quarta-feira, 22 de abril de 2015

Um pouco de história - primeiro jornal espírita do Brasil

O primeiro jornal espírita do Brasil

O pioneirismo da imprensa espírita no Brasil é um dos legados da imprensa baiana que também foi pioneira na imprensa, então, chamada de científica, com o lançamento em 1832 do Jornal da Sociedade da Agricultura, Industria e Comércio da Bahia e, antes, em 1812, da primeira revista editada no país, é verdade que de qualidade duvidosa: Variedades. Ou Ensaios de Literatura. Esta, redigida por Diogo Soares da Silva da Bivar, impressa na tipografia de Silva Serva.  
  
O nosso primeiro jornal espírita nasceu por iniciativa de Luiz Olímpio Telles de Menezes, militar de carreira, inspirada na Revue Spirite, que circulava na França desde 1858, dirigida por Allan Kardec e, no tempo em que Luiz Olímpio lançou o seu jornal, julho de 1869, dirigida por Pierre Leymarie. Surgiu com o sugestivo nome de O Echo De Além-Túmulo. Kardec tinha falecido justo naquele ano, em 31 de março, de modo que a iniciativa do jornalista baiano pode ser creditada como uma homenagem ao pai do espiritismo. O periódico circulou com 56 páginas, impresso na Tipografia do Diário da Bahia. Periodicidade trimestral.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Mentira é sempre mentira

Certa feita, uma revista de circulação nacional apresentou reportagem acerca da mentira, mostrando-a como um ingrediente fundamental do jeitinho brasileiro.

Mais ou menos no mesmo período, determinado programa televisivo ofereceu a oportunidade aos telespectadores de opinarem se um personagem deveria ou não mentir para vingar um crime do passado, ainda impune.

A mentira venceu por larga margem.

Isso demonstra como estamos nos habituando com a mentira e a estamos utilizando, em nosso cotidiano.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Fofocas mediúnicas

Fã da banda Legião Urbana, veio à minha mente uma das notáveis frases de Renato Russo: Fala demais por não ter nada a dizer. Pois é... Tem gente que fala, fala, fala, aliás, há Espíritos que falam, falam, falam...

Algum tempo atrás tínhamos a propaganda de um jornal – se não me engano tratava-se do Estadão – que dizia assim: Está sem assunto, compre o Estadão.

É bem por aí mesmo: está sem assunto para conversar, trate de ler, aperfeiçoar-se, saber o que se passa no mundo, pois, certamente, não ficará sem assunto e, como diz Renato Russo, não falará demais, só o necessário para que o bate-papo flua gostosamente.

Curta-metragem mostra a influência dos espíritos em nossa vida

Achados no Youtube e também disponibilizados pela TV Mundial de Espiritismo os vídeos mostram as várias maneiras que os espíritos acham para nos influenciar e como permitirmos isso.

Infelizmente não temos mais informações sobre os curta-metragens. Seguem algumas sequências:

01 - Sozinho? Bebidas alcoólicas
*Ninguém está sozinho! Temos a opção de escolher qual a companhia que queremos ter. A obsessão é típica no caso do uso do álcool, veja como ocorre essa interação.

WhatsApp: mais um desafio à vista

É cada vez mais comum que crianças e jovens utilizem aplicativos de comunicação privada, como o WhatsApp, dificultando muito a missão dos pais em saberem o que os filhos fazem na internet

Ninguém tem dúvida que os eletrônicos estão se tornando cada vez mais pessoais. Até pouco tempo havia um computador por família, sendo instalados em ambiente comum a todos. Posteriormente invadiram outros aposentos (incluindo o quarto) e atualmente, os computadores foram substituídos por notebooks, tablets ou smartphones, acompanhando as pessoas – inclusive os menores – por todos os lugares.

É cada vez mais comum que crianças e jovens utilizem aplicativos de comunicação privada, como o WhatsApp (aplicativo que permite trocar mensagens pelo celular, sem custo), dificultando muito a missão dos pais em saberem o que os filhos fazem na internet.

O sistema imunológico, as doenças e o perispírito

Como nossos pensamentos e emoções podem levar-nos à doença ou à cura? Ter bons amigos, senso de humor, capacidade de rir de si mesmo, atitude otimista e cultivar o amor são contribuições valorosas ao fortalecimento do sistema imunológico

O Espírito Joanna de Ângelis, no livro Vida: Desafios e Soluções, psicografado pelo médium Divaldo Franco, dedica um capítulo para tratar das Energias da Vida, destacando que uma dessas energias seriam os hábitos mentais. Ela faz uma distinção entre a vida biológica, que seria resultado de automatismos, desde que os equipamentos orgânicos se encontrem em ordem, e a vida mental, que estaria ligada ao Espírito, ser imortal, preexistente ao corpo físico e sobrevivente ao término da vida biológica, e que, em decorrência de suas vidas anteriores, seria o criador de hábitos mentais saudáveis, que passam a dirigir sua conduta, porque toda a programação existencial começa no pensamento(1).

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Médicos devem explorar espiritualidade dos pacientes nos tratamentos

Fé e saúde

Graças a demonstrações cada vez mais numerosas de que a espiritualidade e a religião influenciam a saúde, aos poucos a medicina começa a reatar laços com a espiritualidade, indo além da mera fisiologia.

Contudo, ainda são poucos os médicos que exploram as crenças sagradas de seus pacientes em benefício dos seus cuidados de saúde.

Fé, esperança e amor, por exemplo, valores fundamentais da grande maioria dos indivíduos, têm sido mantidos fora das fronteiras de ação da medicina ocidental, embora seja uma parte essencial da medicina tradicional chinesa e de várias linhas alternativas de tratamento.

Ao fazer isso, os médicos ocidentais podem estar deixando de explorar a maior fonte de resiliência dos seus pacientes, a chave para a solução de muitos problemas fisiológicos e psicológicos.

Trabalho de médiuns traz conforto para quem não tem mais esperança

As equipes do Profissão Repórter encontraram histórias de dor e saudade.
Cartas psicografadas e cirurgias espirituais levam conforto a quem sofre, encontraram histórias de dor e sofrimento. Em comum, pessoas que compartilham uma esperança no trabalho espiritual dos médiuns.

Abadiânia – GO

De todos os lugares do mundo, e vestidos de branco, centenas de pessoas chegam semanalmente a Abadiânia, no interior de Goiás. Quase todos desenganados pela medicina tradicional, em busca de uma última ajuda. Quem promove tamanha esperança é o médium João de Deus.

Toda pessoa que chega a casa onde atende o médium João de Deus é atendida de graça e também recebe almoço gratuito. Financiada por doações, principalmente estrangeiras, e com a venda de pedras e livros espíritas, a casa continua a crescer.

O médium atende dentro de uma sala privada e, em certas ocasiões, aparece em um palco para fazer intervenções visíveis. Na frente dos visitantes, faz cortes com bisturi, tesoura cirúrgica e até faca de cozinha.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Divaldo Franco em Cuiabá

Início: 11/04/2015 - 20:00
Fim: 12/04/2015 - 09:00

Clique aqui para fazer sua inscrição

Neste mês de abril Cuiabá recebe a visita do médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, que conduzirá palestra com entrada franca no dia 11 e seminário com o tema 'Um mundo em transição e as doenças emocionais' no dia 12. Ambos acontecerão no Hotel Fazenda Mato Grosso. 

Abaixo você confere mais informações:

Palestra
Sábado, 11 de abril
Horário: 20h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Entrada franca

Pensamento

Teu pensamento, tua palavra, tua evolução. Tua palavra é o veículo do teu pensamento. Ativo e operante, fecundante sempre, o pensamento é a sementeira pronta a ser lançada no campo fértil dos corações. (Scheilla)


A mente humana é uma usina formidável sempre em ação.

Por mais ocioso que se mostre quanto ao aspecto físico, o homem está em constante atividade mental; pensa e, pelo pensamento, entra em intercâmbio com os Espíritos que lhe são afins.

Quando fala, suas palavras refletem o seu pensamento, o nível da sua evolução ou do seu atraso espiritual.

Encontro Estadual de Evangelizadores 2015 em Maio


Datas

Início: 01/05/2015 - 14:00
Fim: 03/05/2015 - 12:00

INSCRIÇÃO: R$ 50,00
dijesusmt@gmail.com

Perfis Psicológicos

Jesus, o Divino Mestre, ao terminar o Sermão do Monte, com Sua voz suave e doce, espargindo magnetismo incomparável na multidão emocionada, faminta de carinho, amor, luz e paz, dividiu a humanidade em dois perfis psicológicos: sensato e insensato.

       “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem sensato, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não desabou porque fora edificada sobre a rocha.”

       “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”

       Segundo os dicionaristas, sensata é a pessoa que tem bom-senso, que pensa e se comporta com bom juízo e prudência. Enquanto insensato é o seu contrário, é aquele que não pensa ao tomar suas atitudes; leviano; desprovido de bom-senso.

Evolução espiritual

Quando falamos em evolução, precisamos ter em mente uma abordagem integral, a partir de análises de diferentes e também semelhantes doutrinas espiritualistas. Mais do que isso; precisamos entender, através de estudos interdisciplinares, que a realidade se manifesta em vários planos ou camadas. Portanto, não é possível entendermos de forma ampla o conceito de evolução se focarmos apenas nas visões materialistas ou somente na visão desta ou daquela doutrina espiritualista.

Em biologia, evolução é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que os organismos mudem ao longo do tempo. A seleção natural é um processo pelo qual características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras.

O termo evolução vem do Latim evolutio, que significa, “desabrochamento”. Segundo o dicionário Aurélio, evoluir significa “evolver, passar por transformações”.

Memorial terá holograma com mensagem de Chico Xavier

Tecnologia foi doada por empresa de SP e estará disponível em Uberaba. Instituto depende de doações para inauguração no segundo semestre

A lembrança física de Chico Xavier estará além da memória daqueles que conviveram com o médium. Um holograma reproduzindo momentos de psicografia juntamente com áudios do líder kardecista fará parte do memorial em construção em Uberaba, cidade onde Chico viveu maior parte da vida. A tecnologia de computação gráfica foi doada por uma empresa de São Paulo e está em fase de finalização, assim como o empreendimento, que está previsto para o primeiro semestre deste ano.

O presidente do Instituto Chico Xavier, Adalberto Pagliaro, destaca que o holograma já tem local definido dentro do memorial, cuja visitação será gratuita. Através de computação gráfica em 3D, a proximidade com a imagem real do médium é apontada como um dos principais atrativos.

“Ganhamos todo o projeto, não precisaremos investir em praticamente nada. Forneceremos o espaço e eles (doadores) ofereceram os projetores, iluminação, painéis e toda a estrutura. Em termos de tecnologia, o holograma será a ponta da ponta. Temos condição de colocar o Chico no ambiente com o som. Dará uma realidade muito próxima”, disse.

Veja o holograma:

Frase do dia!

Sugestão da D. Vera


Palestra do dia 06 de abril - PERDA DE ENTES QUERIDOS

Ontem, dia 06 de abril, o LEAE teve sua programação normal - com palestra na segunda-feira - e recebeu a Rosária Maria como palestrante da noite.

Na ocasião Rosária falou sobre Perda de Entes Queridos. Para iniciar a noite, a palestrante começou com a humanização do tema. "A perda de entes queridos é tida como das dores mais difíceis de lidar. Algumas pessoas a definem como uma dor indescritível no coração; outras como um vazio, como se a alma se partisse; outras pessoas, simplesmente entram num processo de negação, mecanismo de defesa para não sentir a dor. Fato é que a dor da perda não pode ser evitada, mas a maneira de encarar a situação e a compreensão do que é a morte pode ajudar as pessoas a passarem por esse momento doloroso"

Depois, já ligando com a doutrina espírita, Rosária ainda disse que, 'na verdade, a única fatalidade que existe para o Espírito enquanto encarnado, é a morte; diríamos, a desencarnação, termo mais adequado diante do fato de que a morte não existe."

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Aplicativo FEBtv

Agora você pode acompanhar a programação da TV da Federação Espírita Brasileira pelo aplicativo (app) FEBtv.  Baixe o app e tenha acesso a programas de estudo, videoaulas, palestras, seminários, reportagens e programação ao vivo. 

Receba notificações quando houver transmissão ao vivo direto no seu celular. Faça o download para o IOS (http://goo.gl/othjMp) e para Android (http://goo.gl/DTk47O).

Médium Chico Xavier continua a inspirar espíritas

Anita Matos: apelo por mais tolerância
Se estivesse vivo, o médium Francisco Cândido Xavier teria completado 105 anos, na quinta-feira – as celebrações, no entanto, ficarão para 8 de julho, data que marca o início do trabalho mediúnico de Chico Xavier, em 1927, informa o presidente da Aliança Municipal Espírita de Pedro Leopoldo e Matozinhos e dirigente do Centro Espírita Meimei, também em Pedro Leopoldo, Eugênio Eustáquio dos Santos. Chico Xavier nasceu e viveu na cidade da Grande BH até 1959, quando se mudou para Uberaba, no Triângulo Mineiro. “O espiritismo é uma doutrina cristã que junta ciência, filosofia e religião”, diz Eugênio, esclarecendo a diferença entre espiritualistas, que são todas as religiões que creem em vida após a morte, e espíritas, ou pessoas que acreditam na reencarnação e comunicação com os espíritos.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O profeta universal

Há 105 anos nascia o médium e filantropo espírita mais importante da história, Chico Xavier

“A verdade que fere é pior do que a mentira que consola”
Chico Xavier.

No começo do século passado, no dia 2 de abril de 1910, nascia na pequena cidade de Pedro Leopoldo, no interior de Minas Gerais, em meio às serras e cachoeiras que embelezam a região, o garoto Francisco. Não por acaso, foi gerado no seio de uma família pobre, que, com muita luta e dificuldade, batalhava para manter os dez filhos do casal, um vendedor e uma lavadeira, ambos católicos e analfabetos.

Em meio a dificuldade e hostilidade familiar, Chico, desde os quatro anos, manifestava o conhecimento proveniente do universo não material. Ainda criança, sem frequentar a escola, conversava corretamente sobre medicina, ciências da natureza e literatura, sabendo declamar poesias clássicas inteiras. O jovem garoto, ainda analfabeto na época, nunca disse que eram dele tais conhecimentos, mais ainda não sabia explicar. Como toda criança católica, temia a Deus e acreditava em assombrações.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

FEB Editora lança a segunda obra inédita de Chico Xavier

No mês em que Chico Xavier completaria 105 anos de nascimento, uma parceria entre a FEB Editora e a CEU traz a público o livro “Verdade e amor”.  Psicografada por Chico Xavier, a obra apresenta 35 mensagens — entre poemas e prosas —, que trazem reflexões sobre perdão, humildade, paciência, além de valiosas palavras de otimismo.

Ditadas pelos Espíritos Emmanuel, Maria Dolores, Cornélio Pires, Júlio Monteiro, Luiz Mendes, Plínio Pereira, Epiphanio Leite, Irmão X, entre outros, o conteúdo desta obra faz com que o leitor reflita sobre o genuíno significado da VERDADE e do AMOR. 

“A Verdade é Luz. Entretanto, o Amor é a própria vida.”

Fotos do 1º Encontro da Família do LEAE

Vejam fotos do nosso 1º Encontro da Família. Evento aconteceu dia 08 de março, na sede do LEAE, com a participação de Pedro e Cristina Piloni e Kelly Cristina.

Saiba mais do encontro aqui.