foi doada por uma empresa de São Paulo e está em fase de finalização, assim como o empreendimento, que está previsto para o primeiro semestre deste ano.

O presidente do Instituto Chico Xavier, Adalberto Pagliaro, destaca que o holograma já tem local definido dentro do memorial, cuja visitação será gratuita. Através de computação gráfica em 3D, a proximidade com a imagem real do médium é apontada como um dos principais atrativos.

“Ganhamos todo o projeto, não precisaremos investir em praticamente nada. Forneceremos o espaço e eles (doadores) ofereceram os projetores, iluminação, painéis e toda a estrutura. Em termos de tecnologia, o holograma será a ponta da ponta. Temos condição de colocar o Chico no ambiente com o som. Dará uma realidade muito próxima”, disse.

Veja o holograma:




O sócio proprietário da empresa responsável pela implantação, André Brandão, afirmou que a proximidade com a doutrina kardecista e a inspiração pela solidariedade foram essenciais para a doação. “Um cliente nos indicou para o pessoal do Instituto, que nos procurou. Como tinha a ver com o Chico Xavier, não pensamos em ter lucro, pensamos em fazer nos mesmos moldes da obra dele e fazer a doação”, destacou.

André afirmou ainda que a mensagem que será reproduzida já foi escolhida. O trabalho deve ficar pronto em cerca de um mês, e então será destinado a Uberaba conforme o andamento das obras internas no memorial.

“Estamos fazendo a computação gráfica em São Paulo e refizemos as imagens, pois são em baixa resolução. A nossa parte deve ficar pronta em um mês, no máximo. Será uma mensagem de agradecimento, que tem 2min30. A holografia vai ser como se ele tivesse psicografando essa mensagem, que ficará se repetindo. No memorial, tem um corredor com uma espécie de vitrine no final. Lá dentro é que terá a imagem do Chico, como se desse para ver ele por uma janela”

O Memorial

O Memorial Chico Xavier está sendo construído no terreno ao lado da Mata do Carrinho, na Avenida João XXIII, e terá de acordo com projeto datado de agosto de 2006, elaborado pelo arquiteto Paulo Trajano, guarita, estacionamento, conjunto de sanitários e arquibancada, sala reserva; administração; acervo; biblioteca; galeria para exposição, café social, varanda foyer, auditório e espaços externos como praças, passarelas e áreas gramadas.

A obra foi iniciada em 2011 e, segundo Adalberto Pagliaro, o espaço trará materiais multimídia sobre a filosofia de vida de Chico Xavier. O presidente do instituto atenta também para a importância das doações para o acabamento e acervo, cruciais para a conclusão de toda a obra.

“Da parte física da obra temos uma previsão de que, no tardar, estará pronto em junho. Agora, a parte que tem o sistema de estandes da biblioteca, computadores, painéis, mesas, cybercafé e cadeiras do auditório dependerá da liberação da obra física para o início da obra interior. Já temos boa parte do acabamento recebido em doações, mas não é o suficiente para colocar o memorial em funcionamento”, afirmou.

*Notícia extraída do site G1 Triângulo Mineiro, por Alex Rocha